terça-feira, 2 de outubro de 2012

13 sugestões para começar o dia de forma positiva

Se há coisa que me irrita é começar o dia com o pé esquerdo. Até parece que daí por diante só me acontecem chatices. 

Apesar de actualmente não deixar que os acontecimentos matinais me afectem tanto, há alguns truques que utilizo para começar o dia de forma positiva. É incrível como pequenos gestos conseguem melhorar o meu dia. 

Deixo aqui 13 sugestões para começar o dia de forma positiva. Poderá utilizar algumas, ou todas, na íntegra. O importante é que escolha o melhor para si. 

1 – Deixe tudo preparado de véspera – Não há nada mais stressante que ter de andar a correr, para preparar tudo à última hora. No dia anterior, prepare coisas como: a roupa e acessórios que vai usar, a comida que vai levar para o trabalho, a sua mala… Garanto que é meio caminho andado para reduzir a ansiedade. 

2 – Acorde cedo – Pode até custar de início, mas vai ver que vai valer a pena. Com o tempo extra poderá arranjar-se com mais tranquilidade, ter tempo para um pequeno-almoço saudável e para outras coisas que lhe permitirão sair de casa mais relaxado. Também evitará correrias desnecessárias no trânsito. 

3 – Comece o dia com um hábito relaxante – Podem ser só alguns minutos, mas se criar um hábito relaxante logo pela manhã, começará o dia com menos stress, mais energia e emoções positivas. Poderá tomar um banho morno, ver o nascer do sol (adoro esta!), meditar… Mas das técnicas que, comprovadamente, mais incrementam o sucesso e o optimismo é a visualização positiva. Agradeça mentalmente as coisas boas que tem (família, saúde, carreira, etc.) e visualize o melhor futuro possível para si. 

4 - Tenha um mantra pessoal ou leia um pensamento inspirador – Leia um pensamento inspirador ou tenha visível o seu mantra pessoal. O importante é encontrar algo motivante, que o leve a agir de forma positiva durante o dia. Poderá encontrar estes pensamentos em livros-calendários (daqueles que têm uma frase inspiradora para cada dia), na Internet ou nos seus livros preferidos. 

5 – Dê/receba uns miminhos da sua família – As pessoas mais felizes, não descuram das suas relações sociais e familiares. De facto, começar o dia com abraços e beijinhos ao(à) seu(sua) parceiro(a) e aos seus filhos, costuma reduzir o cortisol (hormona do stress) até cerca de 7%. 

6 – Coma um pequeno-almoço saudável – Jamais salte esta refeição, uma vez que a mesma repõe as suas reservas de energia. Aposte num pequeno almoço saudável e pouco açucarado. Assim irá sentir-se mais energético, concentrado e com uma atitude mais positiva para enfrentar o dia. 

7 – Coloque a sua banda sonora optimista – Tenha à mão um CD com as suas músicas favoritas, preferencialmente, aquelas que tiverem algum ritmo e que transmitem uma mensagem positiva. Investigações sugerem que a música (quando bem escolhida), poderá incrementar a sua energia, reduzir o stress e melhorar o seu humor. 

8 – Faça exercício físico – Além dos benefícios físicos, o hábito de fazer exercício logo pela manhã, diminui os níveis de stress e eleva os níveis de serotonina e de dopamina, aumentando a sensação de prazer e relaxamento. Poderá dedicar alguns minutos a fazer alongamentos, a fazer caminhada ou algum outro exercício que seja do seu agrado (espreite esta sugestão).

 9 – Reveja a sua "to do list" – Começar o dia sem saber muito bem o que fazer ou quais as suas prioridades, é meio caminho andado para não cumprir os seus objectivos. Tenha uma lista com tudo o que necessita de ser feito e assinale as tarefas mais urgentes. Sempre que concluir uma tarefa, risque-a da sua lista. Isso dar-lhe-á uma sensação de alívio e dever cumprido.

10 – Comece por fazer a tarefa mais importante/difícil – Nem todas as horas do dia são iguais, sendo que os seus níveis de produtividade são maiores de manhã. Aproveite para concretizar a tarefa que considerou prioritária nestas alturas, quando terá mais probabilidade de se dedicar a 100% à mesma. Isto irá deixá-lo menos ansioso o resto do dia.

11 – Aprenda algo novo – Ler um pouco ou ver as últimas notícias sobre uma área do seu interesse, fará com que aprenda algo de novo e poderá inspirar positivamente as suas acções durante o dia.

12 – Relacione-se com pessoas positivas – Ligar-se a pessoas positivas logo pela manhã (um amigo, um colega de trabalho, um familiar…), poderá influenciar significativamente o seu dia. Em oposição, evite as pessoas que o desanimam, são agressivas ou estão zangados com tudo e com todos. Como as emoções são contagiosas, as pessoas com quem nos relacionamos, podem influenciar e muito o nosso dia.

13 – Tenha uma atitude positiva – Sorria às pessoas, seja simpático, anime quem está à sua volta, assuma uma postura positiva, aja como uma pessoa feliz. A verdade é que se exprimir como se estivesse muito feliz, mesmo que finja um pouquinho, o seu corpo emite sinais ao cérebro de que está a experimentar dada emoção e isso faz com que seja mais provável de experimentá-la na realidade. Para além das posturas físicas, imitar as atitudes das pessoas mais felizes poderá contribuirá para a sua própria felicidade!

Have a nice day! 

Foto: Rev. CD-Rom Fácil

7 comentários:

  1. Olá Mafalda :)

    Muito bom este post, muito completo!
    Quase que estivemos em sintonia no post de hoje.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas. Só de ler este post fiquei a sentir-me mais positiva:)
    Faço normalmente o nº 1 e o 9, mas os outros confesso que só às vezes. Curiosamente hoje, a caminho do trabalho,vim a fazer visualização positiva, sem saber!
    Bom dia!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Algumas destas coisas já faço, outras gostava de pôr em prática! Obrigada pelas dicas :)

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga. Vou me concentrar nesses princípios. Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Grata pela partilha de tão importantes sugestões.

    Um dia feliz
    :)

    ResponderEliminar
  6. Teu blog faz bem.

    Abraços do Brasil.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails