quarta-feira, 14 de maio de 2014

24 Actividades que faço com a minha filha

Nem só de brinquedos e desenhos animados vivem as crianças. Faço imensas actividades com a minha filha, algumas específicas para a ensinar a ser feliz.

Durante a semana, por norma, realiza-mo-las após o jantar. A verdade é que nem sempre ligamos a televisão, por isso sobra tempo para estas coisas.

Já no fim-de-semana, costumamos fazer alguma actividade especial em família.

Eis as minhas sugestões:

1 - Jogos e brincadeiras - Cá em casa jogamos ao "jogo dos queijinhos" (Trivial Pursuit), fazemos puzzles, organizamos caças ao tesouro, brincamos às professoras (isto quando ela faz exercícios em livros de actividades), brincamos às princesas (normalmente quando está no banho), etc.

2 - Culinária afectiva - Fazemos tudo a rigor. Escolhemos uma receita especial ou experimentamos uma nova ou... inventamos. Vestimos os aventais. Chamamos "Chef" uma à outra. Vamos buscar os ingredientes e organizamo-los em tacinhas em cima da mesa. E depois a magia acontece... Entre brincadeira, cozinhamos receitas deliciosas.

3 - Piquenique ou almoço na varanda - Organizamos um piquenique num parque fora de casa ou simplesmente fazemos uma refeição especial na varanda cá de casa.

4 - Trabalhos manuais - Esta até é uma actividade em que ela se entretém sozinha, mas por vezes gosta de me chamar. A minha última colaboração foi numa nave espacial, na semana passada. Mas já fizemos coisas como um papagaio de papel, um teatrinho de fantoches, maracas, etc.

5 - Dia da jardinagem - É o dia em que mimamos as plantinhas. Retiramos as folhas secas e ervas daninhas, limpamos as folhinhas e regamos. Depois arrumamos tudo, de modo a deixar as varandas com um ar bonito e relaxante.

6 - Brigada anti-tralha - Apesar da Letícia ser um pouco desarrumada, comecei a utilizar este jogo e a coisa parece resultar. Em primeiro lugar, ela tem plena consciência que se houver tralha em excesso pela casa ou se esta estiver muito desarrumada, eu terei muito menos tempo para passar com ela. Então, periodicamente a "brigada anti-tralha" tem de agir. Livramo-nos do que está a mais e organizamos as coisas de modo a ficarem mais bonitas (no fim-de-semana fizemos isto no quarto dela - adorámos o resultado final!).

7 - Sessão das lembranças felizes - Normalmente escolhemos uma ocasião especial (as férias, o tempo em que ela era bebé, momentos em família, etc.) e revivemos aquele momento. Então revemos os álbuns de fotografia ou os vídeos desses momentos.

8 - Livro da família - Ainda não comprei o livro, mas estamos na fase de investigação sobre as raízes familiares. A ideia é escolhermos um livro bem bonito, e nele registarmos coisas giras sobre a família: a árvore genealógica, os episódios e curiosidades da história da família (aquele tio famoso, como o avô João conheceu a avó...), as receitas de culinária tradicionais, os factos importantes, o porquê de se chamarem assim, etc. Podemos ilustrá-lo com fotografias ou outras coisas interessantes.

9 - Diário de infância - Para além do diário de gravidez e do 1.º ano de vida que fiz para a minha filha, presentemente, ela já vai no segundo diário. Teve um primeiro da Merida e agora tem um da Minnie. Estes diários já vêm com perguntas dirigidas às crianças (por ex.: o que queres ser quando fores grande? - Aos 4 anos a Letícia queria ser bailarina, mas por exemplo agora já mudou de opinião), mas têm também espaço para registar coisas ao nosso gosto (esta semana registámos - com muito orgulho meu - que ela conseguiu nadar sozinha pela primeira vez). Esta é uma óptima forma, para mais tarde, ela reviver as memórias felizes da infância.

10 - Serão do riso -  No serão do riso contamos anedotas, vemos um filme/programa cómico ou assistimos vídeos engraçados no Youtube (o que ela adora ver o Mr. Bean!...). 

11 - Sessão de cinema - Fazemos umas pipocas, colocamos a sala às escuras, ligamos o home-cinema e... depois é só apreciar o filme escolhido. Mas por vezes também assistimos a séries de televisão em conjunto (as nossas favoritas são: "Os Protegidos", "O Bando dos 4" e "A princesa Sofia").

12 - Jogo das 3 coisas boas - Antes de deitar cada um de nós costuma dizer as três coisas boas que nos aconteceram durante o dia, uma boa forma para fortalecermos o sentimento de gratidão.

13 - Oração conjunta - Por vezes também falamos com Deus antes de deitar. Rezamos e pedimos algo de bom para o nosso futuro ou para o futuro de alguém. Isto é importante porque existem estudos que indicam que a fé une as pessoas e a espiritualidade está associada a mais felicidade.

14 - Sessão de massagem - Ainda ontem falei disto. Normalmente marcamos no despertador cerca de 10 minutos. Colocamos uma música calma e vamos buscar creme ou loção hidratante. Então uma de nós espalha creme nas costas da outra e faz uma massagem relaxante. Depois trocamos. Marcamos novamente 10 minutos no despertador e quem recebeu massagem nas costas é agora quem a faz. Nada melhor para aprender a relaxar após um dia cansativo.

15 - Piscina relaxante - Esta é uma actividade para os dias quentes. O papá enche a piscina e colocamos água morna lá dentro. Vamos buscar o iPad e colocamos o som do mar. De vez em quando olhamos as águas brilhantes do rio e fingimos que é o oceano.

16 - Visualização criativa e meditação para crianças - Fechamos os olhos e vamos descrevendo imagens e as sensações de coisas boas, com o máximo detalhe (ultimamente descrevemos os lugares por onde passámos nas últimas férias, imaginamos o sabor das refeições, o cheiro a mar, a brisa quente na pele, etc.). Já na meditação para crianças, quem nos guia são alguns vídeos no youtube sobre o assunto. Mas o objectivo final é sempre o mesmo: conseguir relaxar e experimentar sensações positivas.

17 - Jogo do "melhor futuro possível" - Praticamos este jogo, recorrendo novamente à visualização criativa (normalmente este jogo implica escrever, mas como a minha filha ainda não o faz, utilizo a visualização). Mas desta vez, concentramo-nos especificamente nos nossos sonhos e na forma como os vamos alcançar. Imaginamos os métodos e o que vamos sentir quando conseguirmos alcançar os nossos objectivos, com o máximo detalhe (o que vemos, como nos sentimos, etc.). De outras vezes, ligamos o computador e espreitamos o facebook do "Places do visit before you die", do "Places to see before you die" ou do "Maravilhas de Portugal". Olhamos para aquelas imagens e sonhamos com os locais que ainda visitaremos um dia, ou por onde já passámos. Este jogo para além de elevar o estado de ânimo, motiva-nos a lutar pelos nossos sonhos.

18 - Tirar fotos e apreciar a beleza das pequenas coisas - Tanto fazemos isto em passeios programados (nas férias, no parque da cidade, etc.), como de repente vemos algo bonito (por exemplo um pôr-de-sol) e temos de captar o momento. Tudo começou quando a chamava a atenção para as coisas bonitas à nossa volta. Agora, ela própria toma a iniciativa, e me chama assim que vê algo bonito.

19 - Visita a locais históricos e culturais - A cultura contribui para a nossa felicidade, por isso, desde cedo tento incutir esse gosto na minha filha. E muitas vezes nem é preciso ir longe. Mesmo vivendo numa cidade do interior do país, já a levei a exposições de pintura, ao teatro, à biblioteca local, aos monumentos, ao museu... Quando visitamos os marcos históricos da cidade, tentamos contar-lhe a história e curiosidades por detrás destes (Ex.: "olha, aqui já esteve o Dom Afonso Henriques", "aquela estátua é de um actor famoso da cidade", "este doce foi criado por umas freiras que viviam além...").

20 - Passeio ao parque infantil - Criança que é criança adora esta actividade. Porque não deixá-la dar largas à sua energia?

21 - Exercício físico - Já sabem que não morro de amores por exercício. Mas tudo se torna mais agradável, quando o faço acompanhada pela minha filha. Fazemos caminhadas em família, ou fazemos exercício mesmo em casa (ainda no fim-de-semana ela me dizia: "Mamã, queres fazer aqueles exercícios para as dores nas costas?"). Um dia por semana também a levamos à natação.

22 - Praticar gestos de bondade - Por vezes decidimos fazer gestos de bondade por alguém: ou fazemos uns bolinhos para oferecer, ou doamos alguma coisa, ou visitamos um familiar mais idoso... 

23 - Preparativos para uma ocasião especial - Sabes aquela alegria de antecipação antes da chegada do Natal, de um aniversário ou até da Páscoa? Tem muito a ver com os preparativos. Por exemplo no Natal passado fizemos um Calendário do Advento para a Felicidade, na Páscoa fazemos a tradicional «caça aos ovos da Páscoa», nas férias ela adora fazer as malas comigo... Tudo isto nos permite sonhar com o grande momento que há-de vir.

24 - Ler histórias de encantar - Partilhamos histórias de fadas, mouras encantadas, princesas... É um momento delicioso, mesmo antes dela adormecer. Ela fica feliz e eu também.

E pronto, se um dia te faltarem ideias, ficas com estas sugestões. 

Foto: David Reed

4 comentários:

  1. Olá Mafalda,

    Amo seu blogue e espero ansiosa por seus posts. Inspira-me muito!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Deverimos ser gratos a Deus por nos dar
    tudo que precisamos .
    Com certeza nunca o que pedimos chega na hora nossa
    e sim no tempo de Deus por
    ele saber como e quando precisamos.
    A fé é o principio de tudo e o fim é
    quando perdemos a esperança.
    Hoje : Deus te peço vem e fica Comigo.
    Uma abençoado final de Domingo.
    Uma semana de paz no coração.
    Carinhosamente..Evanir.

    ResponderEliminar
  3. Fantástica agenda!. Se queremos uma nova era de felicidade e paz na terra, o teu exemplo é um belíssimo caminho. A Letícia é uma criança abençoada (todas são, mas nem todas têm a oportunidade de o manifestar) e os pais afortunados por poderem semear os princípios transformadores do Homem: amor, paz e gratidão.
    OM Shanti.
    MR

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails