quinta-feira, 26 de abril de 2018

Shinrin-Yoku, uma terapia anti-stress vinda da Natureza


Ultimamente os dias têm sido agitados, uma época mais stressante do que o habitual. Tem sido difícil desligar dos problemas. Por isso, o Shinrin-yoku, surgiu como uma lufada de ar fresco nas nossas vidas.

Mas o que é o Shinrin-yoku?
Ouvi
Ouvi falar desta expressão pela primeira vez no "Livro do Lykke" do Meik Wiking, um livro sobre os hábitos das pessoas mais felizes do mundo. Esta é uma expressão japonesa que, traduzindo à letra, significa «banho de floresta». O professor Yoshifumi Miyazaki da Universidade de Chiba no Japão, que estuda os efeitos da Natureza na redução do stress, usou esta expressão para nomear uma nova terapia que usa o poder terapêutico da Natureza para prevenir doenças associadas ao stress.


O Shinrin-yoku permite relaxar através da sincronização com a floresta, enquanto absorvemos as suas vistas, os cheiros e os seus sons.



O que se faz na prática?
Ouvi

A terapia de Shinrin-yoku, como vem referido na revista Prevenir deste mês, consiste em praticar "(...) qualquer actividade que envolva o contacto com a Natureza: caminhadas pela floresta, com pausas para se sentar e fazer respirações profundas, abraçar árvores, fazer ioga, meditação, alongamentos; piqueniques; observação nocturna do céu; contemplação de nuvens; interacção com a água; observação de cascatas; ou assistir a concertos de música na floresta."

E se não podermos ir mesmo para a floresta podemos passear num parque ou num jardim, fazer jardinagem, introduzir elementos da Natureza no nosso ambiente (nas varandas, no interior de casa, no escritório), perfumar o ambiente com aromas naturais, receber uma massagem com óleos essenciais, observar imagens e ouvir sons da Natureza.  

Quais os benefícios do Shinrin-yoku?
Ouvi

Dos estudos efectuados comprovou-se que o Shinrin-yoku tem os seguintes benefícios:
- recuperação da imunidade e mais resistência às doenças;
- maior relaxamento do corpo e da mente;
- melhoria da qualidade do sono;
- redução do stress e aumento da sensação de bem-estar;
- diminuição da pressão arterial;
- aumento da capacidade de concentração.



A nossa experiência 
Ouvi

Por cá temos optado pela prática de caminhadas na Natureza, normalmente após o jantar e ao fim-de-semana. Como levamos as crianças, nem sempre conseguimos meditar. Mas praticamos exercício físico, tiramos fotos (o que nos permite apreciar pequenos mas maravilhosos detalhes da Natureza) e simplesmente contemplamos a beleza dos locais, os sons, os cheiros.


Quando estou a realizar alguma tarefa doméstica, tenho também ouvido sons da Natureza através de um CD e do youtube. Tento incluir elementos Naturais cá em casa. E, sempre que posso, leio ou medito na minha varanda (mesmo que sejam só 5 minutos...).









Acredita, realmente faz a diferença. Permite-nos desanuviar e relaxar o corpo e a mente. Alcançar mais paz interior.



Aprofundar conhecimentos Ouvi
Justo hoje é publicado em Portugal o livro "Shinrin-yoku. A terapia japonesa dos banhos de floresta que melhora a sua saúde e bem-estar" de Yoshifumi Miyazaki (até estou parva com a coinciência!). Encontrei ainda outro livro o "Shinrin-Yoku. A Arte Japonesa da Terapia da Floresta" de Qing Li. Contudo, talvez vá adquirir o primeiro, pois é do tal investigador que falei no início.

Apesar de ser uma noção de senso comum (de que estar em comunhão com a Natureza, é excelente para o corpo e para a mente), gosto sempre de conhecer o que a ciência estudou sobre o assunto.

Actividades organizadas em Portugal Ouvi
Quem diria! Em Portugal foi criado no ano passado a Shinrin-yoku Portugal, que desenvolve vários programas de imersão na floresta. Para quem gosta de actividades mais organizadas, pode ser interessante.

««»»

E para relaxares, mesmo sem saires de casa, deixo-te este vídeo.


Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails