terça-feira, 27 de julho de 2010

O poder dos rituais e tradições familiares

São vários os livros que adquiri sobre psicologia infantil e todos eles falam de algo em comum: o poder dos rituais e tradições familiares. A sua importância reside na repetição e previsibilidade. Acabam por ajudar os nossos filhos a adquirirem um sentimento de continuidade, segurança e a sentirem-se num ambiente caloroso e protector.

De acordo com o Dr. Phil McGraw, sem estes rituais e tradições "os nossos filhos terão mais tendência para desenvolver problemas comportamentais, existirão mais conflitos no lar e, de um modo geral, existirá menos estabilidade familiar. Descobriu-se também que os rituais produzem mudanças positivas no corpo, fomentando uma imunidade mais forte e reduzindo os níveis de hormonas do stress e a pressão social".

Há tantos rituais que podemos trazer para as nossas famílias: a celebração dos aniversários, o Natal, a história contada antes de adormecer, etc. No entanto, devemos investir algum tempo e esforço na sua preparação. Por ex.: podemos criar uma caça ao tesouro (ovos de chocolate), por altura da Páscoa, ou decorar conjuntamente a árvore de Natal. Todas estas actividades tendem a trazer magia às vidas familiares, não só pela sua vivência, mas pelo sentimento de antecipação (quantos de nós não nos recordamos da ansiedade que sentíamos antes da chegada do Pai Natal - bem, na minha família era o menino Jesus - nos Natais da nossa infância?). Estes sentimentos, são verdadeiras fontes de felicidade e são momentos como estes, que ficam marcados como boas memórias da infância.

Também eu queria trazer rituais e tradições com significado para a minha família, especialmente para criar um reportório de memórias felizes na minha filha. Mas queria ir um pouco além das habituais celebrações da Páscoa, aniversários, etc. Então lembrei-me de criar «o momento especial da semana». Este consiste na realização de uma actividade especial em família, diferente da rotina habitual. Como estou de férias, creio que, excepcionalmente, iremos ter mais do que um momento destes nestas duas semanas.

Ontem concretizei este meu objectivo e «o momento especial da semana» escolhido, foi um dia dedicado inteiramente à minha pequena Letícia. Começámos o dia, com ela a ir buscar um monte de livros da Anita. Íamos contanto a história de cada um, em conjunto, e no fim ela rematava "E foram felizes para sempre". Depois disto pintámos um desenho do Ruca, para oferecer ao papá. Fizémos uns puzzles (isto ela tem de fazer todos os dias, não há hipótese...), jogámos às escondidas, fizémos jogos educativos, etc, etc. De seguida fizemos o nosso primeiro bolo em conjunto: um bolo de iogurte de morango, por ser mais simples de confeccionar. Bem, a Letícia deliciou-se com esta actividade (quase que me «obrigou» a fazer uma série de telefonemas aos avós e ao papá, para dizer que tinha feito um bolo). Depois disto almoçou a sua comida predilecta e viu os seus desenhos animados preferidos (Barney e os Amigos do canal Jim Jam). À tardinha, depois da sesta, ainda improvisámos uma piscina na varanda. Foram tantos os pulos de alegria, que quase me inundou a varanda, mas valeu a pena vê-la tão contente. Ao deitar contei-lhe uma história, enquanto lhe fazia uma massagem nas costas (esta última é uma tradição de gerações, na família do meu marido - muito relaxante, diga-se).

Pouco antes de adormecer a minha filha perguntou-me: "Mamã, estás bem?". Respondi-lhe: "Estou filha, mas porquê?". "Sabes mamã, estou feliz!..." Nem sabia que ela sabia dizer «feliz», mas ouvi-lo daquela boquinha linda, deixou-me encantada. Constatei uma verdade simples, mas profunda: fazer os outros felizes, traz-nos felicidade. E assim acabou o meu primeiro dia de férias.

4 comentários:

  1. Olá Mafalda

    Gostei muito de ver toda esta dedicação à sua filha. Até me comovi.

    Hoje em dia os pais andam tão aterefados que nem se lembram de dedicar um dia inteiramente aos filhos para lhes proporcionarem tamanha felicidade!

    No sábado, de tarde também dediquei a minha tarde inteiramente aos idosos da Misericórdia.

    Falei com eles, dei-lhes ânimo e trabalhámos em conjunto na colagem de guardanapos decorativos em garrafas pintadas por eles, para a próxima Quermesse, no dia 18 de Setembro, dia da festa anual da Misericórdia de Cardigos.

    Ajudei na hora da refeição. Fui à cozinha para ver se tudo estava bem.

    Tudo isto me faz muito feliz por poder proporcionar felicidade aos outros, não esquecendo também a minha família, claro!

    Beijos e votos de muito sucesso nesta busca pela sua felicidade e pela dos outros, numa partilha de louvar.

    Continue sempre.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas palavras gentis e de incentivo. São sempre uma motivação para continuar.

    Quanto ao trabalho de voluntariado, é bem verdade o que diz... fazer os outros felizes, é uma grande fonte de felicidade para nós mesmos.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. ADOREI, Mafalda!!!
    Fiquei sem palavras e comovida.
    Beijinho e que a Felicidade sempre inunde a sua/vossa Família.
    Cristina

    ResponderEliminar
  4. Que lindo :) Também quero ser uma mãe assim e ter um filho feliz :)

    Sónia
    www.tantolixotantoluxo.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails