quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Opinião - Livro "Vida Organizada" da Thais Godinho

Há alguns anos que acompanho o blog da Thais, o "Vida Organizada" e posso dizer que é um dos meus preferidos da blogosfera. Isto porque ela pesquisa/estuda imenso antes de colocar o que quer que seja no seu blog, ou seja, por detrás de cada post nota-se que houve bastante trabalho e a informação é sempre útil e pertinente para quem quer organizar-se. Por isso assim que soube que o livro "Vida Organizada" foi publicado em Portugal, resolvi comprá-lo.

Muitas pessoas (mesmo) me têm entretanto questionado se vale a pena comprar o livro, ou se o mesmo é só uma cópia do blog. Pessoalmente, acho que vale muito a pena! Os textos num blog vão surgindo, não necessariamente numa sequência, mas à medida que a autora pensa neles. Já neste livro, a informação vem disposta de forma a que o leitor possa organizar-se a partir do zero, e consecutivamente, ir organizando a sua vida na globalidade.


Mas vamos ao resumo do livro:

Introdução: neste ponto a autora fala essencialmente dos benefícios que a organização poderá trazer às nossas vidas. Trata-se de um bom incentivo para quem quer começar. 

Capítulo 1: no primeiro capítulo a autora dá sugestões sobre como começar a organizar-se quando tudo está um caos. Ao contrário da Marie Kondo, de que falei há algum tempo, a Thais (e devo dizer que concordo mais com ela) refere que se a nossa vida não ficou desorganizada num dia, também não irá organizar-se num dia. Contudo, se fizermos um pouquinho todos os dias, num sistema de organização contínua, então é possível melhorarmos significativamente as nossas vidas. A autora coloca-nos já a pensar neste capítulo nos nossos sonhos, no nosso dia ideal, na definição das nossas prioridades, na importância do planeamento, na definição de objectivos a longo, médio e curto prazo... e é algo que ela vai fazendo ao longo do livro, através de uma série de exercícios (para passarmos à acção e não ficarmos só pela leitura).

Capítulo 2: neste capítulo a autora explica-nos com é possível, na prática, concretizarmos os nossos sonhos/objectivos. E fala de objectivos para todas as áreas da nossa vida (enquanto pais, no trabalho, como esposo/a, etc.). A partir do que desejamos para cada área, a autora ensina-nos a traçar um plano para cumprir cada um desses objectivos (e também a descartar aqueles que só nos roubam tempo), através de acções que podemos fazer todos os dias.

Capítulo 3: aqui a autora dá-nos sugestões para destralharmos a casa, para evitarmos as desculpas que damos que mantêm a tralha nas nossas vidas e como é possível manter a casa livre de tralha. Especificamente, na organização do papel, ela baseia-se no método GTD e sugere também o recurso ao Evernote.

Capítulo 4: este capítulo é dedicado à criação de rotinas de organização, de modo a manter uma vida mais organizada, nomeadamente: rotinas para as tarefas da casa e planeamento do menu semanal. Dá ainda sugestões sobre itens que nos ajudam a ter uma vida mais organizada (ex. lista de compras, agenda, etc.).

Capítulo 5: neste capítulo a autora fala de como devemos organizar/planear a agenda, de modo a conseguirmos cumprir todas as tarefas para alcançar os nossos objectivos (tendo por base o método GTD). Fala ainda da utilidade do Google Calendar, do Toodledo e de formas de organizar os e-mails.

Capítulo 6: aqui a Thais dá-nos sugestões para manter a casa organizada e funcional, de acordo com as nossas necessidades. Explica-nos também como criar uma rotina de limpeza da casa, baseando-se no método FlyLady (fazendo pouco diariamente, ao invés de sacrificar um dia inteiro para as limpezas). Fala ainda sobre organização dos papéis da casa (se bem que ela já havia falado nisto mais pormenorizadamente no Capítulo 3). Por último, dá uma série de sugestões para tornar a decoração mais prática.

Capítulo 7: este capítulo é dedicado à organização no nosso local de trabalho. A Thais dá-nos sugestões para criarmos uma rotina de trabalho mais produtiva, ideias para evitar a procrastinação e ainda um guia rápido para nos organizarmos no trabalho.

Capítulo 8: neste último capítulo a autora fala sobre motivação (para começarmos a organizar-nos e como não ficarmos desmotivados/as quando chega a Segunda-feira), sobre delegação de tarefas e sobre a importância de ter objectivos para a nossa vida (só assim é possível concretizarmos os nossos sonhos). Por último dá ainda sugestões para simplificarmos a nossa rotina agora mesmo.

Epílogo: em jeito de conclusão, a Thais dá mais uma achega para nos incentivar a começar, para não ficarmos somente pelo mundo das ideias e passarmos à acção.  Como ela mesma refere:

"Pensar no futuro, sim, mas começando hoje, agora!
Porque algumas coisas são rápidas e outras levam tempo,
mas nada acontecerá se não der o primeiro passo."

««»» 

Em suma, considero o livro mesmo muito inspirador e sim, vai além do blog. Quando o lês, dá-te uma vontade enorme de começares a organizar a tua vida (e isto é fundamental para agires, porque te dá motivação) e, para ser franca... também te dá vontade de ler/reler sobre GTD.

E tu, já leste este livro? Qual a tua opinião?

Foto: Wook
...........................................
Sabe mais sobre o meu dia-a-dia:

3 comentários:

  1. Ainda não li o livro, mas sigo o blog da Thais. Tenho aprendido imenso com o blog dela e já estou a colocar em prática algumas técnicas dela!!

    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Olá!! Tive conhecimento do livro através da Mafalda e estou a adorar!! Agora ando atrás do criancas felizes o que acha? Obrigada pelas sugestões e pelo excelente blog!!!! Beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, ainda bem que estás a gostar do livro. Também adorei!
      Quanto ao Crianças Felizes, ando a lê-lo e foi uma excelente surpresa (não tinha tantas expectativas, porque o último que li sobre este tema, tinha sido uma desilusão). O livro vale muito a pena, tem dicas preciosas para os pais. Quando acabar de o ler, depois coloco aqui a minha opinião e um breve resumo. Mas acredita que vale mesmo a pena!
      Beijinho

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails