quinta-feira, 28 de julho de 2016

20 Coisas que me fazem sentir grata neste momento


"Há duas formas de viveres a tua vida.
Uma é como se nada fosse um milagre.
A outra, é como se tudo fosse um milagre."
Albert Einstein

Hoje acordei cedo. Ainda mais cedo do que o habitual - eram 5h da manhã. Organizei algumas coisas em casa e, depois sentei-me na varanda, enquanto o céu com tonalidades rosa vivos anunciava o nascer do sol. Enquanto bebia um leite frio com cacau puro, observava todos os pequenos milagres à minha volta. Os primeiros raios de sol, que tornavam brilhantes os telhados e a copa das árvores. O rio que tudo reflectia, tal qual um espelho. O animado chilrear dos pássaros. O homem que atravessava a ponte na sua bicicleta. 

Tudo isto pode parecer corriqueiro, mas se olharmos com «olhos de gratidão», percebemos que todos os momentos bonitos do nosso dia são pequenos milagres

Por esta altura do ano (altura do meu aniversário - que neste caso, foi no Domingo), costumo fazer uma reflexão sobre a minha vida. Mas este ano vou fazer diferente. Em vez de pensar no que corre bem e no que corre mal, quero olhar com os ditos «olhos de gratidão». Quero focar a minha atenção no que tenho de bom. 

Quando aprendemos a olhar para a nossa vida com «olhos de gratidão», valorizamos o que temos, não o que falta. E isto só nos torna mais felizes! A minha vida poderia ser melhor? É certo, mas também poderia ser pior. O importante é sentir-me grata com o que tenho de bom neste momento e com o percurso que fiz para chegar aqui. Tenho sonhos, muitos sonhos. Mas não é somente adiante que me farão feliz. Cada passo que dou no meu dia-a-dia para os alcançar, também vale a pena. 

Olhando para a minha vida, eis 20 coisas que me fazem sentir grata neste momento:
1 - Tenho um blog que transformou a minha vida - para melhor! A escrita nunca foi uma obrigação, mas o facto de sentir um certo «comprometimento» para o manter actualizado, levou-me a fazer imensas pesquisas e a testar uma série de coisas na minha vida. Esta trajectória acabou por me levar ao caminho do autoconhecimento e, a partir daí, ao desenvolvimento pessoal. A minha sede de aprender - já de si grande - parece ter aumentado. A vontade de lutar pelos meus sonhos também. E tudo isso me fez mais feliz do era.

2 - Ter o homem da minha vida ao meu lado. O meu amor, o meu companheiro de aventuras. Ainda hoje me surpreendo com isto do amor. Com tantos milhões de pessoas no mundo, é incrível duas delas gostarem justamente uma da outra.

3 - O milagre da vida, que fez com que tivesse dois filhos maravilhosos. Não tem preço o sorriso que o Lucas me dá assim que acorda. Nem os miminhos da minha filha - o facto de estar sempre a dizer que me ama e a cumplicidade que cresceu entre nós.

4 - Assistir ao nascer do sol da minha varanda. Estar ali sentada, enquanto o resto da casa dorme. Lendo um livro ou contemplando as cores do céu. Estes momentos só meus são uma bênção no meu dia. Bem... aquela varanda é também ela uma benção. Como diz o meu marido, "cada dia mostra-nos um «postal» diferente".

5 - Ter a casa totalmente paga e não ter quaisquer dívidas ao banco. Não foi uma tarefa fácil alcançar este objectivo. Deu luta e levou anos a concretizar. Mas também me mostrou que com persistência e trabalho, podemos alcançar os nossos sonhos.

6 - Ter o peso que sempre desejei (54kg), após anos de magreza a mais. Para mim, não é fácil valorizar a parte física. Sou mais crítica do que desejaria comigo mesma. Pelo que ter começado a valorizar-me, é sinal de que estou a evoluir.

7 - Ser na generalidade saudável. O facto de ter trabalhado anos com pessoas com várias limitações, fez-me também valorizar o que temos como garantido. É uma bênção ter pés que me sustentam, pernas que me levam a todo o lado, braços que me ajudam nas tarefas diárias, olhos para ver o mundo, audição para escutar...

8 - Ter motivação suficiente para (quase todos os dias) fazer alguma coisa pelos meus sonhos. Ou estou a pesquisar ou estou a agir. E quando os resultados chegam, mesmo que sejam pequenas vitórias, fazem-me seguir em frente... com toda a garra possível.

9 - Estar a destralhar a casa e ir vendo a sua transformação. Aos poucos vai-se tornando um lugar mais tranquilo. Um refúgio onde apetece viver.

10 - Ter uma biblioteca recheada de livros que adoro. Que bons momentos que me proporcionam! E tão preciosos os seus ensinamentos.

11 - As fotografias que tenho guardadas em álbuns e no computador. Transportam-me para momentos felizes que já vivemos ou fazem-me sonhar com que há-de vir.

12 - As partes da casa que já tenho renovadas e que dizem muito da nossa família - daquilo que somos e do que desejamos para nós mesmos. Só não renovo o resto já, porque quero deixar o Lucas crescer mais um pouquinho - quero que lhe passe a fase de riscar as paredes... :)

13 - Cada viagem que fiz, porque a felicidade é feita de experiências positivas. Sinto-me grata por ter conhecido a história, paisagens, sabores de outros lugares. Apreciei cada road-trip, dentro e fora do nosso país. E adoro quando faço saídas pontuais, como no Domingo passado, a Sintra.

14 - Provar comidas diferentes e ter uma família que partilha esse gosto. Porque as culturas também se conhecem pela comida. E porque a boa comida também cria experiências felizes.

15 - Os passeios lentos após o jantar. Entramos no carro, colocamos uma música agradável e vamos apreciando cada detalhe bonito da nossa cidade e das terras vizinhas. Quão bonita é a arquitectura, os espaços verdes,  as mil luzinhas da noite que vemos dos locais mais altos... Não sei, mas ficamos mais relaxados e os lugares parecem-nos mais encantadores.

16 - O facto de viver numa cidade linda. É pequena. A vida corre lentamente. Mas há animação no centro, exposições, um centro histórico renovado, interessantes detalhes arquitectónicos, espaços verdes bem tratados e pessoas acolhedoras. Só tenho pena de faltar o mar... temos o rio!

17 - Quando encontro um espacinho de tempo e consigo assistir aos meus programas de TV favoritos. O "House Hunters International" no Travel Channel, o programa de culinária da Filipa Gomes, um bom filme...

18 - A minha banheira, os sais, a espuma, a luz das velas. Tão relaxante! É certo que agora só consigo fazer isto muito cedo e escassas vezes. Mas são tão preciosos estes momentos!

19 - Quando massajamos as costas uns dos outros. A tradição foi o marido que a trouxe. E entranhou-se. Até o Luquinhas gosta destas massagens antes de dormir. Fica muito sossegadinho e supira agradado. Sorri. Sei que está feliz. Todos nós estamos.

20 - A primeira palavra mais comprida do Lucas - ou seja, além de «mamã», «papá», «olá»... - dita agora que tem 1 ano e meio, foi... justamente «obigada»! Agradece se lhe damos alguma coisa, mas também se nos dá uma coisa a nós. Tão, mas tão fofo!

««»» 

Pensar nisto fez-me bem. Pensava não conseguir encontrar 20 motivos para a minha gratidão. Agora percebo que até encontraria mais. O segredo talvez esteja em parar e prestar atenção ao que temos de bom. Valorizar. Apreciar. Agradecer.

E tu? Já pensaste em fazer este exercício? Consegues enumerar 20 coisas pelas quais te sentes grato(a)?

Uma coisa é certa, reconhecer que nos acontecem coisas boas, ajuda-nos a valorizá-las 
e esse reconhecimento faz-nos mais felizes.
Experimenta!
Foto: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

7 comentários:

  1. Que bom!! Tem de facto imenso para agradecer, é um bom exercício, vou tentar fazê-lo e partilhá-lo ;)
    Algo com que me debato é exatamente a falta de magia com que percebo o mundo e gostaria que fosse diferente, mas não sei como... alguma sugestão?

    ResponderEliminar
  2. Logo que tenha um momento para mim vou fazer este exercício. Ajuda-nos a situar e a desvalorizar os pequenos problemas. obrigada

    ResponderEliminar
  3. Minha querida, cada vez mais gosto de te ler!
    Eu faço isto todos os dias no caminho de casa para o trabalho e nos momentos mais chatos do dia eu relembro algo pelo qual eu sou muito muito grata para mudar a vibração da energia que me circunda no momento... coisas que me revejo completamente: grata pelo namorado/marido/companheiro/amigo, pela possibilidade de ser mãe, pelos filhos maravilhosos e saudáveis, por me focara cada dia em ser uma pessoa melhor e mais feliz (acreditar que apesar de ser muito feliz... ainda é possível ser mais), todos os dias fazer um pouco para tornar a minha casa mais acolhedora, ver a felicidade estampada nos rostos dos meus filhos, o apreciar os sons da noite, as luzes, os cheiros... os muiudos adoram... e nos também... massagens ui.... o meu Duarte até pede para fazer o shokurei ;-) enfim... tanta coisa pelo qual sou grata... por ter um trabalho que gosto, um part time que amo e melhor disto tudo e que me deixa mesmo muito feliz e muito grata é esta oportunidade que eu estou a dara mim mesma, para sentir e apreciar tudo isto de forma activa e completamente presente!!!!!!!!!!

    Beijinhos

    Alex

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Mafalda :) :)
    Palavras e acções sabias!
    Isto faz todo o sentido para mim e é o meu lema de vida .
    Olhar para o que se tem e prestar atenção,faz com que se viva com alegria e de coração cheio .
    Não perder o foco!Ás vezes acontece distrairmos nos com o que há fora ,voltar me para dentro ,meditar e alcançar a paz dentro de mim.

    (E por falar também em gratidão pelos bens materias , como sabes eu vejo a cidade e o mar da minha casa e não há dinheiro que pague isto ,é e será muito difícil deixar este bocadinho de casa que nos faz tão feliz)Compreendo te tão bem .
    Gosto de fazer parte desta tua caminhada e tu também fazes me ser um ser humano melhor e mais consciente .
    Um grande bj e um exelente fim de semana.
    Lulu

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Mafalda.
    Encontramos tantos pequenos milagres, basta deixarmos de lado ideias preconcebidas de "felicidade" - tantas vezes concentradas apenas em coisas materiais - e o milagre acontece diante do nosso olhar ;)
    Tão simples assim: um banho, ainda que não seja de espuma; um toque; uma pequenina flor que desabrocha sem que ninguém cuide...
    Assim passa a ser a vida: um desabrochar constante.

    bj amg

    ResponderEliminar
  6. Só queria agradecer por este post, porque me pôs a pensar, e cheguei á conclusao que tenho muito por que agradecer.
    Obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails