quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Desafio "Actividades para a Felicidade" #4 - A 2.ª Semana

Eis que chegou o momento de falar na 2.ª semana do desafio "Actividades para a Felicidade". (O ponto de situação da 1.ª semana foi feito aqui).

Para quem não sabe, este desafio consiste na realização intencional e diária de actividades para a felicidade (aquelas que a ciência comprovou que nos podem fazer felizes). 

A minha 2.ª semana decorreu assim:

Dia 6 - Ouve as tuas músicas favoritas
Foi durante o pequeno-almoço. Com um chá verde fumegante, ao som de músicas que me fazem sonhar. Ouvi coisas como Home do Michael Bublé e Turning Tables da Adele, que me recordaram os amanheceres doces de Paris. Beneath your beautiful de Labrinth e Emeli Sandé que me recordaram os passeios por Budapeste (a música estava em alta na altura). Várias da Pink que me lembraram quando estava numa montanha cheia de pinheiros (ao estilo árvore de Natal) algures na Roménia. You got it de Roy Orbison que tocava sempre numa esplanada do Algarve. Depois também A Thousand Years da Cristina Perri, Love life da Kika e do John Mamann, porque representam muito para mim. Uma melancólica celebra o amor, a outra alegre celebra a vida pelo seu lado mais bonito.

Reparei com esta actividade, que as minhas músicas favoritas quase sempre evocam lembranças felizes. Posso também dizer que, até agora, foi das actividades mais poderosas para melhorar o meu humor e influenciar positivamente o resto do dia. Aconselho!

Dia 7 - Pratica um gesto de bondade
Neste dia, aproveitei que fiz um destralhe no armário do meu filho (como ele cresceu!) e seleccionei algumas roupas para doar.

Também ajudei uma pessoa idosa, mas esse gesto fica em privado.









Dia 8 - Consome uma refeição saudável
Peguei no meu querido livro de receitas "Poupe com Jamie" do Jamie Oliver e folheei o capítulo das receitas vegetarianas.

Decidi-me por um prato italiano: rotolo de abóbora e espinafres. Confesso que fiz batota. Em vez de usar um frasco de polpa de tomate, optei por fazer o meu próprio molho de tomate. Mais saudável e saboroso. Gostei bastante!




Dia 9 - Aprende algo de novo

Desde que li um dos livros "Lagom", que fala do amor dos suecos pela Natureza, que fiquei verdadeiramente inspirada para levar uma vida mais ecológica. Reuni alguns livros sobre o assunto e aprendi muitas coisas interessantes. E sim, quero mesmos implementá-las.

Dia 10 - Pratica exercício físico que te agrade
Este dia foi complicado, com um acontecimento bastante negativo.

Inicialmente tinha pensado em fazer um sessão de yoga ou até uma caminhada. Mas dado o meu estado de espírito, senti necessidade de algo mais «puxado».

Peguei num livro que tinha comprado após o nascimento do Lucas, o "Corpo Ideal em 8 semanas" do Pedro de Medeiros.

Os exercícios são puxaditos, para quem não pratica há algum tempo. Ainda assim, foi muito bom para me abstrair dos problemas. Claro que no dia seguinte... estava toda «partidinha».

Dia 11 - Regista um objectivo que acalentas 
e traça um plano para o alcançares
O objectivo que escolhi foi "levar uma vida mais ecológica". E para definir o que quero fazer, devo dizer que ajudou bastante o que aprendi no dia 9.

Ao invés de traçar um plano com tarefas e prazos, optei por desenhar um mind map para afixar num local visível. Se o quiseres conhecer melhor, espreita este post.






Dia 12 - Sai ou contacta com alguém que gostes

Não consegui sair, pois a princesa estava bastante doente.☹️

Optei por ligar a uns familiares queridos, com quem não falava há algum tempo. Muito bom voltar a falar com eles. Acho que deveria fazê-lo mais vezes.

Agora um aparte. Sei que um iPhone é muito forte, quase inquebrável, resiste a quase tudo... bem, excepto ao meu Luquinhas (viste o vidro rachado?)




««»»

Nesta semana, mesmo com uma série de dissabores, consegui manter-me motivada para realizar as actividades. Começo a perceber que se lhe dedicar apenas uns minutos (o mind map e a aprendizagem associada foi o que levou mais tempo), já faz uma enorme diferença no meu dia (para melhor, claro!).

Fotos: Mafalda S., via Instagram.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Adorei as atividades da tua semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Minha querida estive uns tempos sem te visitar... e como sempre a leitura dos teus posts é sempre maravilhosa.

    Um grande beijinho
    Alex

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails