quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Como manter a casa limpa e arrumada diariamente #7 - O tratamento de roupas


Desde que mudei a forma como encaro as tarefas domésticas, que se tornou mais fácil realizá-las. Presentemente tento vê-las não como uma obrigação, mas antes como uma forma de trazer energia positiva à minha casa. Isto porque um espaço acolhedor e agradável, influencia positivamente o nosso estado de espírito. Claro que se puder realizar estas tarefas no mínimo tempo possível, tanto melhor. A ideia é criar um lugar onde valha a pena viver, não trasformar-me numa escrava da casa.

Algumas técnicas facilitaram consideravelmente a minha vida e é disso que tenho falado nesta série de posts. Já falei do destralhe, da organização dos espaços, do planeamento das tarefas domésticas (alterei o mapa de tarefas publicado neste post, pois sempre que hajam alterações à minha rotina, faço os necessários ajustes), as rotinas a manter diariamente e as compras semanais.

Hoje falarei do tratamento de roupas, uma das tarefas que me dava mais trabalho. Eis várias sugestões que facilitam esta tarefa:

««»»

58 - Nunca deixes roupa espalhada pela casa -  Quando deixas a roupa espalhada por cadeiras, pelo chão,  etc., mais cedo ou mais tarde vais ter de perder tempo a apanhá-la e organizá-la. Por isso, guarda a roupa logo que não necessites dela. Por exemplo, quando chegas da rua e já não necessitas do casaco, guarda-o de imediato no lugar. Faz sempre isto! Coloca as roupas sujas num cesto e as limpas no roupeiro.

Após uso, a roupa deve ser encaminhada para o sítio certo.
Roupa suja para o respectivo cesto, lavada para o roupeiro.

59 - Não deixes a roupa suja acumular -
Costumo lavar a roupa ao fim-de-semana, para aproveitar simultâneamente a tarifa bi-horária e a energia dos painéis solares. Contudo, quando tenho muita roupa, lavo também ao longo da semana (programo a máquina para lavar durante a noite, igualmente no período mais barato). A ideia de ir lavando, é não chegar a um ponto em que temos uma montanha de roupa para lavar e tratar. Fazer um pouco de cada vez, não dá tanto trabalho.

É preferível ir lavando, do que acumular uma montanha de roupa suja.

60 - Quando lavas, previne os vincos excessivos na roupa - Não enroles demasiado a roupa ao colocá-la na máquina, não a enchas excessivamente, sempre que possível opta por programas que não deixem a roupa tão enrolada (na minha existe o «ferro fácil», mas não gosto assim tanto) ou por temperaturas e centrifugações mais baixas (o meu método preferido, quando é possível, claro) e usa amaciador. Dizem-me que o uso de secadora, também facilita a deixar a roupa quase sem vincos (atenção que tecidos de lã podem encolher). Não tenho experiência com secadoras, mas todas as pessoas que têm, me dizem exactamente o mesmo.

61 - Quando estenderes a roupa, previne os vincos - Sacode-a de modo a desenrolá-la. Coloca as molas em cima das costuras, para evitar que marquem a roupa e, se possível, não deixes a roupa secar demasiado. Há quem estenda em cabides algumas peças (camisas, por ex.). Com estes cuidados, há muita roupa que não precisa sequer de ser engomada.

Colocar as molas em cima da costura das roupas,
previne que fiquem marcadas.

62 - No estendal, agrupa roupas semelhantes - A ideia é ires estendendo por exemplo uma meia junto do seu par, camisola junto das calças de pijama, etc. Desta forma, quando estiverem secas, de forma rápida, podem logo ser dobradas e guardadas.

Se ao estendermos a roupa reunirmos cada meia com o seu par,
fica mais fácil dobrá-las e arrumá-las, logo que estejam secas.

63 - Não necessitas de passar toda a roupa a ferro - Quando tiro a roupa do estendal, algumas peças dobro e guardo de imediato. Tal é possível se recorrermos às técnicas anteriores. Podes fazê-lo com meias, roupas interiores, alguns lençóis e toalhas, calças justas, etc.

Com as técnicas adequadas, pode-se prevenir muito trabalho de engomagem.

64 - Enquanto passas a ferro, reúne a roupa por montinhos, de acordo com as áreas onde as vais guardar - Eu costumo reuni-las em 5 grupos: as minhas roupas, as do marido, as da filha, as do filho e as roupas da casa (este último monte já nem costuma existir ou é muito reduzido). Depois, dentro de cada grupo, posso fazer sub-divisões por tipo de roupa (grupo dos casacos, das t-shirts, das calças, etc.). Na altura de arrumar, torna-se tudo mais rápido.

65 - Dobra a roupa, de forma a prevenir vincos - Usa os métodos de dobragem com os quais te sintas mais à vontade, mas que se revelem eficazes na prevenção de vincos. Não vou explicar métodos, porque podes encontrá-los disponíveis online (no youtube ou no pinterest por exemplo) ou em livros como o "Alegria" da Marie Kondo (tem ilustrações com dobragens dos mais variados tipos de roupa).

A forma como a roupa é dobrada pode prevenir vincos incómodos
e maximizar espaços no armário.

66 - Arruma a roupa de forma adequada - Para tal, podes seguir as seguintes sugestões:
a) evita sobrelotar os armários, pois isto faz com que a roupa ganhe vincos e corres o risco de teres de a engomar novamente;
b) dobra de forma a maximizar os espaços, pois se for dobrada de forma adequada pode poupar muito espaço no armário;
c) arruma de modo a que com um olhar rápido, consigas identificar imediatamente tudo o que tens;
d) coloca a roupa de uso diário, nos lugares mais acessíveis do armário;
e) faz uma revisão periódica da roupa (por ex. com a mudança de estação), de modo a libertares o armário do que não interessa e abrir portas para aquilo que necessitas.

Não sobrelotar o roupeiro, permite à roupa manter-se sem vincos,
tal como quando foi engomada.

««»»

Espero que aos poucos o ambiente da tua casa se vá transformando. Que tudo fique mais acolhedor e adequado à tua filosofia de vida. E, sobretudo, que não tenhas demasiado trabalho, apenas a missão de trazer energia positiva ao teu espaço. O resto, será tempo para passares em família ou contigo mesmo/a. O importante é seres mais feliz!

O próximo passo será a «prevenção da sujidade». Mas esse será o tema de um próximo post.


Fotos: 1.ª Gadini; 2.ª The Picked Fence Projects; 3.ª Casa Decor; 4.ª e 5.ª Mafalda S.; 6.ª Morning Chores; 7.ª Gentelle Linen; 8.ª El Mueble; 9.ª pinkfoxy.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Eu sou um bocado picuinhas com o tratamento da roupa, bom não sei se picuinhas é a palavra certa, mas tenho muitos cuidados, como não tenho muita roupa tento sempre fazer o possível para que ela dure o máximo e não se estrague durante as lavagens.
    Atualmente eu tenho duas máquinas, uma de lavar (8kg) em outra de lavar/secar (12kg). A minha roupa é maioritariamente lavada durante a semana, preferencialmente durante a noite, quando a eletricidade é mais barata, mas se for necessário também deixo durante o dia (se começar a haver muita roupa para lavar). Todos os dias faço uma ou duas máquinas de roupa (depende da quantidade de roupa que houver). Os miúdos usam uniforme e custa-me ter de comprar 5 conjuntos para cada um, porque são caros e na prática parece que andam sempre com a mesma roupa, por isso temos apenas 2 ou 3 conjuntos, o que implica que esta roupa tem de ser lavada praticamente todos os dias, senão no dia seguinte não vou ter roupa lavada para lhes vestir, com esta roupa aproveito para lavar outras roupas com cores escuras (o uniforme é maioritariamente verde escuro) e sujidade idêntica. No inverno usam camisa branca com o uniforme e então tenho de lavar pelo menos dia sim, dia não uma máquina de roupa branca, juntamente com esta roupa lavo alguma roupa interior dos miúdos (lá por casa não se usa muito roupa branca). Depois sobra a restante roupa que eu lavo separada por cores: escuros, claros, cores muito vivas (como vermelhos, laranjas, estas tenho poucas), os sintéticos ou as roupas delicadas também lavo à parte. A roupa de casa lavo separada da roupa de vestir, normalmente faço uma ou duas máquinas de lençóis (no inverno não cabem todos numa máquina) outra de toalhas das casas de banho, e as roupas da cozinha são lavadas quando houver roupa suficiente para fazer uma máquina, se não estiver muito suja posso juntar com outras roupas de casa. As toalhas e os lençóis eu lavo e seco na máquina, porque ocupam muito espaço no estendal, as restantes normalmente deixo secar penduradas.
    Lavo praticamente todas as roupas de vestir a 30 graus e a roupa de casa a 40 graus. E gosto de usar detergentes diferentes para os diferentes tipos de roupa (roupa escura, roupa delicada, a roupa mais suja lavo com detergente em pó e pré-lavagem).
    Eu também penduro tudo pelas costuras e quando apanho a roupa separo logo aquilo que é para passar (estas roupas ficam direitinhas num cesto) e aquilo que pode ser arrumado sem passar (estas eu dobro logo ou coloco em cabides e arrumo no devido lugar).
    Às sextas vem uma senhora que me passa a roupa e limpa a casa (como são apenas 4 horas não dá para limpar tudo mas faz as coisa principais e aquelas que eu não gosto mesmo de fazer).
    A máquina de lavar/secar comprei este mês numa promoção, mas foi fundamental para conseguir organizar as lavagens, principalmente das roupas de casa. Eu acho que não conseguiria juntar a roupa toda para lavar durante o fim-de-semana, primeiro porque eu não tenho espaço para estender tanta roupa de uma vez só (na minha casa a roupa leva aproximadamente um dia a secar) e depois tinha que organizar todo o meu tempo em função dos tempos de lavagem da máquina e ao fim-de semana eu prefiro relaxar um pouco e não andar sempre a olhar para o relógio. Depois como tenho a senhora que vem às sextas, teria de esperar uma semana para ter a roupa passada ou então teria de ser eu a passar.
    Este é o meu método, para já parece-me ser o que mais se adequa à minha situação atual.

    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lia, és muito organizada com o tratamento de roupas. Eu lavo mais ou menos às mesmas temperaturas que tu, mas como a minha filha tem alergias, lavo a roupa da cama dela a 60 graus. Fica mais enrolado, mas tem de ser. Quanto aos detergentes, presentemente só uso um, que seja ecológico.
      Bjs 😘

      Eliminar
  2. Adoro esta rúbrica, tem sido de uma ajuda inestimável. :D Obrigada Mafalda. Espero ansiosamente os próximos textos. Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails