quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O meu mês anti-tralha

A minha vida é uma correria, pelo que tenho que fazer uma gestão eficiente do meu tempo para que este dê para tudo o que eu quero. Para conseguir organizar a minha casa e livrar-me da tralha que acumulei, o meu método é fazê-lo em passinhos de tartaruga, ou seja, um pouquinho todos os dias.
 
Eis o que fiz em 30 dias, e que pode ser uma sugestão também para ti:
 
1.º Domingo de Setembro:
1 - Roupeiro (este foi um objectivo maior, mas por ser fim-de-semana, aliás, tinha sido iniciado de véspera, no Domingo foi só concluir uns detalhes).
 
1.ª semana completa:
2 - Gaveta na cozinha
3 - Gaveta na cozinha
4 - 2 gavetas pequenas da cómoda do quarto
5 - Prateleira interior do móvel da sala
6 - Gaveta pequena da minha mesa de cabeceira
7 - Documentos que são para manter sempre (escrituras, certificados de habilitações, declarações de IRS, etc.)
8 - Gaveta pequena da minha mesa de cabeceira
 
2.ª semana completa:
9 - Revistas com artigos sobre as temáticas do blog
10 - Gaveta dos livros da minha mesa de cabeceira
11 - Gaveta das meias da minha mesa de cabeceira
12 - Gaveta da cómoda herdada da minha avó
13 - Gaveta dos panos e toalhas de cozinha
14 - 5 prateleiras de livros
15 - Gaveta no escritório
 
3.ª semana completa (esta semana não fiz grandes tarefas até Sábado, arrumei coisas que particamente pouco tinham por arrumar, pois fiz horas extras no trabalho):
16 - Chaveiro
17 - Gaveta das revistas de cozinha
18 - Gaveta pequena da mesa de cabeceira do marido
19 - Gaveta pequena da mesa de cabeceira do marido
21 - Gaveta na cozinha
22 - Dossier com a papelada da casa
 
4.ª semana completa:
23 - Gaveta no frigorífico (dia de reunião no trabalho, tive muito pouco tempo para organizar em casa)
24 - Gaveta e restantes prateleiras no frigorífico
25 - Vasos das varandas (incluiu retirar vasos a mais e cortar as folhas secas das plantas)
26 - Vasos das varandas (conclusão)
27 - Papéis do escritório (eliminei dois sacos do lixo cheinhos)
28 - Cestos dos medicamentos (periodicamente é necessário verificar prazos, bem como livrar-me de embalagens vazias)
29 - Facturas (água, luz e condomínio)
 
Último dia de Setembro:
30 - Monte de revistas
 
Posso dizer que para mim, Setembro é um dos piores meses em termos de tempo disponível. Mesmo assim, passo a passo, por menor que seja a tarefa que faça diariamente, consigo que a casa vá ficando mais organizada. O segredo acho que é mesmo esse... o "passo a passo".

Foto: citychiccountrymouse

5 comentários:

  1. Gostei da lista :) Acho que vou copiar!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Passo a passo tens feito muita coisa... Também tenho a ideia de destralhar a minha casa, há já muito tempo, mas não tenho conseguido. Talvez assim, como tu, bocadinho a bocadinho seja mais fácil atingir o meu objectivo.
    Obrigada pela partilha.
    Bjinhos M.

    ResponderEliminar
  3. Eu também faço assim como a Mafalda, no que diz respeito a arrumar, mas também no que diz respeito a limpar a fundo uma qualquer divisão da casa. Assim no fim de semana ficou com mais tempo livre para estar com a família.
    Tenho andado a ajustar o meu tempo visto que com o aumento de horário laboral fico mais cinco horas por semana fora de casa fazendo bastante diferença na vida familiar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Precisava de tomar assim uma atitude dessas :)
    Adoro as tuas sugestões. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Que disciplina você tem!! eu preciso fazer isso e tenho feito, mas aleatoriamente, essa semana tentei arrumar a gaveta da saúde/exames, tanta coisa que ainda não fiquei satisfeita, tenho que voltar lá e diminuir a papelada, geralmente é só jogar fora que justo aquele vou precisar, é isso que me desanima, ou guardo tu-do ou na-da, fico nesse impasse. Acho que vou guardar só o do ano corrente e descartar todo o resto e pronto!! Obrigada por compartilhar, Bjs.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails