terça-feira, 26 de agosto de 2014

Actividades para promover a auto-estima das crianças - da gravidez aos 5 anos



Este é um tema que já abordei aqui no blogue, num post com 35 sugestões para aumentar a auto-estima dos nossos filhos

Contudo, há dias relia o «diário de gravidez e do primeiro ano» da Letícia e encontrei lá um outro texto sobre o assunto. Este falava igualmente de como promover a auto-estima, mas consoante a etapa de vida, da gravidez da mãe aos 5 anos da criança. Sei que li isto pela primeira vez na Internet, mas como o site já não existe, posso dizer que foi baseado no conhecido livro do Dr. Brazelton, "O grande livro da criança".


««»»




Deixo-te aqui o quadro que elaborei na altura, com sugestões de actividades para cada etapa:

COMO PROMOVER A AUTO-ESTIMA
Fase
Actividades a desenvolver
Gravidez
Existem estudos que indicam que a forma como a gravidez é vivida, poderá influenciar a auto-estima da criança. A felicidade com que esta fase é vivida, é um primeiro passo para que o bebé se sinta amado e desejado pela mãe, desde os primeiros dias de vida. Por isso, vive a gravidez ao máximo. Mima-te e fala docemente com o teu filho ainda na tua barriga.
1 a 4 meses
Inclina-te sobre o bebé para estimular os seus sorrisos e vocalizações. Quando ele sorrir, sorri. Mas depois espera até ele voltar a sorrir ou a vocalizar. Quando o fizer, incentiva-o com uma imitação suave. Enquanto ele for repetindo isso inúmeras vezes, observa a sua expressão para ver se ele reconhece as suas próprias aquisições quando exibe estes comportamentos. Não faças isto de modo opressivo.
4 a 6 meses
Quando te inclinares sobre ele, vocaliza suavemente. Espera que ele te imite. Quando ele o fizer, mostra pela expressão do teu rosto que reconheces o que ele fez.
6 a 8 meses
Joga com ele, escondendo-te e mostrando-te de novo, de modo a levá-lo a imitar a tua brincadeira. Depois deixa que seja ele a conduzir o jogo. Quando lhe deres de comer, deixo-o segurar uma colher ou uma caneca.
8 a 10 meses
Brincando com o mesmo tipo de jogo, tapa-lhe o rosto com um pano e deixa que seja ele a retirá-lo. Deixe-o começar a agarrar com as mãos dois ou três bocadinhos de comida para comer sozinho. Não te preocupes se ele os deixar cair.
10 a 12 meses
Deixa-o imitar-te, bebendo alguns goles de uma caneca e utilizando uma colher. Deixa que seja ele a escolher os alimentos que vai comer com os dedos, dando-lhe apenas alguns pedacinhos de cada vez.
12 meses
Deixa-o continuar a comer sozinho com as mãos, a segurar o seu biberão ou a imitar-te com uma caneca.
16 meses
Deixa-o usar um garfo para agarrar os alimentos. Deixa-o decidir se quer ou não comer, mas não experimentes inúmeras coisas para tentar agradar-lhe.
12 a 24 meses
Dá-lhe oportunidade para brincar com outras crianças da mesma idade. Prepara-o antecipadamente. Não o deixes só com eles enquanto não vires   que ele está preparado para isso, mas encoraja-o eventualmente a ficar num grupo sem a tua presença. Não interfiras nas brincadeiras deles. Mesmo que mordam, se arranhem e puxem os cabelos uns aos outros, estas poderão ser oportunidades para aprender, se os pais se mantiverem à parte. Contudo, não deixes o teu filho muitas vezes com um companheiro excessivamente agressivo ou passivo. Ele não aprenderá tanto com ele como aprenderia com um do seu género. Não o forces a compartilhar os seus brinquedos. Deixa que sejam as outras crianças a ensiná-lo.
3 a 5 anos
Encoraja-o a brincar independentemente com os irmãos ou com os amigos. Mantêm-te à parte das crises que surgirem. Recompensa-o pelos seus êxitos na aprendizagem sobre os outros. Encoraja-o a brincar regularmente com uma ou duas crianças, para que ele possa conhecê-las bem, compreendê-las e confiar nelas. Elas transmitir-lhe-ão um sentido de competência para com os outros e ensiná-lo-ão a compartilhar e a ser atenciosos para com os sentimentos das outras pessoas.

Não sei se cumpri isto à risca da outra vez...  De qualquer modo, já estou a pôr em prática a parte da gravidez. E não sou só eu que falo para o bebé. O papá também. Mas a Letícia bate todos os recordes, fá-lo várias vezes ao dia. É uma querida a minha princesa!

Foto: Glee

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails