quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Livros que melhoraram a minha vida


Ler engrandece a minha alma, diverte-me, acalma-me e, sobretudo, ajuda-me a evoluir enquanto pessoa. Tanta coisa que melhorei na minha vida, só por ter pegado num bom livro...
Desde que criei este blog, que tenho falado de vários livros. Deixo-te por isso uma sugestão, do que já apresentei por aqui. Quem sabe se não encontras algo que melhore a tua própria vida.
  • Livros sobre felicidade:
 "Aprenda a Ser Feliz" de Tal Ben-Shahar - um dos primeiros livros que li sobre «felicidade», onde o autor nos ensina a ser felizes, não de forma efémera, mas sim  de forma duradoura.

"Como ser Feliz" de Sonja Lyubomirsky  - um livro repleto de estratégias que nos podem fazer mais felizes (sempre com base cientifica).

  • Livros sobre controle de stress/depressão/ruminação:
 "Vencer a Depressão com a Psicologia Positiva" de Miriam Akhtar - muito bom, fala não só de como sair do estado de depressão (doença) para um estado saudável, mas também da evolução para um estado de felicidade.

"Tranquila-mente" de Vítor Rodrigues - fala sobre o stress e de estratégias para lidar com ele.

"Como evitar preocupações e começar a viver" do Dale Carnegie - Ok, este é um livro de auto-ajuda. Mas curiosamente, para um escritor que viveu há tantos anos, é impressionante como o que escreveu está de acordo com o que a ciência hoje comprovou. Muito bom para afugentar as ruminações.

  • Livros sobre organização e gestão de tempo:
"Como simplificar a sua vida - viver de modo mais simples e feliz" - cheio de dicas práticas para simplificar a vida e ter tempo para as nossas prioridades.

"Tempo para Tudo - Organização e Gestão Pessoal" -  guia Deco Proteste - mais um livro com sugestões práticas para gestão do nosso tempo nas diversas áreas da nossa vida.

 "O poder do Menos" de Leo Babauta - este fala da importância da redução de tralha e dá-nos dicas práticas para organizarmos a nossa vida.
  • Livros sobre educação/parentalidade positiva:
 "Educar para a Felicidade" de Christine Carter - cheio de ideias para ensinarmos os nossos filhos a serem felizes.

"A Família em Primeiro Lugar - o plano passo a passo para criar uma família feliz" do Dr. Phil McGraw - fala não só da construção da felicidade familiar, mas também de como lidar com uma série de problemas.

"Educar para o Optimismo" da Helena Águeda Marujo, do Luís Miguel Neto e da Maria de Fátima Perloiro - outro guia prático para ensinar as crianças a serem optimistas (realistas).
  • Livro sobre saúde:
"Para viver mais e melhor" de Sally Brown - um livro que, de forma leve, mas com base na ciência, nos dá sugestões sobre como prolongar os anos, de forma saudável (que isto de chegar a «velho», doente, não tem piada nenhuma).

  • Livro sobre finanças pessoais:
"A Economia lá de Casa" de João Martins - li vários livros sobre este tema, mas tinha fazer uma referência este específico. Isto porque foi através das suas sugestões que comecei a renegociar o crédito habitação e hoje devo muito menos dinheiro ao banco.

Isto é uma minúscula parte da minha biblioteca. Mas foram livros que realmente melhoraram o que hoje sou.

Foto: Abhi Sharma

4 comentários:

  1. Eu prefiro mil vezes ler livros de poesias ou romances que tenham poucas paginas. Nunca gostei desse tipo de livros que falas na tua postagem,não gosto de ler essas coisas. Mas confesso que a poesia me fascina bastante. Desejo-te boas festas e uma excelente passagem de ano,tudo de bom para ti,beijinhos e fica com deus!!

    ResponderEliminar
  2. Belíssimas sugestões!
    Muito obrigado!
    Vou tomar nota!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Saudades de vir aqui....e olha o que encontro, o que mais amo, dicas sobre boas leituras!!!!
    oba!
    bjs Sandra
    www.projetandopessoas.com.br

    ResponderEliminar
  4. Tenho alguns destes livros tambem me ajudaram muito como pessoa, boas escolhas...abraco

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails