sábado, 19 de maio de 2012

Finalmente em casa!

Finalmente a Letícia teve alta, já estamos em casa. Aquele sorrisinho lindo reapareceu e já fala pelos cotovelos (como é habitual nela).

Desde que entrou para a escolinha já teve 3 crises de asma, sendo a última a mais forte de todas. Ontem esteve a ser consultada pelo médico e a fazer análises para verificar se é alérgica a alguma coisa. Infelizmente há a probabilidade de ter bronquite, pois existem muitos casos na família (eu tive em criança, a minha mãe, a minha avó, uma data de primos, o irmão do meu marido...).

Durante a estadia no hospital tive tempo para repensar a minha vida: naquilo que é realmente a minha prioridade (a família, sem dúvida e, especialmente, a minha filha), em como quero aprender a ser a melhor mãe possível (quero voltar a ler mais livros sobre educação), em como as amizades são importantes nestas alturas (não imaginam a força que obtive dos vossos comentários, dos e-mails, dos telefonemas dos amigos, das visitas - OBRIGADA por isso!).

Ao mesmo tempo, senti-me abençoada pela filha que tenho. Inteligente, educada, muito simpática para todos (também faz as suas birras, mas nada como vi naquele hospital - vi um filho a dar pontapés ao pai, uma miúda a dar bofetadas na mãe...). Jesus!

Infelizmente, também vi como as aparências iludem. Uma criança proveniente de uma família problemática, com a mãe a dar imenso carinho à filha. Por outro lado, vi uma senhora de classe alta que honestamente não demonstrou o mínimo amor pelo seu filho, estando constantemente a criticá-lo. Usava frases do género "O menino é mesmo um porco! Só sabe é sujar-se! Coma se faz favor! Você é mesmo uma vergonha". (Como é que o miúdo não se iria sujar? Tinha ano e meio e a mãe nunca lhe colocava babete. Para além disso, nunca a vi dar um sorriso para a  criança. Até as enfermeiras estavam a ficar «passadinhas» com a situação... Pior fiquei, quando ela me disse, que aquele filho foi um castigo na vida dela. Como é possível? Um filho é sempre uma bênção!). Enfim... há mães assim.

Mas por agora, a minha prioridade é identificar as causas por detrás dos problemas de saúde da Letícia. Só assim saberei lidar o melhor possível com a situação. No meu íntimo ainda estou a torcer para que não tenha bronquite. Esperemos que não.

Um abraço e obrigada a todos!

20 comentários:

  1. ainda bem que já esta em casa..bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  2. Que bom! Desejo que tudo se recomponha depressa e que esse sorriso permaneça! Sei o que é estar com filhotes no hospital! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Mafalda, estou contente por si e pela Letícia.
    Telefonei para o seu trabalho a saber das melhoras da sua filha.
    Oxalá continue a melhorar e não tenha grandes problemas para a felicidade da família e dos amigos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo regresso da princesa! Pensamento positivo e continue a ser essa mãe fantástica e a dar-lhe o que é mais valioso para ela: carinho, atenção, amor e muito muito muito MIMO!!! Para isso não tem que se ter 1 cêntimo sequer!!!!

    ResponderEliminar
  5. Mafalda, ainda bem que a menina já esta melhor. Espero que realmente não seja bronquite. É incrível o tipo de mães que se vê por aí.

    Beijinho Grande!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Mafalda,
    Que notícia boa, Letícia em casa!
    Infelizmente há mães que não merecem o título de MÃE, como é o caso em que citaste dessa senhora de classe alta. Eu me pergunto onde foi parar o sentimento materno? Nem animais agem dessa forma com suas crias.

    Cuide bem de sua pequena e terás orgulho dela.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Que bom que já tens o teu rebento em casa!

    A asma é mesmo uma coisa muito difícil, só quem a tem é que percebe a aflição de não se conseguir respirar. Hoje tenho-a controlada, mas em pequena, bastava um serão bem passado e cheio de risadas para a asma não me largar durante a noite: tinha que dormir sentada para conseguir respirar. Isso mesmo, rir espoletava os meus ataques. Que coisa tão deprimente.

    Beijinhos grandes e as melhoras.

    ResponderEliminar
  8. Olá, que bom!! já esta em casa é o que interessa
    há mães que não merecem ter filhos..´
    Bjs e as melhoras na recuperação da tua princesa...bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga!
    Graças a Deus já estás em casa com a Letícia.
    Já passei por momentos assim com meus filhos,
    depois que cresceram não tiveram mais crises.
    Seu depoimento é muito real... Ficamos tristes
    de ver como existem mães que não merecem ser mães.
    Mas, fazer o quê não é?
    Abraços! Um final de semana abençoado repleto de amor e saúde

    ResponderEliminar
  10. Olá Mafalda, não cheguei a tempo de te dar uma palavra de conforto, mas fico muito contente que a Leticia esteja a recuperar bem. Nem imagino o que é ter um filho internado Graças a Deus! Mas tu sem dúvida és uma excelente mãe e ela com certeza se sentiu melhor por estares perto.

    Que raio de mãe que encontraste nesse hospital, bolas! Deus dá nozes a quem não tem dentes...

    Beijinhos e que tudo corra pelo melhor com a princesa :)

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que a sua menina está bem e já em casa. =)

    Agora a história da outra mãe é que me deixou estupefacta! Ela devia era ter vergonha na cara! enfim...

    ResponderEliminar
  12. Mafalda, que bom saber que Let´ciia já está em casa! Eu sei bem o que você sentiu no hospital, pois passei por 5 internações, só que acompanhando minha mãe, e pude ver e sentir os mesmos problemas relatados, doentes abandonados, mães e pais doentes sendo agredidos verbalmente por suas famílias, ou sendo tratados pelo que o dinheiro compra, mas sem carinho, de doer o coração!
    Mas repensar a vida é muito bom, revalidar nossas escolher e estar sempre certo de que A felicidade é o caminho, minha amiga!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  13. Que bom já voltou para casa, as melhoras para a nininha, Mafalda de certeza que já és uma ótima Mãe, mas compreendo-te, ainda não sou mãe mas imagino que quando se tem um filha/o doente se perde o chão. Muita força, beijinhos Felizes para as duas <3

    ResponderEliminar
  14. Que boas notícias!!! Fico muito contente por ela já estar melhor.

    É tranquilizador ver os nossos filhos bem e é absolutamente deplorável o que contas das outras mães. Há crianças que sofrem todos os dias, a toda a hora. Pode não ser físico mas é psicológico, o que considero ainda pior.

    A vida é mesmo ingrata. Tantas famílias que não conseguem ter filhos e têm tanto amor para dar e depois vê-se este tipo de gente a comportar-se desta forma. Nem sabem a sorte que têm...

    Bjs e fico a torcer para que não tenha nada ;)
    Anabela

    ResponderEliminar
  15. Olá Mafalda,que ótima notícia saber que sua filhota já está em casa. Ela ficará bem. És uma pessoa incrível, preocupada em crescer e aprender sempre.Mesmo numa situação delicada conseguiu fazer uma auto-avaliação, refletir sobre si própria, observar o que estava a acontecer com as outras mães e seus filhos e tirar importantes lições que nos transmitiu aqui nesse espaço de tantas alegrias e felicidades.
    Desejo ardentemente que sua Letícia esteja o quanto antes recuperada de todo.
    Obrigada por partilhar connosco. Beijinhos enormes.
    Elis Dias

    ResponderEliminar
  16. Mafalda quantos aprendizados, quantas lições de vida. Mesmo numa situação tão delicada você conseguiu fazer uma auto-análise e se ver como mãe, sua dedicação, o que pode melhorar, enfim. Conseguiu perceber ainda o que estava a acontecer com as outras mães e seus filhos, como algumas pessoas não tiveram o "clique" do que é ser mãe, do que é uma família, enfim. Estou daqui na torcida que sua Letícia esteja ótima o quanto antes. Obrigada por suas partilhas. Fiquem bem.
    Beijinhos enormes.
    Elis Dias

    ResponderEliminar
  17. Olá é a primeira vez e espero não seja a ultima (se bem que espero por outros motivos)que comento aqui.Antes de mais espero que a sua filhota fique melhor e o que me leva a escrever é a explicar-lhe o que aconteceu com um filho de uma amiga minha:Ele estava sempre no hospital com crises que parecia asma mas que nos exames nunca se revelou nada!!Até que cansada com a situação resolveu ir a um homeopata e a conclusão a que chegaram foi que era provocado pelo leite!!! Bebia leite daquele tipo Mimosa ,Gresso enfim esses de pacote até que começou a dar leite do dia daquele tipo Vigor e a partir dai nunca mais teve crises já lá vão uns bons 6 meses. Espero que não leve a mal estar a dar este conselho até porque não sei se já dá leite tipo Vigor á sua filhota mas como as semelhanças são muitas decidi arriscar. Beijinhos grandes e as sinceras melhoras.
    Marina Melo

    ResponderEliminar
  18. FOci contente de saber que a pequena p+rincesa está melhor e em casa. Quanto às atitutdes que referes quando estive no hospital com a minha filha senti que as mães que tinham menos dedicavam se mais aos filhos, houve lá uma mãe que deixou o filho 2 dias com a avó para poder aproveitar e ir às compras e arranjar-se!Quando chegou só perguntou como ele estava e depois foi para o bar do hospital com uma amiga lanchar. É triste mas no meu caso só me deu mais razão para saber que sou uma boa mãe e que trato dos meus filhos com todo o carinho. Nestas alturas reflectimos em tudo e mudamo muitas coisas. Desde que estive no hospital com a minha filha que todas a noites me abraço a ela e lhe digo o quando a amo, comecei a fazer o mesmo com o mais novo. Mesmo que se portem mal durante o dia, mesmo que tenham ido para o castigo, precisam de saber que apesar de tudo nós os amamos e que têm em nós um porto de abrigo. Beijinhos grandes.
    Susana

    ResponderEliminar
  19. Ai Mafalda fiquei triste só de ler imagino que tivesse visto essas coisas!
    Que revolta fogo!

    Tem se visto tantas cenas por aí de filhos a tratar mal os pais e vice-versa.
    Às vezes penso não será muitos desses comportamentos dos filhos, a dar pontapés ao pai e por aí fora falta de atenção dos pais e de carinho!

    Como se costuma dizer: "Gentileza, gera gentileza", "Amor gera amor"
    Este é um tema que daria muito que conversar!

    Mas o que nos interessa agora é a tua Leticia!
    Fico feliz por saber que está em casa.
    Como ela se encontra?

    Beijos às duas

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails