quarta-feira, 3 de outubro de 2012

2 formas de controlar o seu dinheiro

Em tempo de crise (e já estou fartinha dela!), mais do que nunca, é importante controlar o dinheiro que gastamos. 

Tenho 2 formas de controlar o dinheiro, de que ainda não vos falei.

A primeira é ter uma ficha com todos os meus contratos: telefone, internet, tv, seguros, etc. (copiei a ideia de uma amiga do trabalho - ela não se zangou). Mas vamos aos factos. A mesma deve conter as seguintes informações:
- Nome da empresa;
- Objecto do contrato;
- Data de início do contrato;
- Duração;
- Data de termo do contrato;
- Periodicidade do pagamento;
- Valor da prestação (mensal);
- Total anual;
- Data de aviso prévio (para não renovação do contrato).

O objectivo é antes do contrato terminar, negociar com as empresas melhores condições. Aquele que oferecer melhor relação qualidade/preço, passa a ser o meu fornecedor (se bem que há contratos que podem ser negociados a qualquer altura). Devo dizer, que tento sempre negociar com o fornecedor actual, mas se não conseguir cobrir a melhor oferta, paciência. Mudo, que eu não ando a nadar em dinheiro. 

Ah! Também sugiro fazer algo semelhante, no que respeita a contas poupança, ao crédito habitação, etc. É no renegociar que está o ganho... normalmente.

A segunda forma é ter uma ficha de registo de tarefas mensais. Esta trata-se de uma página que engloba todos os dias do mês, com uns quadradinhos para cada dia, onde registo as tarefas mais importantes a realizar. Normalmente, logo no início do ano, registo todos os pagamentos que devem ser feitos em determinados meses (por exemplo: pagamento do imposto de selo dos carros, idas à inspecção ou outros impostos). E o que ganho com isso? Na realidade nada, evito é gastos desnecessários com multas e juros de mora, por me esquecer de pagar alguma coisa. E acreditem, no passado, já me esqueci de pagar o selo do carro na data devida e... pimba, apanhei uma multa (que dinheiro mal empregado!).

Para não deixar estas folhas perdidas por aí, guardo-as na minha agenda de casa

E pronto, é isto. Até ver tem funcionado.

Foto: Ambert

7 comentários:

  1. Obrigada por partilhares ideias tão úteis!

    Nós já passamos por esquecimentos desse tipo de depois aconteceu o mesmo que a ti :(

    Beijokas
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  2. Também tenho essa preocupação, tudo sob controlo! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tambem ja iniciei esse tipo de fichas, principalmente a das tarefas mensais, mas utilizo mais os lembretes no telemovel. So que agora troquei de telefone e nao tenho as coisas direitas, mas tenho que tratar disso e tambem vou fazer isso na agenda pra 2013.
    Tens ideias muito praticas para as organizacoes :-)
    Bjinhos
    Marlene

    ResponderEliminar
  4. Muito boas as dicas, Mafalda!! Quando temos o controle do que estamos gastando, fica mais fácil de controlar. Obrigada pela partilha!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderEliminar
  5. Excelentes controles. Gustavo Cerbasi tem otimos livros a respeito tambem.
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderEliminar
  6. Como és organizada, acho que o exemplo da Estrumfina vai ajudar-te. Especialmente a parte do dinheiro para gastar: http://dinheiroevalores.blogspot.pt/2012/10/ordenado-semanal.html

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails