quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Como aumentar as suas experiências positivas #2

Como prometido, e na sequência do post de ontem, deixo aqui as restantes estratégias para aumentar as suas experiências positivas.

««»»

15 - Viva o seu propósito de vida
Sabe aquele trabalho que até pagava para fazer? Aquele hobby no qual fica tão compenetrado que se esquece do tempo a passar? Aquele sonho que acalenta alcançar? Essas actividades estão relacionadas com o seu propósito de vida. (Se não souber qual o seu propósito faça este teste).

Uma forma de ter experiências positivas, é envolver-se diariamente em alguma actividade (por menor que seja) relacionada com o seu propósito de vida. Isso dará sentido à sua vida, uma sensação de que é esta a marca que quer deixar no mundo.

16 - Comprometa-se com os seus objectivos 
Vá mudando a sua vida para melhor, aos pouquinhos. Para tal defina objectivos claros a atingir. Se fizer todos os dias uma pequena tarefa para os alcançar, à medida que vai obtendo sucesso, transformar esses resultados em experiências positivas.

17 - Expresse a sua gratidão
Diariamente, faça uma análise da sua vida e vá revendo o que esta tem de bom. Isto fará com que se sinta grato e com que dê mais valor aos aspectos positivos da sua vida.

Poderá escrever um diário de gratidão (comigo não resulta tanto) ou fazer este exercício mentalmente, meditando no que tem de bom. Eu costumo dedicar uns momentos do meu dia, a agradecer a Deus as coisas boas que acontecem na minha vida (ok… e aproveito para pedir umas tantas outras).

18 - Opte por gastar o seu dinheiro em experiências positivas, em vez de em bens materiais
Para além do que é mesmo imprescindível, a satisfação com objectos tende a durar pouco (excepto se estiver relacionada com algum hobby). Já a vivência de experiências positivas, tende a deixar-nos memórias felizes para a vida. 

Ao invés de comprar o último modelo de iPad, que tal fazer umas mini-férias em família? De que acha que se vai recordar daqui a uns anos? Não creio que seja do bem material. Em vez de se transformar num workaholic, para ter mais e mais dinheiro para gastar com a sua família, o que acha que trará mais felicidade? Um pai presente ou mil e um brinquedos e um pai ausente?

19 - Participe em actividades culturais
Quando participamos neste género de actividades (quer através de um hobby como a pintura, quer pela visita a locais de interesse cultural, como o teatro), tendemos a abstrair-nos dos problemas, ficamos mais leves, mais positivos.

20 - Dedique algum tempo a relaxar 
Abrande o ritmo, faça algumas actividades que lhe permitam relaxar. As mesmas poderão tornar-se numa excelente experiência positiva. Faça medicação, receba uma massagem relaxante, tome um banho morno cheio de espuma… (encontra 40 sugestões para relaxar neste post).

21 - Cuide da sua saúde 
Um corpo são é essencial para se sentir mais positivo. Se por um lado, quando estamos bem, quase nem nos lembramos do nosso corpo, a doença pode minar a capacidade para apreciarmos bons momentos.

Pratique exercício físico que vá ao encontro do seu gosto pessoal (uma das actividades mais eficazes para incrementar a felicidade), aumente a sua energia (consulte este post e mais este), controle o stress (recorrendo, por exemplo, às técnicas sugeridas no número anterior) e opte por um regime alimentar promotor de felicidade

22 - Melhore a sua aparência
Comprar uma roupa que lhe assenta bem, fazer um novo corte de cabelo, melhorar o seu aspecto com maquilhagem… tudo isto a(o) fará sentir bem, na medida em que aumentará a sua auto-estima, sentir-se-á bem consigo mesma(o).

23 - Cultive a sua espiritualidade 
São cada vez mais os estudos que indicam que praticar actividades espirituais (que não têm necessariamente de estar relacionadas com uma igreja organizada) faz as pessoas mais felizes.

Acreditar que há algo maior que nós, fazer algo para sermos melhores pessoas e sentir-mo-nos apoiados nos momentos mais difíceis, incrementa as nossas emoções positivas.

24 - Pratique visualização positiva 
Num lugar sossegado e confortável, dedique alguns minutos a imaginar-se a alcançar os seus objectivos. Mas imagine que os alcança hoje. Crie uma imagem mental com todos os detalhes (as sensações, as cores, os cheiros, as reacções das outras pessoas…).

Para além de fazê-lo sentir-se mais optimista, normalmente, as pessoas que praticam esta técnica, têm mais probabilidade de alcançar efectivamente os seus sonhos.

25 - Prove a sua comida favorita
De vez em quando (se o fizesse com demasiada frequência, provavelmente deixaria de apreciar tanto), saboreie a sua comida favorita. Aprecie as cores, o cheiro e sobretudo o sabor. Poderá inclusive colocar uma música ambiente, para tornar a refeição mais agradável. Ah! E de preferência, faça-o em boa companhia.

26 - Ouça as suas músicas preferidas 
Faça uma selecção das suas músicas favoritas. Mas não pode ser uma selecção qualquer. Escolha músicas optimistas, que melhorem o seu estado de espírito. Como que por magia, poderá aliviar a sua mente e melhorar o seu humor.

27 - Entre em contacto com a Natureza 
O arvoredo, as flores, o oceano… as paisagens de cortar a respiração têm o poder de melhorar o nosso estado de espírito. Pode passear nos parques da sua própria cidade ou organizar um passeio a um destino mais longínquo (eu, por exemplo, sou fã incondicional da floresta de Sintra).

28 - Faça pequenas alterações à decoração da sua casa 
Não é necessário envolver-se num projecto muito dispendioso. Por vezes basta alterar alguns pormenores: reciclar um móvel, mudar os objectos de sítio, comprar umas almofadas novas, decorar uma jarra com flores…

29 - Reviva as suas lembranças felizes
Por último, pegue no velho álbum de fotos, assista aos filmes dos seus filhos em bebés, releia momentos felizes no seu diário… Parecerá que está a recuar no tempo e a reviver aqueles momentos bons. Diga lá se não fica com um sorriso no rosto ao ver a primeira roupinha que o seu filho vestiu quando nasceu? E é só um exemplo…

««»»

As sugestões estão dadas. Agora vem a parte que dá trabalho, que é tentar incluir estas actividades no seu dia-a-dia.

Uma forma de começar, é registar algumas actividades na sua agenda. Se conseguir introduzi-las na sua rotina, com o tempo tornar-se-ão um hábito. E se viver mais experiências positivas, acredite que será mais feliz do que é hoje.

Foto: Kicki

1 comentário:

  1. Já conhecia este blog, depois perdi-o e ontem voltei a encontrá-lo. No momento certo da minha vida. É tão bom ler o que escreve, de repente fica tudo muito mais azul! Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails