quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Gostava de pensar como a minha filha


A Letícia, do alto dos seus 5 anos, consegue ver beleza onde eu por mais que me esforce, não consigo. Gostava de pensar como ela. Não sei se é por ser criança, mas consegue apreciar tanta coisa que por vezes me passa ao lado.
 
Uma dessas coisas são as estações do ano. Adoro o tempo quente. O Verão é a minha estação de eleição. Já o Inverno, para mim é um sacríficio (ok, talvez o facto de ser muito friorenta não ajude). Até acho as paisagens de Inverno lindíssimas, mas ainda assim, dispensava esta estação. Também há quem deteste o Verão... não sei, parece que nós adultos somos mais selectivos e deixamos de achar piada a muita coisa.
 
Há dias a Letícia, na sua simplicidade de criança, falava-me sobre o que gostava em cada estação. "Mamã, gosto mesmo de todas as estações. Há coisas bonitas em todas elas!
No Inverno gosto da neve. Tão linda e tão branquinha.
Na Primavera há flores por todo o lado e eu adoro flores.
O Verão é o tempo da praia. E eu gosto tanto!
E no Outono, as folhas coloridas caem no chão, podemos pisá-las e fazem crack. É tão divertido!".
 
Fico maravilhada com a capacidade dela para ver beleza nas pequenas coisas. Tenho muito a aprender com a minha filha...

Foto: Sara A. Finke

9 comentários:

  1. É por isso que às vezes não conseguimos ser felizes, não apreciamos as pequenas coisas....

    ResponderEliminar
  2. E essa é mesmo uma das maravilhas da vida...a nossa relação com os nossos filhos é uma troca de aprendizagens enriquecida pela chama do amor incondicional...!
    Bjs
    maria

    ResponderEliminar
  3. eu penso exactamente como a tua filhota :) e pouca gente me compreende. beijinho a ela :)
    ***

    ResponderEliminar
  4. Olá. As crianças nascem com uma capacidade que com a idade vai diminuindo. É a de ter um pensamento divergente. Elas conseguem ver muitas coisas / soluções que nós não vemos. Podes sempre pesquisar sobre o assunto. Eu acho muito interessante.

    ResponderEliminar
  5. Eu também sinto as estações como a tua filha. Cada uma tem para mim o seu lado maravilhoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Lindo!! A Letícia é uma verdadeira Mestre (ou Mestra), rendo-me à beleza poética das suas observações. Creio que só o ego nos impede de apreciar a beleza que nos rodeia, seja Inverno ou Verão, ou outra situação qualquer, porque sobrepomos ao que é, os nossos valores e ideias de como as coisas «deveriam ser». Mas as «coisas» não devem ser assim ou assado; são como são e é tudo. Só a «libertação» do nosso olhar, silenciando o ego, permite a união com o todo, sem lugar para o «apreciador» e o «apreciado»,ultrapassando a dualidade, resultando daí indescritível beleza e serenidade.
    Boa semana.
    Mário R.

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda! Bom ano!!! :)
    Pois é! Tudo se pode tornar tão mais fácil quando visto pelos olhos de uma criança! Também sou friorenta e não gosto nada de sentir frio, mas gosto de todas as estações porque procuro lembrar-me daquilo que é natural para a Letícia! ;) Que é tão bom desfrutar de uma manta quentinha, um bom chá que aquece por dentro, ouvir a chuva cair lá fora... entre tantas outras pequenas coisas que, se fizermos um esforço, podemos lembrar que gostamos também no Inverno! Se nos formos lembrando de o fazer e formos persistentes, em pouco tempo acaba por se tornar natural também para nós, adultos. ;)
    Beijos de boa semana,
    Sofia do Ideias de Trazer por Casa

    ResponderEliminar
  8. Que lindo! Muito bom começar o dia com uma mensagem tão simples e bonita. Obrigada, Mafalda! Seus posts são sempre muito bons e inspiradores.

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Tal como tu, também detesto as estações frias. Mas nós, adultos, é que temos tendência a complicar!

    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails