quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Como descobrir se copiaram uma foto tua na Internet

Há dias falei sobre os perigos de publicar fotos nossas na Internet. Não me vou alongar sobre este tema, mas quero só frisar que quando publico fotos ou são de minha autoria, ou são de autores que autorizaram a sua publicação. Acho que é assim que deve ser.
 
E tu, já pensaste se anda alguma foto tua a circular pela Net? Infelizmente, pessoas menos escrupulosas podem roubar-nos fotos do nosso blog, do facebook, etc. A situação fica mais chata, quando são fotos pessoais. Queres saber como podes descobrir isso? Eis os passos que deves seguir.
 
1.º Abre a página da Internet onde tens a tua foto.
 
Eu abri uma página do meu blog, num post com uma foto de minha autoria.
 

2.º Com o rato em cima da imagem, arrasta-a até ao canto superior esquerdo do teu computador (para o local onde se colocam as moradas dos sites que visitamos).
 

3.º Após o passo n.º 2, surge (justamente no local para onde arrastaste a imagem) um "código" da tua foto. Selecciona esse "código" e copia-o.


4.º Entretanto entra na página principal da Google (https://www.google.pt/) e selecciona o Google Imagens. Depois disto, clica na máquina fotográfica pequenina que assinalei em baixo.
 

5.º Após clicares na máquina fotográfica pequenina, deverás ver o ecrã, com o seguinte aspecto:


6.º No espaço que está em branco, cola agora o "código" que há pouco copiaste da tua imagem.  Clica no retângulo azul, onde diz "pesquisar por imagens".


7.º Finalmente surge uma lista dos locais na Internet onde estão localizadas cópias da tua imagem, se as houver. Surgem também imagens visualmente semelhantes à tua.
 
Por exemplo, relativamente à foto que usei nesta pesquisa, os resultados que surgiram foram essencialmente do meu blog. Contudo, se repararem, surge um resultado com a minha foto num outro blog, que a copiou sem qualquer autorização...


8.º No meu caso específico, entrei no link do outro blog. E lá estava a minha estimada foto, no blog Organizar Sempre, que volto a frisar, sem qualquer autorização a publicou. Agora imagina se fosse uma foto mais pessoal...
 
O que costumo fazer nestes casos, é denunciar a cópia ilegal.
 
 
Fotos: Mafalda S.

25 comentários:

  1. Obrigada por partilhar e ensinar a fazer esta pesquisa! É realmente muito útil.
    Beijos
    http://lernoslabios.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela dica preciosa!!!
    Vou pesquisar :))

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Mafalda,
    Desculpa a pergunta (mas não tenho blog e por isso não sei) e se a marca de água fôr maior?
    Tipo a ocupar toda a foto?
    Não limita já a utilização indevida? Eu sei que a visualização da foto fica comprometida, mas já impedia um pouco mais os abusos não?
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, não estou por dentro desse método.

      Eliminar
  4. Olá Mafalda.

    Obrigada por teres roubado um bocadinho do teu tempo para fazeres este post. Foi/É importante para mim e será para muitas pessoas, acredito.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Por acaso já encontrei uma foto minha, é por isso que agora assinalo sempre as fotos com o nome do blogue. Como fizeste a denúncia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta ainda não fiz denúncia, vou aguardar mais um tempinho...
      Basta ires ao topo do teu blog, no canto superior esquerdo, onde diz "mais", clicas, e depois escolhes a opção "denunciar abuso". A partir daqui, é só seguires os passos que te indicam.

      Eliminar
  6. Muito obrigado pela dica. Não fazia ideia que isto era possível.

    ResponderEliminar
  7. Interessante, mas não deve ser fácil encontrar sua própria foto publicada e pelo que entendo, quando a foto é capturada pelo Google, ela não é pública? Será que citar a autoria é suficiente? Há tanta foto linda que não vejo problema em propagá-la, desde que não expressamente dito proibido cópia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Google expõe todas as fotos que são publicadas na sua plataforma. Contudo, dá para selecionares dentro do próprio Google imagens, fotos cujos autores autorizaram a sua publicação. Tens ainda o Wikimedia commons, os commons do Flickr. Há muitas fotos autorizadas na Net. Estas fotos costumam trazer a licença das mesmas (normalmente o que pedem é que não as alteres - se bem que algumas dão para alterar - que cites a autoria e que faças um link para as mesmas). Eu já autorizei a publicação de algumas fotos minhas, mas foi diferente, pediram-me autorização e citaram a fonte.

      Mas acredita, pior são mesmo as cópias de fotos de redes sociais como o Facebook. Conheço um caso de uma rapariga que se fez passar por outra... Nem imaginas o que ela inventou e espalhou pela Internet... Enfim...

      Eliminar
  8. ah sim, agora li à direita, e entendi, porque é difícil não publicar fotos que não sejam próprias.

    ResponderEliminar
  9. Olá Mafalda, há quanto tempo eu não passava por aqui... não sei porquê, nem reconheci o teu blog. Parabéns, está muito mais alegre.
    Prometo que agora não me esqueço de cá voltar com mais regularidade.

    Este post foi muito interessante, fui logo pesquisar e encontrei alguns blogs com a minha imagem no google, Mas depois de clicar no link do blog e procurar por lá não encontrei a minha foto...
    No entanto há blogs que me pediram e sei que a publicaram e não apareceram.
    Sabes me explicar? Será que fui eu que vi mal.

    Beijinhos e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É estranho, porque também já autorizei a publicação de algumas fotos minhas e elas efectivamente aparecem. Umas amigas tentaram verificar relativamente às fotos no facebook. Uma tinha uma foto copiada e conseguiu encontrá-la seguindo o link.

      Tens a certeza de que estás a seguir o procedimento correctamente?

      Eliminar
    2. Entretanto fui ao teu blog, só para experimentar. E encontrei uma foto que tens, publicada num outro blog. Acho que deves tentar novamente!

      Eliminar
    3. Devo ter errado algum passo, vou voltar a experimentar. Obrigada!

      beijinho

      Eliminar
  10. Este post é muito útil, obrigada pela informação.

    ResponderEliminar
  11. Nem sei como dizer isto.... Obrigada - OBRIGADA...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pelo post Mafalda! Não conhecia esta forma de verificar por onde "andam" as nossas fotos. Eu também uso fotos de outras pessoas no meu blogue mas gosto de pedir sempre autorização, principalmente quando os autores são portugueses!

    ResponderEliminar
  13. Sabes que nunca liguei a isso, até porque geralmente não publico fotos pessoais de mim (só profissionais mesmo) e quando são fotos para o blog coloco sempre o meu link. Mas o que precisava saber agora é como se denuncia quando existem casos assim, e também se é feito algum bloqueio ou alguma ação a quem fica copiando fotos sem autorização... Obrigada por este post!

    ResponderEliminar
  14. Desculpem e se for alguem a copiar uma foto de uma paisagem, no face so para o seu proprio album de fotos? Ha meio de sabermos atraves deste método? Obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails