sexta-feira, 22 de julho de 2016

Destralhamento total da casa - Ponto de situação #8

Hoje é dia de ponto de situação. Vou falar mais uma vez sobre o meu «plano para destralhar totalmente a casa». 

Nem acredito que estou na recta final! O volume de coisas que já saiu desta casa!... Faz-me pensar que realmente desperdiçamos muito tempo e dinheiro com objectos inúteis. 

Por outro lado, é realmente motivador ir vendo resultados. Tudo começa a fazer mais sentido cá em casa. Ainda assim, só deverei acabar no final do mês que vem.

Bom, mas vamos ao ponto de situação. 

Número de áreas a destralhar e organizar 
Se já conheces o meu plano, sabes que distribui o destralhamento e organização por áreas muito pequenas. Assim, neste momento, de um total de 210 áreas, faltam-me 4! 

Mas como referi neste post, surgiu um imprevisto. Na altura da elaboração do plano, esqueci-me de considerar a despensa. Deste modo faltam-me efectivamente 4 áreas + 17 = 21 no total. (Se bem que a despensa propriamente dita, já foi destralhada).

Neste momento falta-me concluir a papelada do escritório (é uma tarefa avassaladora, tal é a quantidade de papel), DVD's e fotos. Por outro lado, este foi o local escolhido para reunir as categorias de objectos durante o destralhe, daí ter sido deixado para último. 

Cronograma 
Cada área a destralhar corresponde a 1 dia, e o objectivo a que me propus é de destralhar 4 áreas por semana. Anteriormente, tive o destralhamento bastante adiantado, mas neste momento encontro-me exactamente na data prevista no cronograma. Se um dia quiseres implementar um plano de destralhe como o meu, é muito importante contares com os imprevistos! Se não o tivesse feito, nesta fase estaria atrasada e, garantidamente, isso seria um grande motivo de desânimo

Motivação 
Não sei se é por estar na recta final, mas sinto-me mesmo super-motivada. Para além disso, comprei o novo livro da Marie Kondo, o "Alegria", que me dá motivação extra em cada página. (Prometo que quando acabar de o ler, farei um post sobre o livro).

Como destralhar e organizar as coisas dos outros
Cá em casa vivo definitivamente com não minimalistas. O meu marido assume que é um pouco desarrumado. A minha filha também tem tendência para querer guardar demasiados objectos e deixar coisas espalhadas pela casa. No entanto, talvez por observarem os resultados pós-destralhe, estão a mudar aos poucos. Por exemplo, a Letícia já gosta de organizar as suas gavetas recorrendo a organizadores. E começa ela própria a querer desfazer-se de objectos que não usa. Nas compras chegou a recusar uma colecção de cromos, dizendo à vendedora que não queria acumular coisas que não lhe faziam falta (a sério, fiquei boquiaberta quando ela disse isto). Quanto ao marido, fez um grande destralhe no armazém da sua empresa e no espaço que lhe organizei mantém os objectos nos respectivos lugares. 

Estas foram as estratégias que usei para destralhar e organizar os objectos dos outros:

- comecei por destralhar e organizar as minhas coisas primeiro, para os influenciar positivamente. A diferença no aspecto e na funcionalidade de uma área antes e depois de destralhada pode ser gigantesca. Ao observarem os resultados (por exemplo no meu roupeiro) e ao verificarem que foi relativamente  fácil mantê-lo organizado, conseguiram perceber as vantagens do destralhe. É por exemplo mais fácil encontrar qualquer objecto que se procure;

- de seguida destralhei e organizei grande parte dos objectos da casa. Só depois passei aos objectos que eram exclusivamente de outras pessoas. Deste modo, poderam observar alterações positivas na própria casa, em objectos que também usam no dia-a-dia;

Destralhamento e organização realizados pela minha filha.
O melhor, é que hoje, passadas algumas semanas,
ainda se mantém com este aspecto!
- pedi a um dos familiares para assumir o papel de «apoiante». - No meu caso, fiz este pedido à Letícia (que aceitou na hora, pois viu isto como uma espécie de jogo).

Inicialmente damos a conhecer o nosso plano ao «apoiante» e só depois ele assume o seu papel, que é incentivar-nos a não desistir e a alcançar os nossos objectivos. Como escolhi a minha filha, ela ficou mais envolvida no meu plano e também quis participar. Tem inclusive colaborado em alguns destralhamentos.

- pedi autorização para organizar as coisas deles e garanti que não me livrava de nada sem o seu conhecimento. - Isto significa que só após me ter sido dada carta branca, reuni por categorias os objectos que não me pertenciam. 

- analisámos cada categoria (mais lentamente do que se fosse comigo, mas isso não importa), tendo sido o outro a decidir o destino a dar a cada objecto. -  Tentei não interferir na escolha. Só quando estavam indecisos lhes colocava questões tipo "Em que situações é que pensas usar esta camisa? Achas que vale a pena manter?". Mas foram eles que decidiram o que doar, guardar ou deitar fora. Mesmo que me apetecesse de desfazer de mais coisas, as coisas não são minhas, há que respeitar a decisão dos outros!

- organizar de forma a que faça sentido para eles e não para mim. - Isto significa que dobrei roupas e organizei armários de forma a conseguirem fazê-lo sozinhos, sem dependerem de mim. Por exemplo no caso do meu marido, ele não tem propriamente motivação para dobrar roupa e guardá-la na vertical nas gavetas ou para colocar as suas camisas organizadas por cores.

Camisolas organizadas e dobradas de modo a fazer mais sentido para quem as usa.

No entanto, já lhe faz sentido ter à mão as roupas que usa habitualmente, e ter em lugares menos visíveis as roupas de outra estação. 

Peças da estação actual estão mais acessíveis no roupeiro.
Quando abrimos as portas, é com elas que nos deparamos primeiro. 

Também é mais funcional ter os acessórios todos reunidos em vez de espalhados por vários locais. Ou ter as roupas separadas pelas que usa no trabalho e as que usa fora dele.

Prateleira só com acessórios: gravatas, cintos...

- organizar de forma a perceberem como assim as suas vidas ficam facilitadas. - Por exemplo a minha filha organizou por sua iniciativa a sua maquilhagem, que anteriormente estava espalhada por vários locais. Agora encontra tudo facilmente (ver foto acima)

Eu e ela também organizámos as ferramentas do pai. Antes era difícil encontrar o que quer que seja, fora o aspecto desagradável que tinha. Actualmente, cada objecto tem o seu respectivo lugar e num olhar de relance é fácil localizar tudo. 

O antes e depois das ferramentas.
Caixas com divisórias pequenas e transparentes,
são óptimas para objectos pequenos como pregos, porcas, parafusos...

Objectos da mesma categoria estão próximos, para tudo ter um sentido, uma lógica, e assim ser fácil de memorizar os lugares dos objectos.

Tudo o que pertence à mesma categoria, guarda-se próximo.
Na gaveta de cima encontram-se as toalhas de praia (de todos os elementos da família).
Nesta estão os fatos de banho e outros utensílios de natação.

Em suma, quando queremos influenciar alguém a destralhar e organizar, acho que o nosso exemplo e o respeito pelos outros fazem toda a diferença!

E aos poucos a casa vai-se tornando no nosso refúgio, o lugar perfeito para se viver.

Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

6 comentários:

  1. Um dia, vou conseguir chegar a esse ponto.
    Apesar de não ter estabelecido um plano, tenho vindo a destralhar / arrumar / organizar a casa.
    Já me livrei de bastantes coisas (incluindo livros, que é algo que pensei que nunca faria) mas ainda falta muito para chegar ao ponto que gostaria.
    Aos poucos...

    ResponderEliminar
  2. Acho giríssimo que a tua filha tenha alinhado tão bem.
    A minha também já percebeu que cá em casa não gostamos de tralha e que os brinquedos vão rodando com frequência, mas não me parece que ela alguma vez venha a ser uma minimalista, nem nada parecido: ela adora TER... Com calma, não é?
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Olá :))) já perdi a conta ao tempo mas penso que vai para 5 anos que ando a destralhar a casa. Começou por acaso . Começou porque esbarrei com uns pedidos de ajuda de roupas e fui ao meu armário e pensei : tanta coisa que não uso ... Secalhar posso dar ... Entretanto encontrei o blogue da Rita e achei curioso haver pessoas que praticavam e falavam sobre este tema. Nunca fiz um plano porque só me fui apercebendo das vantagens gradualmente . Nunca tinha percebido como estava atolada em roupa sapatos papéis (ai os papéis ) loiça e ... Mobília !!!!!!!! Vendi mesa de centro , tirei estantes e estantes da sala , tirei móveis de corredores e patins de escada (??) reaproveitei para o hall de entrada e para a sala , ou seja ... Fiquei com o que gostava mesmo e tinha alguma função . Não gosto de ter coisas só por ter . Não tenho cortinados na sala , tenho uma sala minimalista com aquilo que nos faz sentido e precisamos . Também é incrível o que tirei e dei desta casa. De cada vez que ia entregar coisas a alguém ou a uma instituição ficava a olhar para o carro cheio de sacos a pensar "como é isto possível ???" "De onde saiu isto tudo ? Como cabia tanta coisa em minha casa ?". Mas o "pior" foi que os sacos parece que não tinham fim !!! Isto põe-nos a pensar na quantidade de coisas que são produzidas , que já excesso de produção , que fazemos muito lixo ...mas os efeitos de uma casa destralhada são enormes !!! Fica mais fácil fazer tudo desde cozinhar limpar tratar da roupa e... Descansar :)

    Podes seguir-me no instagram em SofiaSantosCosta

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito bom, quem dera eu tivesse essa disposição... beijos!

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Como eu gostava de conseguir "destralhar" a minha casa... o meu marido gosta de guardar tudo diz que um dia poderá a fazer falta, enfim! O meu filho não gosta de arrumar as coisas dele, nem brinquedos ando eu pela casa a arrumar tudo o que aparece pelo chão e em cima dos móveis.

    Cristina Azevedo

    ResponderEliminar
  6. o meu processo de destralhamento parece nunca chegar ao fim, farto-me de tirar coisas de casa e parece que há sempre mais para tirar. porém, quando olho para trás consigo ver que a casa está muitoooo mas muittooooo melhor agora.
    AH... tb comprei o livro "alegria" há uns dias mas ainda não comecei a ler.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails