sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Os livros lidos e/ou comprados nas férias (Verão de 2017)

Nas férias, confesso que uma das coisas que me deixa mais feliz é sentar-me num cantinho relaxante, a ler um bom livro. Tão bom ter mais tempo para esta minha paixão: os livros, os meus queridos livros.

Este ano, li quase sempre numa varanda virada para o mar. Um lugar cheio de encanto! E com este prazer simples passei tardes deliciosas.

Vou por isso fazer um book haul, dos livros que li e/ou comprei nas férias. Mas desta vez não falarei só dos meus. Irei mostrar-te também os da minha filha, por considerá-los bem interessantes.

Os meus livros
Pessoas Que Nos Fazem Felizes - Perceba quem gosta realmente de si e liberte-se de relações tóxicas de Margarida Vieitez (especialista em mediação familiar e de conflitos e em aconselhamento conjugal) - Comprei este livro durante as férias. Achei-o muito interessante porque fala da influência que as pessoas à nossa volta, podem ter na nossa vida - inclusive pelo facto de nos poderem contagiar com as suas emoções (sejam elas negativas ou positivas). O livro ajuda-nos a perceber quem está genuinamente interessado no nosso bem-estar e o que fazer se uma relação de amor, de amizade, familiar ou de trabalho nos faz mal. Ajuda-nos também a deixarmos de ser tóxicos para nós mesmos e a gostarmos mais de nós.

Ainda não li, mas antevejo uma boa leitura e muitas aprendizagens. Até porque esta autora já tem provas dadas neste tema, ou não fosse ela co-autora do livro (talvez mais conhecido) SOS Manipuladores.

D. Fernando II - Um Rei Avesso à Política de Maria Antónia Lopes (historiadora e docente na Universidade de Coimbra) - Há uns tempos atrás andava numa de ler romances históricos, mas de momento prefiro biografias. Esta fala do rei D. Fernando, o esposo da D. Maria II e criador do Palácio da Pena. Não gostei tanto do título do livro, por se focar logo numa característica negativa. Mas adorei conhecer mais de perto a vida deste rei conciliador, grande protector do património e apaixonado pelas artes. O livro traz ainda algumas gravuras e fotografias de lugares ou pessoas ligadas à vida do rei. Uma leitura apaixonante, que nos dá a conhecer não só a figura pública, mas o lado mais pessoal.

Lagom - O Segredo Sueco para Viver Bem de Lola A. Åkerström (mestre em Sistemas de Informação, trabalha sobretudo como escritora para publicações como a Travel + LeisureNational Geographic, etc. e é editora da Slow Travel Stockholm) - Este também o comprei nas férias e prometo que quando terminar de o ler, falarei dele no blog.

Para ser franca, lembrou-me muito o Livro do Hygge, talvez por falar do estilo de vida de um país nórdico e por ter imagens lindíssimas ao longo do livro. Este fala da filosofia de vida "lagom", uma forma de viver que privilegia o equilíbrio (ex. não trabalhar de menos, nem de mais), a moderação e a satisfação  com o que temos. Inspira-nos a introduzir pequenas e simples alterações no nosso dia-a-dia, nas mais diversas áreas (alimentação; saúde e bem-estar; beleza e moda; decoração; vida social; trabalho; dinheiro; natureza e sustentabilidade). A ideia é que com estas transformações tenhamos vidas mais felizes e equilibradas. Só me chateia uma coisa: a falta de índice.


Fluir de Mihaly Csikszentmihalyi (psicólogo da Universidade de Claremont) - Confesso que já o tinha comprado há uns meses, mas só agora o comecei a ler. Devo dizer que, para quem é apaixonado pela psicologia positiva como eu, este livro é fundamental. Nele, o autor fala das «actividades de fluxo», ou seja, daquelas experiências que nos dão prazer, não as sentimos como obrigação e ficamos de tal forma absorvidos por elas que até nos esquecemos do tempo a passar. São actividades que contribuem para sermos mais felizes. Com base nisso, o autor dá-nos sugestões para melhorarmos a qualidade de vida a vários níveis (através do corpo, do pensamento, do trabalho, da solidão e da companhia, transformando a tragédia, lidando com o stress...).

Os livros da minha filha
Egiptologia - Em Busca do Túmulo de Osíris de Emily Sands - Este livro é super, super-giro! Eu e a Letícia andamos a lê-lo em conjunto, à noitinha. Ela lê um excerto, eu leio a seguir e assim sucessivamente. Tanto a capa como o interior são lindíssimos e é perfeito para os mais jovens (e não só) conhecerem o Egipto Antigo.

O livro pretende ser um fac-símile do diário de Emily Sands. Relata a expedição que esta fez ao Egipto, em 1926, com um grupo de egiptólogos. O objectivo era encontrarem o túmulo de Osíris. A questão é que o grupo desapareceu no deserto e só quase 80 anos depois, é que encontraram este diário.

Para além do relato da expedição, cada página é uma surpresa. Tem fotos com inscrições por trás, envelopes por abrir, exemplos de papiros, tecidos de múmia, um jogo do antigo Egipto, postais, mapas para abrir, uma tradução dos hieróglifos... É fantástico!


A Chave Secreta para o Universo de Stephen Hawking (físico teórico e matemático, professor na Universidade de Cambridge - quase que dispensa apresentações) e Lucy Hawking (jornalista e escritora, filha de Stephen). - Trata-se de um livro de aventuras para ajudar os mais novos a conhecerem o Universo.

A história começa com a fuga do porquinho de George para o jardim da casa ao lado, que se julgava desabitada. No entanto, lá vivem uma menina e o seu pai, um cientista que possui o computador mais potente da Terra. Este computador, o Cosmos, pode transportá-los para qualquer ponto do Espaço. E assim, George faz uma viagem inesquecível...

O livro tem várias ilustrações, imensas fotos do universo e quadros com informações sobre determinado elemento ou característica do Universo. Uma forma bem divertida de aprender!

Perguntas e Respostas num Minuto - Ciência, Natureza, Espaço e muito Mais de Yoyo studios - Comprámos este livro, para jogarmos durante as férias. Este reúne um conjunto de perguntas e respostas sobre diversos temas (música, jogos, inventos, espaço, contos de fadas, biologia, ciência, viagens, matemática, etc.). Traz uma ampulheta que demora exactamente um minuto para que o pó passe de uma âmbula para a outra. A ideia é que durante este minuto tentemos responder ao máximo de perguntas possíveis. Ok, não cumprimos as regras...


Jogámos sem limite de tempo. Se não acertássemos a resposta tínhamos 0 pontos, se ambas acertássemos teríamos 1 ponto, se só 1 acertasse essa pessoa teria 2 pontos. Ganharia quem tivesse mais pontos. Não pensem que foi injusto, há questões mais difíceis que eu também não sabia (alguma vez me passou pela cabeça que um fato de astronauta na Terra pesasse 110 kg!!!...). Bem giro, para jogar com os miúdos!


««»»

A propósito, ontem publiquei uma foto no Instagram com os livros que comprei esta semana. Dois deles foram para aproveitar as promoções de 30 a 50% em livros de Desenvolvimento Pessoal na Wook. Tem propostas bem interessantes, pelo que vi até ao dia 24 deste mês. Fica a dica.

Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Nada como tirar um tempo para ler, se for de frente para o mar fica ainda melhor.
    Grande beijo e um ótimo outono.

    ResponderEliminar
  2. Partilho essa paixão pelos livros e vou aceitar algumas sugestões. Bj

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails