terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

E tu? O que fazes por ti mesmo?

Há quem siga o «rebanho», quem acabe por levar a vida de acordo com as escolhas dos outros, quem pense que já sabe tudo por isso não precisa de evoluir, quem pense que não tem poder para mudar a sua própria vida. Depois há o caminho difícil, mas com mais recompensas e há aqueles que o decidem trilhar. Há quem tenha um propósito de vida e viva em função deste, há quem pare para pensar nas escolhas que tem à frente, antecipe consequências e opte pela mais benéfica, há quem pense que pode melhorar a sua vida com a aprendizagem e se disponha a aprender (em livros, formações, etc.), há quem assuma a responsabilidade pela própria vida e se disponha a melhorá-la aos poucos e, com o tempo... consegue operar grandes mudanças.
 
Já pensaste nisto? Em que grupo de inseres?
 
Se pertences ao primeiro, devemos respeitar a tua opção. Contudo, devo alertar-te que poderias ser bem mais feliz, se assumisses o controlo da tua própria vida e melhorasses o que houver a melhorar. Se pertences ao segundo grupo, estás de parabéns! Apesar de dar trabalho fazeres algo por ti mesmo, a tua felicidade aumentará a par do teu desenvolvimento pessoal.
 
Eu sou uma dessas pessoas que pensa que tem muito a aprender, que experimenta coisas, erra, mas não deixa de seguir em frente. Na passada Sexta-feira estive todo o dia numa formação na área da saúde. E, sabes que mais? É sempre bom aprender algo que ainda não sabemos ou ver outro lado da questão, que talvez nos tenha passado ao lado. A verdade é que a formação é igualmente uma fonte de inspiração, motiva-nos a agir.
 
Só por ter ido à formação já vim cheias de ideias para implementar no local de trabalho. Para além disso, sinto que posso melhorar a minha própria vida. Agora que já conclui a fase de destralhamento cá em casa, posso concentrar-me noutra área, como a minha saúde. Uma coisa que aprendi é que as consequências das nossas ações ao longo da vida, têm uma influência enorme na nossa saúde, principalmente na velhice (ok, parece básico, mas daí a passar à prática...). E um facto é que, em grande parte das doenças, uma mudança de estilo de vida tem efeitos mais drásticos do que a própria medicação. Três aspetos que, comprovadamente, podem melhorar a nossa saúde, é a prática de exercício físico, fazer uma alimentação equilibrada com alimentos saudáveis e gerir o stress. São aspetos nos quais me vou concentrar daqui por diante. Se com a eliminação de tralha senti um enorme alívio na minha vida, espero que com a mudança gradual destes aspetos (exercício, alimentação e gestão de stress) consiga igualmente melhorar a minha saúde (que já viu melhores dias).
 
Consegues perceber como uma única formação já me motivou a melhorar algo na minha vida? É por isso que sou fã da aprendizagem e de experimentar coisas que possam melhorar a minha vida. Dá trabalho, mas vale a pena!
 

6 comentários:

  1. Eu para já proponho-me a começar a correr, devagar, para dar inicio ao exercicio fisico , e também para combater a minha ansiedade....:) obrigada pelas partilhas...adorava poder dedicar-me ao gabinete de Reiki a 100% mas monetariamente ainda nao consigo largar o meu trabalho....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê pela positiva, pelo menos já dedicas parte do teu tempo a algo que te apaixona. Pode ser o início de um trabalho bem sucedido. Boa sorte! Nunca desistas de lutar pelos teus sonhos.

      Eliminar
  2. Eu decido o meu próprio futuro e sigo o meu caminho.
    É mais difícil, claro, mas sei que penso pela minha própria cabeça e faço as minhas escolhas. Assim é que vale a pena!
    Beijinhos e Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  3. O processo de individuação é uma forma de despertar do adormecimento colectivo ou da «hipnose colectiva» (e não só); é um «trabalho» para todos os dias, durante toda a vida e nunca terá fim porque, como diriam os alquimistas,há que transformar o «chumbo», a matéria obscura, em ouro, capaz de receber e emitir a Luz. E há sempre tanta matéria obscura para transformar...

    Aqueles que se iniciam no «caminho», não têm retrocesso possível, pois são impelidos por uma «força» a que já não podem (nem querem) resistir.

    Ao mesmo tempo há outros que pura e simplesmente não sentem a menor necessidade de «transformação» e por isso nunca a procuram, nem se questionam, sucumbindo às forças da inércia.

    São os exemplos vivos (como o teu) que podem semear a admiração, depois a interrogação, a seguir acordar a vontade, seguindo-se o primeiro passo e os restantes até que não haja retrocesso possível na «busca» da individuação, porque, entretanto, a pessoa ficou sujeita (ou sintonizada) a outro tipo de «forças», ou influências.

    Mas é peciso ter «ouro» para fazer «ouro»; ou como diz o aforismo, «Não me procurarias se não me tivesses encontrado»

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Ler as tuas partilhas é como sentir um conselheiro....portanto espreito este cantinho regularmente.

    Eu gosto muito de aprender, sou dinâmica, quase elétrica! Sofro mto com o resultado do trabalho, se não avança, por qualquer motivo...stresso mto!

    Stresso mto com a ausência de comunicação, quando envio um sms e a pessoa não me responde, não mesmo, nem mais tarde!

    Quero aprender a contornar esta situação que sinto me desgasta.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Mafalda, digno de uma reflexão do nosso propósito. Motivos para continuar trlhando positivamente. bjnhs Gabriela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails