quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

3.º Hábito a adquirir: meditar


O meu corpo está calmo e relaxado. Sinto uma espécie de dormência agradável, mas é estranho, porque ao mesmo tempo estou bem desperta. Sinto ainda um misto de paz e alegria interior. É uma sensação que só se explica, se vivida. É isto que sinto quando medito.

Tenho meditado diariamente desde há 8 dias. Somente 10 minutos diários. Não posso disponibilizar mais tempo - ainda assim, sinto-me tão bem com esta prática! Antigamente meditava de forma irregular, mas sinto que a prática frequente faz toda a diferença.

Para quem não sabe, já há algum tempo que queria adquirir este e outros hábitos, principalmente depois das aprendizagens que as minhas férias me trouxeram. Só alterei o objectivo de adquirir um novo hábito por semana (não fujo às estatísticas, para adquiri-lo preciso de mais tempo). Assim, de momento, é na meditação que me quero concentrar.

Porquê a meditação?
Talvez porque sempre que meditei, me senti tremendamente bem. Mas também porque existem uma série de benefícios decorrente de uma prática frequente, devidamente comprovados pela ciência:

1 - Ajuda-nos a dormir melhor;
2-  Reduz o stress e a ansiedade;
3 - Melhora a nossa capacidade de concentração;
4 - Torna mais activas as áreas cerebrais relacionadas com o optimismo e a felicidade (um dos meus benefícios preferidos!);
5 - Melhora a vida sexual;
6 - Torna-nos mais saudáveis e contribui para uma vida mais longa.

(Explico com mais detalhe alguns dos estudos que comprovaram estes benefícios, neste post).

Como pratico?
O local:
O ideal seria ter um cantinho só meu, uma espécie de recanto sagrado cá em casa. Mas enquanto isso não é possível, tenho praticado na sala ou no quarto (no tempo quente prefiro a minha varanda com vista para o rio). 

O ambiente:
É importante escolher uma altura em que possa estar a sós, sem interrupções de outras pessoas ou de ruídos externos. Costumo ligar o aquecimento em dias mais frios, para me sentir confortável. Por vezes acendo também umas velas, para dar um ar acolhedor - bem ao estilo do hygge dinamarquês.

A duração:
Como referi, costumo praticar somente 10 minutos (não tenho disponibilidade para mais). Mas não me penitencio por isso, antes me sinto grata por conseguir meditar diariamente. Aliás, algo que me deixa descansada, é que foi comprovado que bastam 5 minutos de meditação por dia, para ao fim de 4 ou 5 meses, ocorrerem mudanças significativas na actividade eléctrica do nosso cérebro. As áreas cerebrais relacionadas com o optimismo e a felicidade ficam claramente mais activas!

O que importa mesmo é a frequência com que se medita. Uma meditação irregular não traz os mesmo benefícios que a meditação diária.

A técnica:
Por vezes utilizo a técnica descrita neste post. Mas, devo dizer que prefiro meditações guiadas. Para isso recorro a CD's ou ao youtube. Não sei, mas ter ali uma voz a dar-me indicações parece resultar melhor comigo. 

Para que possas, tu próprio(a), experimentar uma meditação guiada, deixo-te um dos vídeos a que costumo recorrer, do Mindfulness Institute (nota: se assistires em HD, a qualidade do som e imagem é bem melhor):



««»»

E é isto.
Sinto-me grata por levar esta prática adiante, tentando que se transforme num hábito.
Porque a meditação faz bem, 
equilibra o nosso corpo e a nossa mente.
E sobretudo, traz mais alegria aos nossos dias.

Foto: Pexels
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

10 comentários:

  1. Oi Mafalda, tudo bem? Falo do Brasil e adoro seu blog. Gostaria de recomendar um aplicativo que gosto muito, chama-se Headspace. Você pode baixar no seu celular e fazer as meditações guiadas do jeito que você gosta. Acho esse aplicativo tão fantástico que até fiz a assinatura dele.
    Obrigada pelas dicas que sempre dá por aqui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nathalia, obrigada pelas tuas palavras simpáticas e pela sugestão. Já tive uma app de meditação no telemóvel, mas a que sugeres desconhecia. Hei-de experimentá-la brevemente!
      Um beijinho especial de Portugal! 😘

      Eliminar
  2. Por experiência própria desde Março (bolas, nem me parecia há tanto tempo) posso dizer que as mudanças são verdadeiras, a ansiedade atenua e a paz é mais permanente. Mas foi e continua a ser através deste livro e das suas meditações guiadas que finalmente consegui. Fica a sugestão: http://duvidase-certezas.blogspot.pt/2016/04/meditacao-e-atencao-plena.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho esse livro. Simplesmente adoro!
      Obrigada.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá Mafalda!!
    Este é sem dúvida um hábito que todos haviam de adquirir, na minha opinião claro!
    Os benefícios da meditação são imensos, mas melhor que nomeá-los é mesmo senti-los no nosso dia a dia!
    Que bom que estás neste maravilhoso caminho!
    Beijinho enorme e força para continuares!

    ResponderEliminar
  4. Olá!!
    Leio sempre os teus posts e gosto muito :)
    Iniciei a prática da meditação há cerca de 2 anos e tem-me ajudado imenso...
    Boas práticas para todas!
    Namasté <3
    Filomena

    ResponderEliminar
  5. Olá Mafalda!
    Excelente post. Também tenho vindo a tentar implementar este hábito tão importante, mas ultimamente com a correria do dia a dia tem sido negligenciado... tenho de voltar a insistir, obrigada por me relembrares da sua importância.
    Já agora, partilhei este post no meu blog.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Sou sincera... Sei dos benefícios que a meditação tem e traz para a nossa vida ams nunca experimentei. Talvez um dia destes o faça, seguindo os teus conselhos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails