sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

De coração pequenino & uma mensagem para pais que desejam criar filhos felizes

Hoje encontro-me assim. Um coração pequenino de  tão apertadinho que está.

O meu pequenino tem estado doente. Tem feito umas bombas SOS para a falta de ar, mas ao invés de melhorar, a coisa agravou esta noite. Hoje esteve a levar oxigénio no hospital, por 2 vezes, e frequentou uma sessão de fisioterapia respiratória. Parecia que lhe estavam a bater. O meu Luquinhas habitualmente super-bem-disposto, chorou todo o tempo (nem sei como teve forças). A verdade é que há probabilidades elevadas de ele ter bronquite como a irmã... e quase toda a família (neste caso, malvada genética). Isso deixa-me triste, mas lá teremos de aceitar a situação e fazer o melhor possível para atenuar os sintomas.

Entretanto, vai manter as ditas bombas, mas num intervalo ainda mais curto. Vai fazer antibiótico e fisioterapia respiratória. 

À irmã não surgiu em bebé, mas só aos 3 anos. Se bem que em termos de crises tem andado melhor, estranhamente desde que fizemos uma road-trip pela Europa. Só vos contei a minha viagem até à Hungria, mas também estive na Roménia, mais concretamente na mina de sal de Turda, supostamente benéfica para problemas respiratórios. Descobriram-se esses efeitos porque os antigos mineiros que nela trabalhavam, ao contrário dos seus colegas de outro tipo de minas, pura e simplesmente não apresentavam problemas respiratórios, aliás, pouco adoeciam. Supostamente, foi aí que começaram a associar o sal ao poder curativo de doenças respiratórias. As pessoas da zona relatavam verdadeiros milagres... e nós quisemos conhecer. Estivemos lá uns dias (aquilo é tipo parque de diversões + museu) e logo no primeiro dia, sem sequer estarmos doentes, começámos a expelir secreções (que nem imaginávamos ter). Coincidência ou não, a minha filha melhorou desde essa altura. Qualquer dia, quando o Lucas crescer um pouco mais, temos de regressar lá. Pode ser que seja benéfico para toda a família.

Cá em Portugal também há pelo menos uma mina destas, mas infelizmente não é explorada. Então o que existem são clínicas que simulam aquele ambiente artificialmente. Não sei se será bem a mesma coisa...

Mas mudando radicalmente de assunto, enquanto estávamos no hospital, reparei num quadro pendurado na parede com uma mensagem muito interessante. Assim, pais que desejem criar filhos felizes,  espreitem só estas palavras - pois fazem todo o sentido:

"Conselhos de um filho a todos os pais do mundo
1. Não me dês tudo aquilo que eu peço. Às vezes só o faço para ver até quanto tu me podes dar. 

2. Não me grites. Respeito-te menos quando o fazes e também me ensinas a gritar e eu não quero fazê-lo. 

3. Não me dês ordens. Se em vez de ordens, às vezes pedires as coisas, eu fá-lo-ei mais rápido e com mais prazer. 

4. Cumpre as tuas promessas boas ou más. Se me prometeres uma prenda dá-ma e se merecer um castigo, dá-mo também. 

5. Não me compares com ninguém, especialmente com o meu irmão ou irmã. Se tu me fazes sentir melhor que o resto, alguém vai sofrer e se me fazes sentir pior que os outros serei eu quem sofre. 

6. Não mudes tantas vezes de opinião acerca daquilo que eu devo fazer. Decide e mantêm essa decisão.

7. Deixa-me valer por mim próprio. Se tu fazes tudo por mim eu nunca poderei aprender. 

8. Não digas mentiras, nem me peças que eu o faça por ti. Fazes-me sentir mal e perder a fé naquilo que tu me dizes. 

9. Quando eu faço algo de errado, não exijas que te diga porque o fiz. Ajuda-me a compreender. 

10. Quando te enganas nalguma coisa, admite-o e crescerá o respeito que eu tenho por ti. Ensinas-me simultaneamente a aceitar os meus erros também. 

11. Trata-me com a mesma afabilidade e cordialidade com que tratas os teus amigos . O facto de nós sermos família não significa que não possamos ser amigos também. 

12. Não me digas para fazer uma coisa quando tu não a fazes. Eu aprendo aquilo que tu fazes embora não o digas, mas nunca farei o que tu dizes e que não fazes. 

13. Quando te conto os meus problemas, não digas "Não tenho tempo para parvoíces" ou "isso não tem importância“. Trata de me compreender e de me ajudar. 

14. Finalmente ama-me e diz-mo. Eu gosto de te ouvir dizer, embora não julgues necessário dizer-mo."
(Fonte: Forum para a liberdade de educação - www.liberdade-educacao.org)

Palavras sábias, sem dúvida!

Quanto a mim, vou dar muitos miminhos ao meu menino... que isso também ajuda na cura. :)

Foto: Jose M. Vazquez
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

9 comentários:

  1. Olá Mafalda! Desejo as melhores rápidas para o teu menino. Na minha família também temos esse problema de genética. A minha menina quando era pequenina também esteve muito mal e só deixou de usar a bomba aos 4 anos, quando esteve a viver comigo na Madeira. Espero mesmo que passe rápido ao teu pequenino. Beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mafalda! Sou leitora assídua, embora nunca comente. Mas a sua mensagem de hoje me motivou a escrever imediatamente.

    Que Deus cuide do seu Luquinhas e que ele recupere a saúde o mais rápido possível. Inclusive, acabei de orar por isso.

    Ah, e muito obrigada por tudo que você compartilha conosco!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Poliana! :) Comparando com a manhã, já parece outro. Bendita medicação!
      Beijinhos e mais uma vez, obrigada.

      Eliminar
  3. As melhoras do pequenino, vai correr tudo bem!
    Também tenho asma desde bebé, mas felizmente durante anos "esteve adormecida", agora de vez em quando, também tenho de"ir à bomba"! É uma chatice, mas habituamo-nos a viver assim.
    Em relação à mensagem é curioso, porque hoje na aula de preparação para o parto, o tema foi precisamente a educação e muitos dos conselhos dados foram estes :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Sim, palavras sábias e verdadeiras. Muitas das que sempre adotei, apesar de não me terem feito ou ensinado assim.

    As melhoras rápidas do benjamim.

    ResponderEliminar
  5. Todos os pais deveriam ter esses conselhos como leitura obrigatória de manhã, ao acordarem! Todos nós erramos, a teroria é muito bonita e a prática por vezes descamba, mas se nos recordarmos destas palavras... podemos mudar uma atitude e ser mais valorizados aos olhos dos nossos pequenitos!

    Mafalda, as melhoras para o pequerrucho. Odeio, odeio, odeio, vê-los doentes :(

    ResponderEliminar
  6. Olá Mafalda! Sei bem o que isso é. Sofri de asma quando era criança e foi muito difícil. Mas, felizmente, com o passar dos anos, ultrapassei totalmente os problemas. Apenas tenho alergia ao pó. As melhoras para o teu pequenino!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Oii Mafalta,

    Parabéns pelo lindo trabalho desenvolvido em seu blog, são pessoas como vc que fazem nossa inspiração se elevar... Atualmente também escrevo sobre bem estar, relacionamentos e administração pessoal e te convido a ler meu conteúdo www.tomajeitoamiga.blogspot.com.br

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. As melhoras do teu menino.
    Infelizmente sei bem o que é isso, o meu mais velho com 9 nos anda em tratamentos e consultas para a sua asma. Não é fácil, mas fazemos o nosso melhor.
    Bjks

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails