quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Indignação e tristeza!


Esta semana tem sido complicada. Sinto-me triste, desiludida, para não dizer verdadeiramente indignada. Sinto que todos os dias me aparece uma batalha nova para travar, e isso por vezes cansa. Estou francamente farta de pessoas que discriminam os meus e outros idosos, sem pensarem o quanto os podem magoar.

Quem me conhece sabe que não sou uma pessoa picuinhas, que passa a vida a criticar os outros. Tento sempre perceber a razão das acções das pessoas. Prefiro falar com respeito, em vez de agredir. Estou longe de ser perfeita, mas preocupo-me realmente com as consequências das minhas acções, nas outras pessoas. Mas há atitudes verdadeiramente injustificáveis!

Como é hábito, quando chega o Verão, os meus idosos costumam ir semanalmente às praias fluviais da zona. É certo que a maioria precisa de ajuda. Alguns têm andarilhos, outros cadeiras-de-rodas, outros bengalas. Mas todos eles, como qualquer outra pessoa, gostam de descontrair... passear, ir à piscina, ou simplesmente sentar na esplanada a comer um gelado.

As funcionárias e voluntárias que os acompanharam durante as minhas férias, relataram-me entretanto episódios discriminatórios que haviam sucedido. Ontem, e porque um idoso tem todo o direito a frequentar um local público, foram novamente à praia fluvial. Então não é que me telefonaram a dizer que tinha sucedido de novo?! Só posso dizer que... bem, "passei-me" completamente.

O que se passa é que a gerente do bar da praia fluvial, aos berros, os expulsou da explanada (isto apesar dos idosos irem lá enquanto clientes, a consumir). Argumentos dela: eles têm mau aspecto (são idosos e dão mau aspecto ao bar), cheiram mal (parvoíce! pois levamos produtos de higiene para os mudar e se sujarem a roupa, temos sempre roupa de reserva) e atrapalham os outros clientes (pois usam andarilhos e afins). Para além disso, usam demasiado a casa-de-banho para deficientes (pois quando as casas de banho para pessoas sem deficiência estão a ser limpas, todos os utilizadores da praia têm de utilizar a dos deficientes, e se os idosos a estão a utilizar... atrapalham). Pela ideia da gerente a solução para eles era colocá-los numa fila de cadeiras (preferencialmente trazidas da Instituição) encostados junto das casas-de-banho. Ainda nem consigo acreditar que aquela pessoa desumana disse isto. O pior é que os idosos aperceberam-se e ficaram absolutamente tristes, com tamanha humilhação e falta de respeito.

Fiquei possessa!... Indignada e com os nervos à flor da pele. Em 10 anos que estou naquela Instituição, nunca tinha tido nenhum problema nas praias fluviais que frequentamos. As pessoas que estavam à frente dos bares sempre primaram pela simpatia e até se ofereciam para ajudar em alguma coisa. Mas a nova gerência deste bar... indigna-me.

Contactei dois elementos da Mesa Administrativa e dirigimo-nos à praia fluvial. Pedi pela primeira vez na vida o livro de reclamações e disse tudo o que me estava entalado à senhora, com a óbvia colaboração da Mesa Administrativa e funcionárias.

A verdade é que o que aconteceu é muito grave e ILEGAL. Estão previstas na lei coimas para quem faça discriminação quer devido à idade, quer por ser portador de deficiência. Para não falar dos nossos valores. É um absurdo andarmos por aí a magoar as outras pessoas, a dar-lhes pontapés na auto-estima. E não devemos esquecer... provavelmente um dia também seremos idosos.

A senhora teve a lata de dizer que gosta muito de idosos e que inclusive já trabalhou num Lar na Suíça (Jesus!...). Que não foi por ela, mas que recebia reclamações de clientes. Perguntei-lhe de quantos clientes, pois tive a paciência de telefonar a averiguar se nos anos anteriores tinha existido alguma reclamação acerca dos nossos idosos e a resposta foi sempre "absolutamente nenhuma". Ela respondeu-me 1 mesa de clientes. Pois... gosta muito de idosos, mas discriminou-os para defender uma outra mesa de mais pessoas discriminadoras... Depois argumentou que os idosos gastavam pouco comparativamente aos outros clientes (mas consumiam, certo?)... 

Felizmente outros frequentadores da praia vieram em nossa defesa e disseram que a acção dela era absolutamente injustificável. Que a viram a expulsar os idosos e que os viu tristes a um canto, revoltados e que só faltou chorarem. Que a senhora deveria ter vergonha das suas atitudes.

No fim, ela acabou por dizer que foi longe demais. Foi-lhes pedir desculpa, dizendo que lhes oferecia um gelado. Frisei que eles não queriam gelados... queriam respeito!

Estou realmente triste com os valores de algumas pessoas. Devemos ser menos egoístas e pensar na consequência dos nossos actos nas outras pessoas. E logo nós que quando vamos para estes locais, já preparamos tudo de modo a incomodar o menos possível quem quer que seja... Não podemos esquecer que aqueles que hoje são mais velhos, cuidaram das gerações mais jovens, trabalharam para melhorar as vidas dos seus filhos, contribuíram para a modernização da sociedade. São seres humanos que ouvem, sentem, sofrem e amam. Também têm o DIREITO a ser FELIZES!

Estou farta destas situações...

Foto: Elisa Paolini

15 comentários:

  1. Uma vergonha mesmo, e infelizmente o nosso pais está cheio de gente assim.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Essa gerente do bar é simplesmente ESTÚPIDA, além de não possuir o menor senso.
    Era bom que soubéssemos o nome da praia onde está tão desumana gerente.
    Talvez algum de nós seja capaz de lhe dar

    Um beijo, Mafalda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A praia é fantástica, por isso omiti o seu nome, não quero de forma alguma prejudicar a sua reputação. Contudo, espero que as autoridades competentes, para o ano concedam a gestão do bar a outro tipo de pessoas.

      Eliminar
    2. Por lapso, faltou o final da frase que seria :

      uma boa lição,

      Compreendo a tua razão, mas a dita bem merece uma boa sova !

      Eliminar
  3. Fiquei mesmo chocada com essa atitude... Certamente vai se reflectir nos clientes que deixará de ter ao saberem disso. Fizeste muito bem em reclamar.

    Filipa
    Www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Muito triste o que se passou e se passa todos os dias sem que saibamos. Penso que um idoso deva ser tratado com dignidade, ja ajudou muito o nosso país e tem uma tamanha sabedoria! O respeito, paciencia e tolerancia acima de tudo.

    ResponderEliminar
  5. compreendo a tua indignação. confesso que também tenho assistido cada vez mais a situações destas. iria mais longe que tu: teria feito uma reclamação individual por cada idoso que a sra distratou, humilhou e expulsou. é uma vergonha a maneira como pessoas que deviam ter respeito e admiração são tratadas.
    ***

    ResponderEliminar
  6. OLHA SO POSSO PEDIR A DEUS PARA NUNCA PRESENCIAR UMA SITUAÇÃO DESTAS PORQUE SE EU FOSSE CLIENTE DESSE ESPAÇO EU PROPRIA TERIA FEITO UMA RECLAMAÇÃO ACHO MESMO QUE TERIA DESCHIDO DO CHINELO E TINHA FEITO UM ESCANDALO PELA IGNORANCIA DESSA MERDA DE SER HUMANO DEVIA TER FICADO ERA AS MOSCAS

    ResponderEliminar
  7. Amei o seu post pois fala da vida real, não dá vida que queremos mas realmente a realidade, pois a vida anda tão diferente dá vida que desejamos, por melhor que busquemos a felicidade quando chegamos na rua a realidade é tão dura, não deveria ser, existe uma falta de amor ao próximo, num geral. Parabéns pelo post, foi muito bem colocado. Com amor Eliane de Mello

    ResponderEliminar
  8. Fiquei chocada com o seu relato, digno de ir para à televisão ou jornais...pessoas ou situações como essa têm de ser denunciadas, são demasiado graves e envergonham-nos a todos enquanto seres humanos...Valorizar os mais velhos parece estar fora de uso...mas isso tem de mudar...os seus direitos são iguais aos de todos os outros...Compreendo a sua tristeza também me entristeceu todo o texto...por confirmar o que tantas outras situações de que tenho conhecimento já provavam...há uma desumanidade geral a instalar-se a toda a força sob as mais rebuscadas desculpas.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Atitude vergonhosa...que desumano.
    Mafalda seu trabalho é lindo e somos agraciados sempre pelos teus textos maravilhosos. Graças a Deus pessoas como essa que citou ainda são minoria.
    Compreendo e compartilho de sua indignação.
    Beijos
    Jane (Brasil)

    ResponderEliminar
  10. Vergonhoso e desumano...mas infelizmente há pessoas assim, que devem ser denunciadas e serem punidas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Era de tornar pública esta situação!... Custa tanto acreditar que existem pessoas assim como essa gerente desse bar! :((
    RTV

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails