quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pedido de opinião - crédito de habitação

Como já aqui referi, renegociei o meu crédito de habitação e reduzi o prazo para o pagar. O objectivo era amortizar o mais rápido possível, pagando menos juros. Actualmente faltam-me 8 anos para pagar esta dívida e, estou a pensar fazer tudo por tudo para conseguir pagá-la ainda mais cedo (seria bom ver-me livre de dívidas aos 30 e tal anos de idade).

Todavia, isto requer um esforço considerável, pela elevada prestação que pago mensalmente. Ainda não fiz todas as remodelações que gostaria, não tenho tudo decorado como sonho, não gasto muito dinheiro em roupa ou acessórios... Só não abdico das férias (e acreditem que até nisto poupo) e das experiências em família.

Mas às vezes questiono-me. Fartei-me de estudar, trabalho imenso e parece que o dinheiro é sempre curto. A comparação com os outros é do pior que podemos fazer, mas às vezes faço-o. Comparo-me com pessoas que conheço de perto e que não fizerem nem metade dos meus esforços. Pagam pouco ao banco, mas andam constantemente em cabeleireiros, a mudar de carro, a vestir o último grito da moda...

Tenho o essencial e às vezes dou um mimo a mim mesma. Mas gostaria de saber a vossa opinião. Acham que estou a exagerar  ou também preferem livrar-se das dívidas o mais rápido possível?

21 comentários:

  1. Imagina que daqui a 7 anos morres... ( desculpa a sinceridade, e que o diabo seja cego surdo e mudo)...achas ( ou os teus) que valeu a pena tanto esforço???
    na minha opinião, pagar e morrer quanto mais tarde melhor...prefiro aproveitar a vida e a casa, vou pagando...devagar...é como se tivesse de pagar uma renda (é para a vida toda!).
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu sou assim como tu, detesto dívidas nem que seja de um euro.
    No teu caso acho que estas a gerir muito bem essa situação, quanto mais depressa te livras disso melhor...
    Quanto ao comparaste cm os outros...olha acho que deves pensar assim :eles vão andar muito mais tempo a pagar essa dívida, e quando tu estiveres livre disso vais poder gozar melhor,sem preocupações e sabendo que esse tecto está garantido para o resto dos teus dias.
    É claro que também não deves viver obcecada com isso e deves permitires-te a ti aos teus uns mimos de tempos a tempos! bj

    ResponderEliminar
  3. Faz todo o sentido o que dizes. Prefiro primeiro pagar o que devo e depois se der para grandes luxos ai sim. E essas comparações todos nós fazemos, porque por vezes achamos que não é justo e sinceramente não é. Mas não é por isso que és menos feliz, a felicidade não é igual para todos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. e uma questão de prioridades. A tua prioridade é poupar para liquidares uma divida o mais depressa possível. Outros não tem como prioridade para um credito habitação para poderem ir ao cabeleiro, ter roupa nova e blablabla. Se te tivesse no teu caso, faria exactamente o mesmo que tu.

    ResponderEliminar
  5. Vou ser muito sincera.
    Não gosto nada de créditos, e gosto de despachar esse tipo de empréstimos ao consumo o mais depressa possível.

    Em relação á casa, tenho uma opinião diferente e acho que não deves encarar isso como um fardo tão pesado. Na minha opinião, se puderes baixar a prestação e alongar alguns anos do crédito, devias fazê-lo. É um esforço demasiado grande e demasiado sacrifício para ti e para a tua família. Imagina que acontece algum revés, alguma despesa inesperada, corres o risco de muitas famílias que tiveram de abrir falência.

    Não quero assustar-te, só acho que deves levar isso com mais naturalidade, e não viver os próximos anos cheia de preocupações e de restrições.

    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isto mesmo...concordo em pleno com a Carla.Além da casa, tenho o crédito do carro , que é muito pouquinho ( por sinal tenho o dinheiro para amortizar), este sim concordo em pagar rapidamente.A casa não.A casa vou pagando, vou disfrutando a vida, vou-me mimando a mim e à minha familia...
      Um dia, a casa será da minha filha ( ou dos meus filhos)!
      bjs

      Eliminar
  6. Sim, eu acho que fazes bem. Devemos procurar livrar-nos de creditos o mais rapido possivel e pagar o minimo de juros! 8 anos passam depressa e depois estas livre pra aproveitar esse velor de outra forma e, ficas com um bem que te pertence e sera um dia para alguem da tua descendencia (quem sabe :-) )
    A maioria das pessoas vive acima das suas possibilidades e para isso endividam.se, nao acho saudavel estar sempre com a preocupacao de pagar o creito todos os meses e esticar o dinheiro para o cumprir...
    Boa sorte, e que consigas pagar em 5 anos :-)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu tambem detesto dividas e a unica que tenho é a do credito á habitação. E tambem gostaria de me livrar dela o mais depressa possivel.

    É uma questão de prioridades. Desde que não se torne uma obcessão e não interfira com a tua felicidade, acho que fazes muito bem.

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Eu concordo com a tua maneira de pensar, quanto mais cedo melhor! Bjs

    ResponderEliminar
  9. Cada um é feliz à sua maneira. Se calhar nem esticar muito o crédito nem encurtá-lo em demasia, no meio estará a virtude.Para mim foi um descanso acabar de pagar o crédito à habitação pois mesmo que algo corra mal, em termos de emprego, pelo menos tenho um "teto" e isso faz-me sentir feliz.A si,o que é que a faz feliz? O pensar que brevemente a casa é sua ou andar preocupada com esse encargo e ir ao cabeleireiro, andar no último grito da moda, ter um bom carro?
    Ou se opta pelo descanso interior ou pela "beleza" exterior.São opções!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia!
    Eu compreendo-te perfeitamente e concordo com dar prioridade a pagar a casa...a verdade é que a longo prazo nunca sabemos o que pode acontecer e não ter dívidas abre muitas portas. Claro que os sacrifícios a que te referes também podem ser relativos, ou seja, se tivesses mais dinheiro passava-lo a gastar em cabeleireiros e sapatos? Uma vida feliz vem da simplicidade e tantas vezes de pequenas coisas, como nos tens demonstrado! Força e continua com este blog maravilhoso!

    ResponderEliminar
  11. Acima de tudo e como em tudo CADA UM SABE DE SI! Mas claro que inevitavelmente caímos na tentação da comparação! Eu também gostava de poder reduzir o tempo para saldar a única divida que temos: crédito à habitação! Mas infelizmente, com o meu vencimento curto e o meu maridão desempregado há N, não vai dar para isso tão cedo... mas acredita que se pudesse preferia apertar o cinto mais 8 anos e depois ter esse valor para mimos e aforros, respirando sempre fundo porque era MINHA A CASA e um dia as minhas filhas já tinham com que ficar, além de terem na mesma podido desfrutar da mãe. Que poderia não ser a mais bem vestida, arranjada, perfumada lá do bairro, mas nem por isso deixou de estar lá para elas e de ter tempo para as fazer felizes...

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo e cá em casa também trabalhamos para poupar e livrar-nos do crédito habitação. Quanto ao resto, também prefiro comprar menos bens materiais e desfrutar mais da vida e da minha família. Tenho aprendido que não precisamos de muito para sermos realmente felizes!

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que deves gerir esta situação de uma maneira lúcida. Neste momento sentes-te sobrecarregada com a prestação do crédito à habitação, ainda que isso signifique que te vais ver livre dela mais cedo? Vale a pena o esforço extra que estás a fazer? Não te estás a privar de coisas que sentes necessárias para a estabilidade do vosso dia-a-dia? Com este pagamento maior, tens hipótese de se te acontecer um imprevisto (porque não estamos livres disso) poderes responder financeiramente a esse imprevisto?

    Tenta responder a estas perguntas e depois, mediante as respostas, decide o que achares melhor para vocês.

    Não sei se ajudei, mas pelo menos tentei :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Na minha opinião faria exactamente o mesmo. Como já aqui o li, é verdade que podes não estar aproveitar tudo, mas também quando te vires livre desse crédito habitação, era prudente que não te metesses em mais nenhum crédito. Podes aproveitar ainda melhor o tempo e qualidade de vida daqui a 7/8 anos e secalhar a tua filha ou filhos, até irão aproveitar melhor essa fase do que ela acontecesse agora.

    ResponderEliminar
  15. Eu também prefiro livrar-me das dividas e se possivel nem sequer ter dividas o mais depressa possivel.

    Claro que sem dividas temos muito menos stress parece que até respiramos melhor, eu e o A. temos o carro para pagar e até nisso estamos a tentar reduzir o tempo. :-)

    ResponderEliminar
  16. Olá Mafalda,

    Há 2 coisas a considerar aqui: o "peso2 da prestação da casa no orçamento familiar e a comparação com os outros.

    Se a prestação da casa permite pagar as contas e apenas reduzir o que fica disponível para gastos supérflos, estás bem.
    Reconsidera as férias em casa de amigos e familiares para poderes poupar o subsídio de férias e utilizá-lo ao longo do ano todo como aumento do ordenado para poderes dares-te um mimo todos os meses.

    Se o aumento da prestação implica reduzir as despesas que já têm, a negociação não foi bem feita e tem de ser feita novamente.

    -A comparação com os outros: os outros são os outros, têm a vida e despesas deles. Podem inclusivé estar individados até ao pescoço (e não o anunciar, claro) mas continuam a fazer vida para inglês ver. E aqui, querida, o inglês és tu.
    Se não soubessem que alguém os admiraria ou invejaria, viveriam de forma menos ostensiva.

    O importante não é o que se mostra, é o que se vive. Trabalha para viveres melhor.
    Nem sempre trabalho é oferecer serviços a outros, ás vezes passa por ir ainda mens vezes ao cabeleireiro...

    Gosto muito deste vídeo. Aconselho.
    http://www.youtube.com/watch?v=8UyLK0Zd_6M

    ResponderEliminar
  17. Mafalda muitas vezes as pessoas ostentam por fora aquilo que não é a realidade, como eu costumo dizer prefiro abdicar da manicura, cabeleireira, entre outras coisas , ainda mais neste momento porque fiquei sem emprego, e ter o frigorífico cheio , onde não me falte de comer, porque há pessoas a levar um nível de vida exagerado , e em casa não tem um prato de sopa! nem tudo o que luz é ouro, vive de acordo com os teus princípios, e os teus sacrifícios serão reconhecidos no Futuro certamente, tens um mimimho no meu blogue, beijo grande

    ResponderEliminar
  18. Hoje em dia o crédito em meu país (Brasil) anda com taxas de juros baixíssimas. Eu acredito que seja até um desperdício não aproveitar do crédito imobiliário.
    Hoje temos dinheiro no banco para pagar nossas dívidas (que são apenas do mês do cartão de crédito e de nosso apartamento), mas preferimos investir o dinheiro que temos ao invés de quitar nossas dívidas.
    Eu creio que a sua questão é importante, mas o melhor é entender um pouco a sua situação.
    Se hoje os juros de sua dívida estão muito altos o melhor é sempre renegociar (aliás mesmo que não estejam altos). Se for possível se sacrificar hoje para ter um grande ganho no futuro melhor!
    Agora, eu não acredito que sac'rifio e privação total de tudo! O momento que vivemos hoje é importante e creio que hoje é sempre um ótimo momento [para sermos felizes.
    Um beijão,
    PS: sou mega fã do seu blog e acabei criando o meu inspirado por você (http://sejafeliztempo.blogspot.com.br/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que não me privo de tudo (por exemplo agora estou de férias no Algarve com a família). Contudo, claro que tenho de fazer alguns sacrifícios, mas cheguei à conclusão que irá valer a pena. Imagina daqui a poucos anos, a liberdade que terei com menos essa prestação mensal. E há sempre actividades que nos fazem felizes, com menos dinheiro. É certo que quando escrevi este post estava numa crise de consciência (muito por culpa da «comparação social», mas já me passou.

      Por cá, os juros até estão baixos, e foi justamente isso que aproveitei. Ando sempre a renegociar com o banco.

      Fico feliz por este blog de alguma forma te ter inspirado. Vou passar a conhecer o teu cantinho.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Amei conhecer seu blog. Foi realmente uma inspiração.
      Um forte abraço e todo sucesso nesse novo desafio!

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails