sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A sua pele tem problemas? Saiba porquê.

Recordam-se de há uns tempos ter falado das causas do cancro? Desta vez, resolvi analisar o que pode fazer com que tenhamos uma pele feia (nomeadamente envelhecimento precoce, acne, pele baça, rosácea, caspa, celulite, etc.). E chego à mesma conclusão: que temos de mudar de hábitos alimentares e de estilo de vida. A par disso só beneficiaríamos com a implementação global de hábitos ecológicos. Cada vez estou mais convencida de que existem factores comuns que afectam o nosso aspecto e o nosso estado de saúde global.

A verdade é que, quando a nossa pele está com mau aspecto, de acordo com a nutricionista Karen Fischer, está a chamar-nos à atenção para algum, ou normalmente vários, desequilíbrios no nosso organismo.

Eis os factores que afectam o aspecto da pele:
- Genes (se tiver a sorte de ter «bons» genes, está safo de muitos problemas!);
- Dieta (envolve a nutrição, a hidratação e o equilíbrio do pH);
- Radiação UV da luz solar e os radicais livres que esta provoca;
- Estado do fígado;
- Estado dos intestinos e tipo de digestão;
- Circulação sanguínea e linfática;
- Stress;
- Sono;
- Substâncias químicas;
- Tabagismo;
- Drogas (inclui alguns medicamentos);
- O avançar do tempo (quanto a isto não pudemos fazer nada).

Por exemplo no caso da dieta, os cientistas têm comparado as sociedades modernas com culturas que ainda vivem e se alimentam de forma tradicional. Sabem quais os resultados? A acne é inexistente ou muito rara nas culturas tradicionais.

É por isso importante mudar para ter um aspecto mais radiante e uma saúde mais vigorosa. Mas para começar a ter uma pele mais bonita, dê uma espreitadela a este post.

Foto: Google images – Autor não identificado.

9 comentários:

  1. Pena que cada vez mais a alimentos sejam processados! E a falta de tempo da "mãe" de familia acaba por obrigar a que se compre produtos embalados e pŕe-feito.
    Qualquer dia estamos a comer borracha...

    ResponderEliminar
  2. Ó Mafaldinha e o que eu sofro com isso... Sempre me lembro de ter acne e já tomei medicamentos, já fiz tratamentos, já fui a dermatologistas e quando paro, volta tudo outra vez. Até já deixei de beber leite com lactose, por causa disso.
    Já não sei mais o que mudar...
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Boa postagem!
    Os hábitos alimentares são fatores fundamentais para equilíbrio de nosso organismo.
    Abraços e uma linda tarde

    ResponderEliminar
  4. A minha pele reflecte em modo automático o meu estado de cansaço... Noites mal dormidas por causa de um filhote traquina que dorme mal aliadas ao stress do trabalho, são misturas explosivas!! Normalmente fico cheia de borbulhas e com a pele baça... Obrigada pelas dicas...beijocas grandes!

    ResponderEliminar
  5. A pele também é o espelho da alma!!!
    Adorei seu poster!!

    Tenha um Belo Fim de Semana!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderEliminar
  6. ProjetandoPessoas, pela primeira vez no Prêmio TOP BLOG, na lista dos TOP 100 na categoria Variedades! Estou MEGA FELIZ e Emocionada!!!
    Além do orgulho de ter a popularidade dessa votação(através do apoio dos amigos), a honra de obter a análise de um júri acadêmico!!!!
    Ao segundo turno, rumo aos TOP 3!!! Agradeço a todos e especialmente a você que muito tem contribuido para me dar força a prosseguir!!!
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  7. Pois a alimentação importa muito. Se bebermos muita água também contribuímos para uma pele mais bonita. Pelo menos eu noto. Não sei é que tipo de creme devo usar. Não tenho rugas mas e já sai da idade do acne, mas na altura do período sempre me sai uma ou duas. Que creme devemos suar quando andamos nos 30???

    ResponderEliminar
  8. L.: Honestamente nos 30, pelo menos à noite deves usar um anti-rugas, para prevenir. Acabas por hidratar e prevenir o que ainda não tens. Mas realmente, pelo que tenho lido, é muito mais importante hidratar por dentro (através de água e da alimentação). Podes obter mais informação no livro da nutricionista acima mencionada.

    De manhã, utiliza um hidratante direccionado a pele talvez mista ou oleosa. Podes sempre pedir opinião a um especialista, mas sinceramente comigo nunca funcionou, até parece que a minha pele ficava em piores condições. Por isso, fui por tentativas até acertar (pena ainda não ter acertado com o champô... lol). Mas olha, nisto dos cremes ainda sou muito preguiçosa, no meu caso quero é ir alterando a alimentação aos poucos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails