terça-feira, 3 de julho de 2012

Como ser mais optimista


Devo confessar que nasci no seio de uma família pessimista (faço uma excepção à tia N.). Eu própria fui bastante negativa durante muito tempo. Mas com o passar dos anos e, principalmente desde que comecei a fazer investigação sobre a «felicidade», que aprendi a pensar a maioria do tempo de uma forma mais positiva. 

As investigações comprovam justamente que é possível aprender a ser mais optimista. Também comprovam o quanto isto vale a pena, pois os optimistas tendem a lidar melhor com o stress, ficam doentes com menos frequência, tendem a ter uma vida mais longa e a ser mais bem-sucedidos, mas sobretudo, são mais felizes. 

Também quer ser mais optimista? Deixo-lhe aqui 17 dicas para o conseguir. 

««»» 

1 - Comprometa-se que a partir de hoje, será o autor da sua vida – O primeiro passo é decidir que quer efectivamente ser o autor da sua vida e, para isso, vai comprometer-se a tomar medidas diárias para se tornar mais optimista (ao nível das suas escolhas, dos seus pensamentos, etc.). 

2 – Concentre-se nas soluções e não nos problemas – Por vezes desperdiçamos tempo precioso a ruminar com pensamentos negativos. Aceite as coisas como são (já aconteceu e não pode mudar isso),  optando por concentrar-se na busca efectiva de soluções. 

Imagine que perdeu o emprego. Pode ser a altura ideal para mudar para algo que o realize mais, para iniciar o próprio negócio, para investir em formação, para dedicar mais tempo à família. É difícil, mas não baixe os braços, vá à luta. Aprenda mais pormenorizadamente como lidar com os seus problemas, lendo este post

3 - Pare de comparar a sua situação com a dos outros – Comparar-se com os outros é meio caminho andado para a infelicidade, pois haverá sempre algum aspecto em que as outras pessoas são melhores. Por vezes estamos tão «cegos» que nem conseguimos ver as coisas boas que temos, inclusive comparativamente com os outros. 

Procure antes melhorar a nível pessoal e inspirar-se em pessoas que sejam um bom exemplo para si, que o motivem a evoluir. 

4 - Valorize o que tem de bom – Certamente que já alcançou alguns sucessos na vida: constituiu uma família que adora, conseguiu entrar para a faculdade ou tem amigos que gostam de si… Registe num diário as coisas boas que lhe acontecem diariamente. Começará a ver as coisas positivas que o rodeiam, ao invés de ver só o que lhe acontece de mal.  

5 - Valorize-se a si mesmo, mas não exija a perfeição – É importante valorizar-se, aprender e tentar melhorar. Contudo, não ambicione a perfeição, ou sentir-se-á constantemente frustrado e pessimista, por nunca atingir o pedestal que desejaria. Não tenha ilusões, porque ninguém é perfeito. 

6 - Não seja um «crítico profissional», entusiasme-se com a vida – O facto de verbalizar constantemente os aspectos negativos das pessoas e das situações, fará com que sinta que tudo é muito mau e ainda contagia os outros com o seu negativismo. Opte por pensar em soluções para os problemas e por falar das coisas boas que acontecem todos os dias (por vezes, mesmo diante dos nossos olhos).  

7 - Encontre inspiração para ser mais optimista – Poderá ler livros sobre optimismo, ver sites da Internet com notícias positivas ou, a minha preferida, colocar pensamentos positivos que o inspirem, em lugares bem visíveis (por exemplo no ambiente de trabalho do computador, na sua agenda, etc.). 

Eu inspiro-me sempre com um «lema da semana», baseado em pensamentos com este, de Phillip E. Humbert: "Esperar o melhor não requer mais esforço do que temer o pior. E é mais saudável, mais produtivo e muito mais divertido."  

8 - Substitua pensamentos negativos, por positivos – Isto nem sempre é fácil, requer esforço, mas com a prática começará a ver o mundo de forma mais positiva. A ideia é que perante uma mesma situação, a tente analisar de forma positiva. 

Ex.: Ao invés de pensar “Bolas! Este mês só consegui poupar 50,00 €”, substitua por “Vá lá, apesar de tudo ainda consegui poupar 50,00 €”. 

9 - Mantenha uma comunicação positiva – Comece a incluir na sua linguagem expressões mais alegres e entusiastas. Diga “Estou bem” (em vez do tipicamente português “vai-se andando” ou “mais ou menos”), “Vou conseguir”, “Há-de correr bem”. 

Atente também à sua comunicação não verbal. Sorria mais vezes, mantenha uma postura confiante e um tom de voz animado. Isto ajudá-lo-á a sentir-se mais optimista (pois é essa a mensagem que está a transmitir ao seu cérebro) e também incentivará os que o rodeiam a sê-lo. 

10 - Sorria mais vezes – O sorriso é mesmo importante, pois ao fazê-lo estará a favorecer as conexões cerebrais associadas à alegria e ao optimismo. O bom disto, é que o seu cérebro começará a reagir de forma mais optimista perante os acontecimentos da sua vida. 

11 - Rodeie-se de pessoas optimistas - Para as pessoas mais sombrias parece que tudo está mal: ou é o mundo que “vai de mal a pior”, ou é o vizinho que é insuportável, ou o patrão que é um ganancioso, ou os malditos pássaros que o acordam de manhã, com o chilrear… Se quem está próximo de si for assim, será difícil não se deixar contagiar com tanto pessimismo. É muito mais fácil ser optimista se se rodear de amigos bem dispostos, que o apoiem e que têm perspectivas positivas face à vida.  

12 - Ajude os outros – O simples acto de fazer algo de bom pelos outros, tem o poder de aumentar a sua energia positiva. Para além disso, poderá sentir uma espécie de escudo contra a negatividade. 

Experimente deixar alguém passar na fila de supermercado, deixe um saco recheado de compras à porta de uma família necessitada (mesmo que anonimamente), visite aquele familiar idoso para o qual nunca tem tempo, faça voluntariado… 

13 - Seja realista, espere altos e baixos – Ser optimista não significa que deve ver tudo cor-de-rosa, é preferível que seja um «optimista realista». Espere altos e baixos na sua vida. Os problemas existem e não deve fingir que não os vê (essa atitude poderia ser perigosa). 

Contudo, não se deixe abater pelos maus momentos. Se quiser ser mais optimista, concentre-se nas soluções que poderão resolver os seus problemas, aja activamente para os enfrentar e tenha esperança num futuro melhor. 

14 - Encontre uma oportunidade em cada dificuldade – Por vezes requer esforço, mas tente concentrar-se no lado positivo de cada situação difícil que enfrenta. 

Ex.1: Imagine que tem um acidente de carro e destrói o veículo. Pense na sorte que teve por estar vivo. Esta pode ser a oportunidade para passar a apreciar cada dia como se fosse o último. 

Ex.2: Imagine que tem um patrão intratável, que o ridiculariza constantemente. Esta pode ser a oportunidade para o fazer lutar por um emprego melhor, ou até passar a ter um negócio próprio que o realize mais. Se o patrão intratável não se cruzasse no seu caminho, talvez nunca tivesse coragem para mudar para melhor. 

A ideia é reenquadrar cada problema e, se possível, tirar partido dele. 

15 - Acredite que quase nada na vida é permanente – Se hoje sofreu uma grande desilusão, lembre-se que nada na vida é definitivo. As pessoas mais optimistas têm mais consciência de que nada é permanente, com o tempo tudo acalmará. 

16 - Concentre-se no presente – É muito positivo reviver as lembranças felizes do passado e ter esperança no futuro, mas valorize igualmente o momento presente. Há pequenas coisas maravilhosas que acontecem todos os dias e que passam rapidamente. Aprecie mais o presente seguindo algumas sugestões deste post.  

17 - Imagine para si mesmo, o melhor futuro possível – Ter esperança num futuro melhor, fará com que se sinta mais optimista. Mas para aumentar essa esperança, não se fique apenas pelos sonhos, coloque por escrito os seus objectivos, o que será necessário fazer no seu dia-a-dia para os alcançar. Só isso, já o fará sentir que «é possível», que o seu futuro está nas suas mãos. 

Foto: Aitor Aguirregabiria

7 comentários:

  1. Bem preciso de seguir estes conselhos! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Adorei principalmente:
    2 – Concentre-se nas soluções e não nos problemas
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga!
    Precisamos ser otimista...
    Essas dicas são ótimas!
    Abraços!Uma terça feira
    abençoada e feliz pra ti.

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas!! A dica 14 é pra mim, rsrsrsrs.

    Tenha um ótimo dia!!
    Beijos!!♥

    ResponderEliminar
  5. Vou colar na porta do meu frigorifico. Bj** e feliz semana.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails