quarta-feira, 27 de julho de 2011

Cuidar da Natureza... precisa-se!

No Domingo foi o meu aniversário de nascimento (31 - não, ainda não me sinto «cota») e de casamento (7 - o quê, mas já?). Aproveitei para ir conhecer o Jardim Botânico de Lisboa.

Se há coisas que contribuem para o nosso bem-estar é a comunhão com a Natureza, passear por locais floridos e verdejantes. Mas uma coisa é passear por entre elementos naturais bem cuidados, outra é ver nítidos sinais de negligência.


Sinto que o Jardim Botânico foi em tempos um espaço fantástico, com as suas árvores exóticas, as alamedas misteriosas, as construções antigas em pedra, o cantar dos pássaros e o borboletário (na fotografia ao lado).

Mas hoje em dia, sinto uma certa tristeza por ver este espaço negligenciado: plantas secas por todo lado, um lago muito sujo, outro sem água nenhuma, bancos deteriorados...

É uma pena que no nosso país, neste e noutros locais não se trate a Natureza com o devido respeito. Os espaços cuidados acalmam a nossa mente. Por outro lado, tendo o nosso país tanta potencialidade para o turismo, é uma pena não aproveitarmos estes recursos da melhor maneira. Aliás, na minha perspectiva todos nós temos o dever de defender o ambiente e de cuidar do futuro das próximas gerações.

Perguntei ao senhor que me vendeu o bilhete, a razão pela qual o jardim se encontra assim. Respondeu-me que só há um jardineiro profissional e dois ajudantes a tratarem daquele espaço todo (o que é claramente insuficiente). Não conseguem encontrar pessoal qualificado.

Se for pela falta de verbas, até aceitava pagar um pouco mais pelo bilhete (por acaso é baratinho), se o espaço tivesse devidamente cuidado. Mas se o problema é falta de pessoal, já sabem: se conhecerem um jardineiro profissional... avizem-no.

Fotos: Mafalda S. - Jardim Botânico de Lisboa.

18 comentários:

  1. Parabéns atrasados!
    Realmente quando fui ao Jardim Botânico também fiquei desiludida :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece-me estranho que não encontram mais pessoas, ou é os cortes?

    ResponderEliminar
  3. Deve ser a crise :(. não acredito que não hajam jardineiros!

    Concordo contigo, TEMOS MESMO de proteger o que temos!

    BJ

    ResponderEliminar
  4. Que pena... a malta só quer ser doutor, ninguém quer ser jardineiro...!

    ResponderEliminar
  5. Olá querida Mafalda, BOM DIA!!Que bela maneira de passares um dia tão especial e embora atrasada aqui ficam os meus sinceros PARABÉNS e desejos de tudo de bom para ti, obrigado pela partilha destas fotos fantásticas, embora ao mesmo tempo me entristeça saber que estão ao abandono e que sujeitamo-nos um dia a perder por descuido e negligência de quem gere estes espaços que deviam ao maximo ser preservados e cuidados...

    beijinhos!!

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  6. Adorei as fotos do botânico com que nos congratulou e aproveito para lhe dar os parabéns! Que a vida lhe sorria sempre! Bjs

    ResponderEliminar
  7. Mafalda, parabéns duplos e atrasados..
    Eu conheço o jardim botânico e acho mesmo que ele está sub-aproveitado. Está bem localizado e é um espaço agradável que podia estar em melhores condições e assim chamar mais pessoas (as pessoas voltam onde se sentem bem).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá minha querida!!

    Parabéns atrasado Mafalda!!!
    Espero que tenhas tido um dia muito feliz.
    Agora quem está a sentir-se cota sou eu, onde já vão meus 31 anos?? Hahahahaha...

    É incrível o descaso do nosso país a espaços como este, existem imensos espaços verdes com muito potencial, deixado ao abandono.
    Igualmente incrível é o facto de não encontrarem profissionais competentes, num momento em que se fala tanto de desemprego. Impossível compreender isso!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. u,mas com certeza o dia do seu aniversário brilharia muito mais. Parabéns e muitas felicidades no muitos anos de vida que ainda virão.
    A natureza poder estar neglegênciada pelo homem, mas ela sempre se recupera e encontra uma saída
    para continuar; mas mesmo assim, espero que encontrem um profissional para cuiddar de tanta beleza desse jardim botanico.

    ResponderEliminar
  10. OLÁ AMADA!!! MEUS PARABÉNS, QUE O SENHOR PROLONGUE COM MUITA SAÚDE E ALEGRIA TUA VIDA NA TERRA!!!
    QUE GOSTOSO TIRAR UM TEMPINHO PARA ESTAR EM CONTATO COM O VERDE,FOI UMA ESCOLHA LEGAL. FELICIDADES DIANA.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns, amiga, pelo seu aniversário. Que se multipliquem os dias de sua vida e que se multiple a vida de seus dias. Ir ao jardim Botânico sempre me trouxe paz. É um belo lugar. Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Mafalda
    Esse descaso com a natureza já está prejudicando as nossas vidas... Imagine a vida das próximas gerações?! Há que ficarmos indignados mesmo!!!
    Bjkas com carinho!

    ResponderEliminar
  13. Em tempo, parabéns pelos 31 anos dessa pessoa formidável que vc é e pelos seus sete anos de casada! Felicidades!

    ResponderEliminar
  14. Oi Mafalda,

    Lindo lugar mesmo. Infelizmente não se valoriza mais os espaços como deveria.
    Parabéns pelos aniversários!!

    http://repensandoacoes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Olá Mafalda.,
    Parabéns pelos 31 e de nascimento e pelos 7 de casada.
    Conheço o jardim botânico e reconheço que precisa de mais manutenção. A mim, o que me disseram é que não têm mais pessoas a trabalhar por falta de verbas, mas têm alguns voluntário que lá vão dar uma ajudinha mesmo que pouca. É uma pena.
    Todos os anos fazem a festa da primavera, em 2 fins-de-semana distintos, onde também existe uma feira de artesanato e produtos locais, bem giro, customa ser em Junho.
    Bj**

    ResponderEliminar
  16. Olá Mafalda!

    Primeiro que tudo dou-te os parabéns pelo teu aniversário e pelo teu casamento. Desejo-te muitos e felizes anos de vida e casamento sempre na companhia dos que amas. Cota tu? E eu que estou quase nos 40? Ainda és muito nova, aproveita bem.:)

    Não conheço o Jardim Botânico mas adoraria porque gosto muito de andar por espaços verdes; cheios de àrvores, flores, passarinhos, borboletas (que adoro),... Tenho pena de se encontrar no estado que tu descreves e concordo contigo, tem que ser preservado.

    Bom resto de semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  17. Mafalda, não sabiam que deveriam ser duplo parabéns!!!! Pelo aniversário eu já tinha deixado mensagem no facebook!
    Acabei de encontrar mais um motivo para conhecer Lisboa!!! Que lindo parque!
    Venho agradecer todo o apoio que você tem dado à comemoração de 1 ano do blog! bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  18. Estou atrasada mas mesmo assim quero deixar meu carinho, meu abraço para ti por ter completado mais um ano de vida. Fiquei surpresa que és tão novinha, mas com pensamentos tão maduros. Parabéns! Bjs Eliane

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails