terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

"O Jardim dos Animais com Alma", um livro que inspira a mudança de mentalidades

Li "O Jardim dos Animais com Alma” ainda no ano passado. Trata-se na nova aventura do Tomás Noronha. Pessoalmente, não resisto aos livros desta coleção. Li-os todos. Mas este, em particular, marcou-me para sempre.

A história começa com um crime, quando o cadáver de um etólogo (especialista no estudo científico do comportamento animal) aparece num tanque do Oceanário de Lisboa. Maria Flor, a companheira de Tomás Noronha, era colaboradora desse etólogo e acaba presa, por terem sido encontradas na sua posse pistas comprometedoras.

Para ilibar a mulher, Tomás tenta descobrir quem foi o verdadeiro assassino. Pelo caminho, descobre todo um mundo novo sobre a inteligência, as emoções e a consciência dos animais (também eu fiquei surpreendida, desconhecia uma boa parte das capacidades de tantos animais: capacidade de alguns para usarem a linguagem gestual humana, uso de palavras entre si, falar à bebé com os mais novos, senso de justiça, aptidões matemáticas, vida emocional, etc., etc.). Para além disso, e como já é habitual, sendo Tomás criptoanalista (especialista que tenta descobrir o significado de textos ou imagens codificadas e/ou a lógica [a chave] utilizada na encriptação), o nosso herói também terá de desvendar uma misteriosa pintura esotérica de Hieronymus Bosch e a sua relação com o crime.

Em termos de aventura, há bastante ação e suspense. Mas também inclui partes terrivelmente chocantes...

O autor por vezes é acusado de escrever muita “palha” nos seus livros. Eu tenho uma opinião absolutamente contrária. Sinto que os livros de José Rodrigues dos Santos são verdadeiramente interessantes, porque vai além da ficção, pois aprendemos muito com eles. 

Este livro em particular, é um despertar de consciência acerca da arrogância humana que se julga superior a todas as outras espécies. Mesmo sem nos apercebemos (ou talvez finjamos não perceber), é impressionante como usamos a fauna e a flora a nosso bel-prazer, sem nos interessarmos pelos meios utilizados para tal. Pessoalmente, fiquei terrivelmente chocada com o que se passa nos matadouros, onde as leis são infringidas a toda a hora e o sofrimento animal é absurdamente terrível.

Mas não foi só essa parte que me chocou: também as condições em que vivem os animais da pecuária intensiva. E posso dizer-vos que um criador de perus da minha zona, não consome os próprios animais - que são engordados a uma velocidade relâmpago. Agora entendo porquê...

Deixo apenas um excerto, do que poderão descobrir com este livro: “Matam as galinhas por volta das sete semanas de vida. Nenhum animal da pecuária morre tão cedo. Por essa altura, já as desgraçadas engordaram tanto que mal conseguem caminhar e começam a morrer de ataque cardíaco e de outras doenças, razão pela qual as mandam apressadamente para os matadouros. Sofrem de cegueira, anemia, infeções nos ossos, hemorragias internas, doenças respiratórias... eu sei lá. A vida delas nas caixas é um sofrimento constante. Com o stress, atacam-se umas às outras e é por isso que, logo que nascem, se usa lâmina elétrica para preventivamente lhes cortar o bico. Sem anestesia, claro. A indústria alega que cortar bicos é como cortar unhas, não dói nada. Uma mentira. Os bicos das galinhas contêm mais nervos do que a ponta dos nossos dedos, pelo que na verdade se trata de uma operação extremamente dolorosa para elas. Tão dolorosa que durante dias comem menos e algumas até morrem de fome e de sede, pois comer é-lhes demasiado doloroso (...)”. 

Para além disto, é abordado um dos mais preocupantes temas da atualidade: o aquecimento global. Ficamos a conhecer o papel da agropecuária intensiva nesse domínio, uma vez que é uma das maiores poluidoras do planeta... mas infelizmente, os interesses financeiros continuam a estar acima de tudo.

Em suma, um livro cheio de ação e aventura, que, em simultâneo, inspira a mudança de mentalidades. Acredito que o mesmo nos ajude a respeitar mais a Natureza e a preservar a vida das espécies (inclusive da humana...).

Foto: Mafalda S.
Parceria: Wook - Significa que se comprares através de links direcionados ao site da Wook, estarás a ajudar o blog. Isto porque uma pequena comissão das tuas compras, reverterá em descontos nas nossas aquisições de livros. Desde já, obrigada!
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails