terça-feira, 6 de novembro de 2012

Como aumentar as suas experiências positivas #1

A vida está cheia de experiências positivas. Infelizmente, com o stress do dia-a-dia, por vezes esquecemo-nos de valorizá-las e, pior, colocamo-las em último lugar da nossa lista de prioridades. 

Agora imagine como mudaria a sua vida, se intencionalmente procurasse mais experiências positivas. Mesmo nos tempos difíceis que vivemos, não adie a sua felicidade, pois a vida passa a correr. 

Abaixo proponho-lhe 29 estratégias que poderão aumentar as suas experiências positivas. Vá incluindo algumas, aos poucos, na sua rotina diária até se tornarem um hábito (quando se tratam de actividades, planeie-as na sua agenda, repartindo-as ao longo da semana). 

Viva a vida em todo o seu potencial, seja a versão mais positiva de você mesmo. Está disposto a tentar?

««»»

1 – Leia o seu mantra pessoal ou um pensamento inspirador 
O objectivo é inspirar-se em algo que o motive a agir de forma positiva. Se não tiver nada em mente, poderá inspirar-se no pensamento/lema da semana, que semanalmente publico no blog.

2 – Espero o melhor: acorde todos os dias com a ideia de que algo de maravilhoso pode acontecer 
Esperar o melhor dá exactamente o mesmo trabalho do que esperar o pior, mas com consequências muito mais benéficas para si. Se começar o dia com esta expectativa, tem mais probabilidade de estar aberto às experiências positivas da vida.

3 – Finja que é uma pessoa feliz
Imite as posturas físicas (sorriso no rosto, postura confiante, voz animada...) e os comportamentos das pessoas felizes. Mesmo que tenha de fingir um pouquinho, o seu corpo irá emitir sinais ao cérebro de que está a experimentar dada emoção e isso faz com que seja mais provável de experimentá-la na vida real.

4 - Pense positivo
As pessoas que pensam positivo tendem a ter mais capacidade para apreciar as experiências positivas e têm mais esperança no futuro.

Para pensar positivo, experimente fazer o seguinte:
a) concentre a sua energia naquilo que consegue controlar;
b) pense que as coisas más não duram para sempre;
c) não permita que a adversidade numa área da sua vida influa as outras;
d) experimente analisar os acontecimentos, substituindo pensamentos negativos, por outros equivalentes mas positivos. Por exemplo, em vez de pensar “Tanta dieta para só perder 2 kg”, substitua por “Ao menos já perdi 2kg, se for persistente conseguirei perder pelo menos outros 2”.

Conheça outras sugestões para ser mais optimista lendo este post.

5 - Leia notícias positivas 
É importante manter-se informado sobre o que passa no mundo. Contudo, o excesso de más notícias pode influenciá-lo negativamente. Estará tão revoltado, pessimista e desiludido com o mundo, que a sua capacidade de atenção para o que acontece de bom, é reduzida.

Por isso, informe-se também sobre o que acontece de positivo no mundo. Estas notícias poderão levantar-lhe o ânimo, levá-lo a acreditar que o sucesso é possível e inclusive ensiná-lo, com o exemplo de outras pessoas, como superar dificuldades. Para tal, consulte sites como:
- Boas Notícias - http://www.boasnoticias.pt/
- Agência da Boa Notícia - http://www.boanoticia.org.br/
- Somente Boas Notícias - http://somenteboasnoticias.wordpress.com/
- Happy News - http://www.happynews.com/
- Good News Network - http://www.goodnewsnetwork.org/

6 - Saboreie as alegrias da vida 
Existem momentos perfeitos nas nossas vidas. Concentre a sua atenção nos mesmos, observe-os, valorize-os. Aprecie o nascer do sol, comova-se com o sorriso do seu filho, saboreie aquela refeição de que tanto gosta, relaxe com um bom livro... Todas estas pequenas coisas (e outras referidas neste post) podem transformar-se em experiências positivas, se o souber apreciar. 

7 - Aja diariamente para o seu desenvolvimento pessoal 
A cada novo dia tem oportunidade de melhorar alguma área da sua vida. Busque conhecimento (em livros, sites da Internet, revistas, formações) e aprenda algo de novo e tente pôr em prática.  Com o tempo, o seu desenvolvimento tornar-se-á num vício e uma fonte de experiências agradáveis. 

8 - Sorria e ria mais vezes 
Ao sorrir, o seu organismo irá produzir uma série de drogas naturais que induzem emoções positivas. Se der uma boa gargalhada, ainda aumentará esse efeito. Assista a um filme cómico, esteja com gente bem humorada, leia anedotas, assista a vídeos cómicos no youtube. 

9 - Ajude as pessoas à sua volta a sorrir 
Experimente sorrir genuinamente para alguém, ser simpático, elogiá-lo, dizer-lhe uma palavra gentil, usar do seu sentido de humor. Existem muitas formas de fazer os outros sorrir, e com estes gestos simples pode não só desencadear uma série de emoções positivas nas outras pessoas, como também se sentirá mais feliz. 

10 - Partilhe momentos de afecto com a sua família 
Comece o dia com abraços e beijinhos à(o) sua(seu) companheira(o) e aos seus filhos. Demonstre diariamente quanto os ama e inclua na sua agenda actividades exclusivas com a sua família.  

11 - Dedique tempo às suas relações sociais 
Uma forma de obter experiências positivas é relacionar-se com amigos, familiares e envolver-se na sua comunidade (com os vizinhos, com as pessoas que partilham a mesma fé, com os colegas mais íntimos de trabalho, etc.). Quando as pessoas se sentem ligadas a um grupo e quando têm consciência da importância seu próprio contributo, tendem a sentir-se mais apoiadas e felizes.

12 - Relacione-se com pessoas positivas 
Não perca tempo com quem não o trata bem, mesmo que sejam familiares. Procure desenvolver relações com pessoas que o fazem sorrir e que o apoiam quando está em baixo. As pessoas positivas têm uma energia, que podem influenciar a forma como vê o mundo e como desfruta do seu dia-a-dia.

13 - Pratique actos de bondade
Ajudar alguém é uma forma poderosa de o fazer sentir bem. Alguns estudos indicam inclusive que a felicidade de quem ajuda, consegue ser superior à das pessoas apoiadas.

14 - Envolva-se em actividades que o fazem feliz
Existem uma série de actividades que comprovadamente nos podem fazer mais felizes. Contudo, se umas estratégias funcionam melhor com umas pessoas, outras nem por isso. Se não sabe o que o poderá fazer mais feliz, faça este teste e descubra o que poderá resultar consigo.

Para além disso, não faça sempre a mesma coisa, varie (pode gostar muito de comer lasanha, mas imagine que o fazia a todas as refeições… ao fim de algum tempo, já nem a poderia ver à frente).

««»»

Amanhã deixar-lhe-ei aqui as restantes estratégias. Votos de um dia feliz!

Foto: Mandolin Davis

3 comentários:

  1. Gostei e vou imprimir! Espero pelas restantes, tudo o que seja para tornar a vida mais positiva interessa-me :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei!! Depois retorno para buscar mais!! Acredito que com essas dicas simples, podemos mudar a nossa sintonia! Obrigada pela partilha!

    Tenha um dia iluminado!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails