terça-feira, 6 de maio de 2014

Lista de bagagem para férias

Recentemente tirei umas férias. São uma excelente forma de recarregar baterias e de passar mais tempo em família.

Contudo, a falta de planeamento pode gerar situações stressantes (antes ou durante as próprias férias). Desde há uns anos para cá que tenho planeado, entre outras coisas, o que deverei levar. Tenho uma lista modelo de bagagem para férias, que vai ficando de uns anos para os outros. Faço uma ou outra alteração, mas na generalidade, já não tenho muito que pensar no que levar, nem corro o risco de me esquecer de alguma coisa.

Deixo-te aqui a «Lista de Bagagem para Férias» a que costumo recorrer. Clica na imagem e copia-a para ti ou clica neste link, para a teres num formato editável (folha de cálculo da Google).


Eis o que deves ter em atenção, relativamente a cada ponto:
1. Documentos
Para englobar diferentes tipos de férias, incluí situações que se anulam uma à outra (por ex. se necessitas de bilhetes de viagem, porque vais fazer uma viagem de avião, já não necessitas dos documentos do carro e vice-versa).

2. Roupa
Tenta não exagerar neste ponto, ou regressarás com a mala com imensa roupa por usar. No meu caso, tento usar roupa que combine entre si e mais ou menos nos mesmos tons (assim reduzo na quantidade de acessórios e maquilhagem). Escolhe roupa, igualmente de acordo com o teu destino de férias e tendo em conta as previsões meteorológicas.

3. Calçado
Este item depende da época do ano. Provavelmente se for Verão, não necessitarás das botas. E se for Inverno poderás precisar de chinelos de quarto.

4. Acessórios
Se tiveres levado roupa num ou dois tons diferentes no máximo, podes reduzir substancialmente o número de acessórios. Atenção que, no meu caso, os ganchos e bandoletes destinam-se à minha filha. 

5. Farmácia
Novamente aqui, costumo reduzir na quantidade. Quando refiro outra medicação, levo unicamente blisters de comprimidos que podem vir a ser necessários (não levo a caixa inteira). A única situação que não consigo reduzir em tamanho é a bomba da minha filha (para a bronquite).

O kit de primeiros socorros é essencial (acredita que já precisei dele), mas também é pequenino em tamanho (possui umas compressas, pensos rápidos, desinfectante, soro fisiológico e algumas pomadas de tamanho reduzido para queimaduras e picadas de insecto).

6. Produtos de higiene e beleza
Apesar de incluir muita coisa, também recorro a embalagens mini (uso amostras de produtos ou reutilizo os frasquinhos dos hotéis, colocando os meus próprios produtos lá dentro). Pessoalmente, prefiro levar os meus próprios produtos, mas há quem opte por usar aqueles que o hotel disponibiliza.

O saco de maquilhagem deve ter pouca coisa (basta um rímel, um batom e 1 ou 2 sombras que combinem com o vestuário que levamos).

Quanto ao secador de cabelo, só levei uma vez, quando não fiquei em hotel. Normalmente as unidades hoteleiras disponibilizam este equipamento.

7. Para as crianças
Esta parte da lista era bem maior quando a Letícia era bebé. Incluía biberons, esterlizador, chucha, etc.

8. Para a praia
Aqui incluí coisas que, na pratica só a Letícia é que usa e principalmente na piscina, como os óculos de mergulho e as bóias. Se não fores para a praia, nem sequer precisas de ter este item na tua lista.

9. Gadgets
Pode parecer que aqui há uma repetição desnecessária, pois podemos ver um dvd num computador portátil. Mas o dvd é para a Letícia e o computador é para os pais. 

De notar, que não damos tanta importância aos gadgets quando estamos de férias, exceptuando a máquina fotográfica (desta usamos e abusamos!). 

Há quem também leve objectos como uma máquina de filmar. Nós não precisamos disso, filmamos com o telemóvel.

10. Entretenimento
Que seria das minhas férias sem um bom livro ou sem a leitura mais leve de uma revista? Mas, neste ponto, cada um sabe o que mais lhe agrada.

11. Outros
O pano de cozinha é para evitar que a minha filha encha o carro de migalhas, pois costuma ir a petiscar durante a viagem.

Pode parecer estranho eu levar um saquinho pequenino com algumas molas de roupa. O facto é que os aparthotéis onde costumo ficar disponibilizam sempre um estendal, mas raramente têm molas (e com o vento, se não houver molas, os fatos de banho acabam no chão...).

Deixei algumas linhas livres para acrescentares mais alguma coisa. No meu caso é mesmo isto, não levo mais nada.

Notas adicionais
Tenho um espaço antes e depois de cada item, para colocar um visto (√). É uma forma de eu confirmar que não me falta nada quando estou a arrumar as malas em casa e, no fim das férias, quando arrumo as malas para regressar.

Espero que esta lista de seja útil!

Imagem: Mafalda S.

17 comentários:

  1. Meu Deus! Que organização fantástica! Eu como ando sempre de um lado para o outro, já nem preciso de lista! Daqui a duas semanas vou a Portugal e ainda nem pensei na mala! Ehehe

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  2. É super útil... Ainda há pouco tempo fui de férias para a neve e fiz uma lista simples do que levar. Sempre que vou para algum lado lá tiro a caneta e o papel para fazer uma listinha com tudo o que preciso.

    Ter uma lista padrão como a tua evita que tenha de estar a pensar muito no assunto com medo de me esquecer de algo e evita ter de fazer uma lista de todas as vezes que saio de casa. Óptima ideia, vou fazer uma para mim. :-)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Me envie em excel - isamarass@gmail.com
    Desde já obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Também agradecia o envio do ficheiro em EXCEL!

    piguarda1@portugalmail.pt

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Será que me pode enviar o ficheiro em excell. Obrigado
    silvialealmoreira@sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Agradeço que me envie o ficheiro em excell sff.
    amsilvarodrigues@gmail.com
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    Desde já os meus parabéns pela iniciativa.

    Agradecia em formato excel para editar.

    Cumprimentos

    duartefontinha@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Ola
    aguardo arquivo em excel abcs oliveritau@gmail.com att

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    por favor podes enviar-me o ficheiro em formato excel para hugosa73@gmail.com?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    eu sei que já passou um ano desde a publicação mas estava a perquisar no Google listas para férias e apareceu o teu blog com esta lista super bem organizada que me ia dar um jeitão. Agradecia que ma enviasses em formato digital para inesgrachinha@hotmail.com

    Cumprimentos,
    Inês Grachinha

    ResponderEliminar
  11. Bom Dia,
    Será que me pode enviar o ficheiro? O email é alvesmm@hotmail.com.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Oi! Muito bom o post!
    Também amo viajar...
    Fico grata por compartilhar!
    Você poderia me enviar, por favor, a planilha em excel?
    Email: marcyafernandez@gmail.com
    Super agradecida
    Bjksss

    ResponderEliminar
  13. ola gostei da organização da tua lista, podes me enviar em excell?
    Obrigada
    anagalego@portugalmail.pt

    ResponderEliminar
  14. olá gostei da sua lista de viagem, pode me enviar em formato excell?
    Obrigada
    anagalego@portugalmail.pt

    ResponderEliminar
  15. ola gostei muito da sua lista, pode enviar-me em formato de excell?
    Meu email: anafilipanetocoelho17@gmail.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails