quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Fazer um diário de gravidez e do 1.º ano - registando lembranças felizes

Quando estava grávida da Letícia criei um «diário de gravidez e do 1.º ano». Este é um excelente meio para registar as lembranças felizes desses tempos, para mais tarde recordá-las. Pretendo dar-lho quando ela for maior, mas já hoje me pede para ver algumas passagens. É algo que ela adora!

Por isso lancei-me à aventura e ando a fazer um novo diário para este novo bebé.

Se quiseres fazer o mesmo, pois é uma lembrança para a vida, passo a explicar-te sobre como faço os diários.


Material utilizado:
a) Escrevo no computador e insiro imagens digitais (fotos, ilustrações) ao longo do texto. Mais tarde conto em imprimi-las e dá-las a cada um dos meus filhos. 
b) Há quem compre um livrinho e registe esses momentos directamente no papel e cole fotografias (a mim não me dá tanto jeito, por causa da parte das fotos). 
c) Há ainda quem faça um blogue sobre o assunto e depois o guarde digitalmente ou imprima. 
Tens assim várias opções.

O que registar na parte do «diário de gravidez»:
a) Podes registar o momento em que soubeste da notícia, quando e como contaste às outras pessoas, a evolução do bebé semana a semana, como correram as consultas, como te vais sentindo ao longo do tempo, por onde passeaste quando estavas grávida, a razão da escolha do nome do bebé, os episódios engraçados que ocorreram nesta altura, quando sentiste o primeiro pontapé, o que colocaste na mala para a maternidade, etc.
b) A par disto podes ilustrar com imensas fotos, pois fica bem mais giro. Eu tenho fotos do teste de gravidez, das ecografias, das roupas e utensílios que fui comprando, da evolução da barriguinha, etc.

O que registar na parte do «diário do 1.º ano»:
a) Podes falar sobre o momento em que nasceu, dos presentes e visitas que recebeu, das idas ao pediatra, dos episódios engraçados, dos marcos da sua evolução (quando sorriu pela 1.ª vez, quando deu os primeiros passinhos, etc.), dos seus brinquedos favoritos, dos lugares que visitámos, do seu baptismo, etc.
b) Ilustra igualmente com fotos. Coloca a primeira foto do bebé, fotos engraçadas, ternurentas e marcos da sua evolução, as prendinhas que recebeu, a árvore genealógica da família, os locais por onde passearam com o bebé, etc.

Quais os benefícios de ter um «diário de gravidez e do 1.º ano»:
a) É uma excelente lembrança quer para pais, quer para os filhos quando forem maiores. Aliás, está provado que uma forma de trazer felicidade ao nosso dia-a-dia, é recordarmo-nos de momentos felizes já passados.
b) Ter um primeiro diário ajuda-nos imenso na 2.ª gravidez. Por exemplo assim sei o que colocar na mala da maternidade, sei o que fazer perante as cólicas do bebé, etc.

Experimenta! É uma lembrança para a vida!

3 comentários:

  1. Oi Mafalda!!
    Eu fiz do meu primeiro filho e quero fazer com a minha filha. Vou comprar aqueles prontos e vou anotando tudo e colando as fotos! Adorei suas ideias!

    Beijos!

    www.brendakayene.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Mafaldamiga

    Estou/amos muito feliz/es com os nossos três filhos, três noras/filhas,uma neta e quatro netos. Palavra de honra que nunca estive grávido rrrsss mas a felicidade é valor que não se pode desprezar, muito menos pôr na beirinha do prato (escrevi prato,não escrevi parto... rrrsss)

    Sendo a primeira vez que aqui comento, tenho de te dizer que concordo com A Felicidade é o Caminho. Bonito título; bonito blogue. E agora espero que vás à minha Travessa.

    No entanto, venho fazer um pedido.

    Como se sabe, vou publicar o meu livro de crónicas tiradas daquelas que venho publicando na Travessa. Ora, quando ele vier a público – tão brevemente quanto seja possível – aqui deixo uma sugestão/ORDEM!!!. Compra, no mínimo, 13 exemplares, pois penso que será uma óptima prenda para casamentos, baptizados, primeiras comunhões, crismas, velórios, divórcios, Natais, Anos Novos, carnavais, Páscoas e até homenagens.

    Também preciso que faças propaganda/publicidade da obra para ela ser conhecida – e comprada. Trabalhar para aquecer não me parece aconselhável e uns quantos €€€€€ sabem muito bem. Para tal darei conhecimento da data e local da ocorrência. Espero e desejo que estejas lá e as tuas Amigas e os teus Amigos também. Muitíssimo obrigadérrimo!



    Qjs = queijinhos = beijinhos - e até rimam...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails