terça-feira, 31 de julho de 2012

9 sinais de que precisa de simplificar a sua vida

Se anda sempre numa correria, tem imensas tarefas sob a sua alçada, o stress já é habitual e mal tem tempo para si (quando mais para se preocupar em ser feliz), é altura de se questionar se necessita de levar uma vida mais simples. 

Esteja atento a estes sinais: 

1 – Passa a vida stressado por pensar que “não tem tempo” – Precisa de fazer uma pausa mental, pois o excesso de stress só quebrará o seu raciocínio e ainda fará com que não seja tão produtivo. Experimente deixar de fazer uma tarefa menos importante, e aproveite esse tempo para fazer uma actividade relaxante.

2 - Come a correr, nem que seja comida pouco saudável e sem apreciar verdadeiramente a refeição - Pelo menos uma vez por dia reúna a sua família e jantem calmamente. Aprecie a refeição. Para tal, descubra receitas rápidas, saudáveis e fáceis de preparar e planeie a sua ementa previamente. Se necessário, aproveite para preparar antecipadamente o seu almoço para levar para o trabalho (assim sabe de onde vem a comida e não terá de se preocupar em "comer qualquer coisa").

3 - A sua casa está sempre desarrumada e cheia de tralha - Estabeleça um plano: elimine a tralha e organize os espaços, divisão a divisão (num mês 1 ou 2 divisões, noutro mês outras, etc.). Recorra a organizadores, pois são fundamentais para manter os objectos no sítio.

4 - A sua desculpa mais frequente é: "não tive tempo" - Experimente algumas dicas para simplificar a sua vida em todas as áreas. Isto fá-lo-á ganhar um tempo extra.

5 - Por vezes vê tanta coisa por fazer, que não sabe por onde começar - O melhor mesmo é pôr as mãos na massa e começar a agir. Qual o melhor momento? Agora! Ponha de lado a procrastinação e passe à acção. Comece com uma tarefa menor. Ao concluí-la ir-se-á sentir mais motivado para continuar.

6 - Todos se queixam que não tem tempo para eles - Comece a delegar mais tarefas, seja produtivo no tempo de trabalho e saia a horas, não diga sempre «sim». Só assim conseguirá ter tempo para as pessoas mais importantes da sua vida.

7 - Perde muito tempo com as novas tecnologias - Agende 2 momentos por dia para consultar o seu e-mail, não dê o seu número de telemóvel a toda a gente, limite o tempo de navegação diária na Internet (e respeite esse limite), etc.

8 - Nunca faz as coisas que realmente adora - Tanto pode ser cultivar um hobby, como saborear pequenos prazeres do dia-a-dia, como concretizar um sonho que há muito acalenta. Registe essa actividade na sua agenda, e dedique um espaço do seu dia a concretizá-la. 

9 - Não faz nada para ser mais feliz - Por vezes andamos ao sabor da corrente, fazendo somente o que se espera de nós. Contudo a vida é só uma, e se quer dar-lhe um sentido, reflicta bem na altura de fazer escolhas: é importante que também escolha ser feliz e que aja nesse sentido.

Foto: Toni Blay

4 comentários:

  1. Ai Mafalda, infelizmente quase todas se aplicavam a mim, com excepção das refeições pouco saudáveis porque nisso tinha alguma atenção.

    A mim também se aplicavam outras que eram demasiada irritabilidade e discussões com a família.

    Mas repara que coloquei os verbos no passado, o que significa que estou no bom caminho :)

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  2. Grande verdade amiga!
    Ótimas dicas para reduzir o estresse
    e vivermos mais leves.
    Abraços! Um dia iluminado pra ti.

    ResponderEliminar
  3. Boas sugestôes amiga...É bom para aliviar o estresse
    Beijinhos de luz*** no seu coração.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails