quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Fazer um "diário do sono"


Desde há uns dias andava com uma dor de cabeça constante. Logo pela manhã acordava com um cansaço enorme e tinha dificuldades em concentrar-me. Deixei de conseguir levantar-me cedo, para escrever post's... A verdade é que sabia que andava a dormir pouco, mas não tinha noção de quão pouco. Foi por isso que resolvi fazer um "diário do sono" - para ter noção da realidade.
 
Este consiste em anotar, mais ou menos durante 1 semana, informações sobre tempo e qualidade de sono que temos. Eis os aspectos essenciais que apontei no meu "diário do sono":
- hora a que me deitei e hora aproximada em que adormeci;
- hora a que acordei;
- n.º de vezes que acordei durante a noite (e se o meu sono foi interrompido por alguma fonte externa);
- duração total de tempo a dormir;
- como me sentia ao acordar (com energia, um pouco cansada, muito cansada, com dor de cabeça, etc.);
- o que consumi antes de dormir (comida, bebida, medicamentos);
- se estava stressada com alguma coisa;
- que actividade pratiquei antes de me deitar.
 
Estas foram as conclusões a que cheguei:
- andava a dormir bem menos do que tinha consciência, ou seja, entre 4h a 5h por noite e, ainda por cima com algumas interrupções;
- sentia-me muito cansada, principalmente com dores de cabeça constantes, o que me levava a tomar medicamentos quase todas as manhãs;
- quantos às causas por detrás da minha insónia, nada tinham a ver com consumo de estimulantes ou de dadas comidas. O principal motivo foi andar excessivamente stressada no trabalho. Acabei por trazer esses problemas para casa e não me abstraía dos mesmos. Para além disso, por vezes ia consultar a Internet antes de me deitar, o que me levava a navegar durante mais tempo do que o devido.
 
Qual foi o meu plano de acção?
- Ontem, o primeiro dia em que consegui dormir 7h, ao chegar a casa tomei um banho de imersão super-relaxante. Só com isto, já consegui que a minha dor de cabeça passasse quase por completo;
- Antes de deitar realizei actividades em família que me distraíram do stress do dia. Li também um pouco antes de dormir (se bem que isso já é um hábito, nem consigo dormir se o não fizer);
- Não fui à Internet antes de dormir;
- Deitei-me mais cedo. Fiquei a ler na cama e acabei por adormecer mais cedo. (Foi também a primeira noite em que não acordei por várias vezes).
 
Espero que com esta mudança de hábitos, o meu sono volte ao que era. Mas devo dizer que o "dário do sono" foi essencial para tomar consciência da minha situação, e do que poderia fazer para a alterar. Se tiverem problemas de insónia, aconselho a experimentarem.
 
Mais sugestões sobre como ter um sono reparador, neste post.
 
Foto: mrbille1

7 comentários:

  1. É realmente muito importante. Quando não descanso em condições também fico com dor de cabeça. Muito útil o post. Obrigada. Bjs

    ResponderEliminar
  2. ótima dica! já reparei que se uso o computador antes de dormir fico elétrica e fica difícil pegar no sono (independente do meu cansaço ou sono mesmo). Também fico com o sono mais agitado!
    Procurando depois descobri que a luz emitida confunde nosso organismo, que acha que é hora de estar desperto. Evito usar o pc e tento usar alguma técnica de relaxamento para relaxar antes de dormir. Resulta!

    ResponderEliminar
  3. Preciso também fazer um diário do sono, foi uma boa sugestão este post. Sempre dormi pouco, porém ultimamente, menos de 5horas com certeza, e quando vou para cama mais cedo, acordo pela madrugada e dá no mesmo e ainda acordo atrasada pra começar o dia, durmo em duas seções e por fim não sei quantas horas de sono. Porém a verdade é que não gosto de dormir, acho tão chato, parece que morri,hahaha

    ResponderEliminar
  4. Adorei o seu Diário do Sono, é uma ótima ideia!!
    Estou em fase de conclusão de curso e notei que tenho perdido o sono durante a noite, e dormido bem menos, isso tem me rendido dias de cançasso e dores de cabeça! Vou adotar a tua sugestão, muito bom!!

    Tenha uma tarde iluminada!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderEliminar
  5. Quando a minha filha nasceu, eu parecia um verdadeiro zombie e tinha plena consiência disso. Para mim dormir é como respirar, sei que se não dormir de noite o meu dia não vai render nada e o meu humor... isso nem se fala.

    O diário do sono para ti foi mesmo importante!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. É verdade Mafalda! Já comprovei isso, quando fazemos esse "ritual" de tomar um banho, relaxar, ler um pouco a nossa noite muda mesmo!

    Beijinho
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  7. É verdade Mafalda! Já comprovei isso, quando fazemos esse "ritual" de tomar um banho, relaxar, ler um pouco a nossa noite muda mesmo!

    Beijinho
    Um dia feliz

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails