quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O livro da Mónica, A Dona de Casa Perfeita

Os livros de organização doméstica são tão escassos em Portugal, que fiquei bastante contente, quando a Mónica Duarte publicou o livro "A Dona de Casa Perfeita - Limpar, Organizar e Poupar". Ao longo do livro ela dá-nos uma série de dicas para facilitar as nossas tarefas domésticas, dando especial enfoque às questões de poupança. Mais pormenorizadamente estes são os temas do livro:

1 - Sugestões para as diversas divisões da casa (hall de entrada, cozinha, quarto, sala, wc). Estas sugestões passam por:
- indicar os equipamentos/produtos/utensílios úteis para determinada divisão (Ex.: lista de produtos essenciais para a despensa, frigorífico, etc.); 
- dar sugestões de organização e manutenção dos equipamentos/utensílios;
- enumerar as tarefas necessárias à manutenção daquele espaço;
- indicar como limpar a divisão e seus equipamentos/utensílios;
- dar outras ideias avulso (Ex.: pesar e medir sem acessórios - tabela de equivalências, como preparar detergente caseiro, etc.).

2 - Como manter impecáveis os seguintes electrodomésticos: o frigorífico, o congelador, o fogão, o forno, o exaustor, a máquina de lavar loiça, o microondas, a torradeira e a batedeira.

3 - Num capítulo específico sobre limpezas, dá-nos sugestões que vão desde como fazer uma limpeza de emergência em 15 minutos, a como dedicar 30 minutos por dia a limpar uma divisão para ter o fim-de-semana mais livre, a sugestões mais específicas (Ex. como limpar tectos e paredes).

4 - As rotinas necessárias para manter a casa, onde a Mónica nos indica listas de tarefas diárias, semanais e mensais. Escreve ainda sobre a rotina das limpezas da Primavera. 

5 - Listas que podem facilitar o nosso dia-a-dia (Ex.: lista de compras, inventário da despensa, planeamento de limpeza, menu semanal, etc.).

6 - Como elaborar um orçamento doméstico e muuuuiiittas sugestões de poupança (nas compras, a cozinhar, no combustível, etc., etc.).

7 - Sugestões sobre o tratamento de roupas que passam pela sua limpeza, organização, destralhe, como dobrar, etc.

8- Ideias de aproveitamentos, de "faça você mesmo" e de reciclagem. Tem também sugestões de menus e aproveitamento de sobras.

9 - Manutenção das plantas da casa e dicas úteis sobre animais de estimação.

No geral achei um livro bom, com sugestões úteis para o dia-a-dia. Sou sincera, ela vai falando de destralhe e organização ao longo do livro e nesta área achei que o que faço vai bem além do livro. Assim, será mais útil para quem está a começar nestas andanças. O que achei realmente útil são as sugestões de limpeza e de poupança.

E tu, já leste este livro? Qual a tua opinião?
...........................................
Sabe mais sobre o meu dia-a-dia:

9 comentários:

  1. Não tenho o livro - e muito menos a agenda. Já o folheei no continente e acabei por não o comprar porque se lermos o blog dela tem lá muitas das dicas.
    Concordo contigo quando dizes que em questão de destralhe tens um método bem mais eficaz. Digo mais: eficaz e mais motivador!

    Um aparte: cada blog é um blog, cada pessoa um ser individual com as suas caracteristicas, mas, aqui para nós, pode até haver outro blog com as dicas que nos dás, no entanto, a forma como as transmites, a explicação, o apresentares o resultado, a motivação com que dizes as coisas... isso é muito teu e é isso que valorizo neste teu blog. É de uma pessoa para muitas pessoas, sem frescuras.

    Ainda bem que estás de regresso ao blog :D

    sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, em primeiro lugar, obrigada pela tua simpatia! :D

      De qualquer modo, quero clarificar que longe de mim dizer que o meu método é mais eficaz do que o da Mónica. O que considero efectivamente é que para a minha situação pessoal, o que tenho feito vai além do que ela diz no livro. Por exemplo ela refere que tem x utensílios e que estes são suficientes para 2 pessoas (no meu caso somos 4 e, considero que o que ela refere ainda é excessivo). Mas isto é a minha situação pessoal. Estou também a lembrar-me, em termos de organização, que ela guarda os frascos com especiarias na bancada da cozinha junto do fogão. Isso, no meu caso pessoal já aconteceu no passado, mas agora tenho a área o mais livre possível. Guardo-as realmente perto do fogão, mas em armário fechado, porque, tal como refere a Marie Kondo, isso propicia a que os frascos ganhem gordura do fogão e pó extra, são mais uma série de frascos para limpar frequentemente... É nestes pormenores que considero que estas coisas no passado e na minha vida pessoal faziam sentido, hoje estão fora de questão. Muitas leituras, fazem-me optar por soluções diferentes, que funcionam melhor comigo. Lá está, as pessoas vão absorvendo conhecimentos e devem de seleccionar/adaptar o que resulta melhor com elas próprias.

      Mas obrigada pelas tuas palavras, são super-incentivadoras!!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Mafalda, sem dúvida que cada pessoa tem de adaptar as dicas à sua realidade. Em tempos achava o blog da Mónica com ideias novas, criativas... de momento acho tudo muito aborrecido e repetido, "a encher chouriços" :( Tal como disse, a simplicidade e a forma como se transmitem os conhecimentos são uma mais-valia e motivação extra para quem lê. Vou-te dar um exemplo: no outro dia vi no blog da ligia noia que ela utiliza a mesma técnica de destralhe da casa que tu. No entanto, e se fores dar uma espreitadela, a forma como o faz não motiva nem inspira. Podemos até ficar a pensar "interessante, quem sabe um dia!", enquanto que com o teu blog, com a tua explicação, com os resultados e a forma carinhosa como te diriges a nós, ficamos a pensar "bolas, tenho mesmo de meter mãos à obra. Vamos lá pegar num caderno e começar a escrever!". Isto é, pelo menos, o que eu sinto...
      Quanto a blogs de destralhe, sinceramente, conheço o teu e um outro muito básico. Se puderes partilhar onde vais buscar inspiração, agradecemos. E felicidade? adoro, cada vez mais, blogs realistas que transmitem paz e serenidade :)
      Beijinhos
      sara

      Eliminar
    3. Olá! Se me permite Sara faço das suas palavras as minhas! Concordo com TUDO! E sim Mafalda quando faz os posts de destralhe transmite uma vontade imensa de começarmos a destralhar logo a seguir! Parabéns, adoro o seu blog! Beijinho, Ana

      Eliminar
    4. Bem... deixaram-me sem palavras. Obrigada! :)
      Sara, não conhecia o blog da Lígia Noia. Fiquei surpreendida, ela até dá formação sobre o assunto.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Obrigada pela sugestão! Deixaste-me com vontade de o comprar.
    Espero que voltes a escrever depressa sobre o teu plano de destralhamento. Estou a adorar. É super-motivador :)
    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Mais uma excelente sugestão! Muito obrigada por a partilhares!
    Aqui estamos sempre a aprender e isso é muito bom. Parabéns por isso1
    Beijinho e bom dia

    ResponderEliminar
  4. Ora está aqui um assunto que sempre me interessa .......
    Cada pessoa tem o seu valor e parabéns á Monica pelo livro.
    Mas que teu blog é mais apelativo que o da senhora é.....e mais não digo .
    bj para as minhas princesas e Princepe .
    Lulu

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails