segunda-feira, 26 de julho de 2010

O prazer de viajar

Há pouco estava a ver um programa do Travel Channel sobre Lisboa. Mostravam os bairros tradicionais, os pratos de sardinha assada e os maravilhosos pastéis de Belém, o fado cantado em desgarrada nas casas típicas, a feira da ladra, a história do cruel assassino do Aqueduto das Águas Livres, a atribulada vida nocturna do Bairro Alto...

Tudo isto me fez pensar em como adoro envolver-me na cultura dos locais por onde passo. Adoro aprender um pouco mais sobre a história e o dia-a-dia das gentes das terras que visito. Adoro provar os pratos típicos, tirar centenas (sim, são mesmo centenas - sei que abuso) de fotos, ouvir a música tradicional... enfim, adoro viajar! Não me importa ser viajante por locais de interesse cultural, ou pura e simplesmente relaxar num hotel... o que importa é passar momentos realmente gratificantes em família e abstrair-me da rotina do dia-a-dia.

Na verdade os momentos de lazer, em que nos envolvemos em actividades que nos dão prazer, são um contributo de peso para a nossa felicidade. Devemos por isso equilibrar as nossas tarefas rotineiras ou que não constituam uma fonte de prazer, com momentos deste género. Os mesmos possibilitam reduzir o stress, aumentar a nossa imunidade protegendo-nos das doenças e, consequentemente, aumentar o nosso bem-estar. No meu caso pessoal, viajar enquadra-se de todo nestas actividades.

Em pequena, recordo-me que tinha uma colecção algo peculiar. Recortava fotos de revistas dos locais mais fabulosos do mundo, combinava-as, colando-as em folhas de papel cavalinho e criava um espécie de álbum. Sonhava em visitar, pelo menos uma parte, daqueles locais. Os anos passaram e, aliada à minha paixão por fotografia, hoje tenho os meus próprios álbuns digitais, separados por cidades e respectivos países.

Confesso que não sou daquelas viajantes aventureiras. Aprecio demasiado a vida para me arriscar por paragens pouco seguras (não me estou a ver numa viagem ao Iraque...).

As viagens fazem assim parte do meu reportório de lembranças felizes. Adorei ver as pontes de Budapeste à noite, o palácio do Drácula na Transilvânia (sim, existe mesmo), a cultura e arte que Viena transpira (por todos os poros, diga-se), o controverso «país basco», beber um capuccino em Veneza, etc., etc.

Quanto a Portugal, o meu local de eleição é Sintra. Adoro o seu misticismo, a misteriosa paisagem envolta tantas vezes em névoa, os palácios fabulosos... Para paraíso balnear, aprecio bastante Vilamoura, pelo simples facto de estar tudo com um ar muito arranjadinho, limpo e florido (e o clima também ajuda). Gosto de tantos outros locais... Tomar, aqui ao lado de casa, o Mosteiro da Batalha, Caldas da Rainha (vivi bem lá perto, durante um ano), a Cúria... Adoro a variedade gastronómica do nosso país: a bela sapateira recheada, o bacalhau à Brás, as sardinhas de escabeche, as enguias, as migas alentejanas, o cozido à portuguesa, os ovos moles de Aveiro, as tigeladas de Abrantes (tinha de defender um doce local, claro está), os já referidos pastéis de Belém... Este ano provei na zona de Albufeira um paté de sardinha caseiro que só de me lembrar, ainda me faz crescer água na boca. Para além disso, adoro as histórias caricatas que vou ouvindo. Estava eu no palácio de Vila Viçosa (um dos meus preferidos, devo confessar), quando soube que a origem do «chá das cinco», foi na realidade portuguesa (foi a D.ª Catarina de Bragança que levou esse hábito para Inglaterra, quando se casou com o monarca inglês Charles II - a história é um pouco mais longa, mas vou abreviar).

No entanto, ainda tenho tenho tanto para conhecer. Ainda não conheço o Buçaco, a Quinta das Lágrimas em Coimbra, o Gerês... Adoraria conhecer Praga, Paris... Ontem fiz 30 anos, por isso espero ter muitas viagens pela frente... há que construir um reportório de lembranças felizes, há que ser feliz no presente, há que sonhar com o futuro. No meu caso, viajar ajuda.

4 comentários:

  1. Olá querida Mafalda, eu também adoro viajar e mergulhar nas outras culturas e hábitos. Acho interessantissimo! Aliás, foi também por isso que decidi tirar um Bacharelato em Turismo (só depois é que se seguiu a licenciatura em Psicologia)!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Bem, confesso que gosto muito do teu blog, a tua pesquisa é interessante e útil (para todos nós).

    Continua, tá!

    ResponderEliminar
  3. Quando passares por Coimbra, dá um toque.
    Quando conheceres a Quinta das lágrimas, é como reviver a história de Pedro e Inês.

    E, já agora, Parabéns atrasaditos e obrigado pela visita e comentário.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Comentário no Facebook:

    ANA P.G. - Mais uma vez está muito bom! Parabéns!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails