terça-feira, 3 de setembro de 2013

Organizar o roupeiro com pouco dinheiro

Comprei um apartamento com alguns anos (anos 90, mais propriamente), para conseguir um preço mais acessível e para poder renová-lo ao meu gosto.

Para além disso fiquei apaixonada pela sua vista – coisa imprescindível para mim.

Contudo, presentemente, ainda não tenho o apartamento totalmente renovado e decorado. E porquê? Porque estou a tentar amealhar tudo o que posso para me livrar da dívida ao banco o mais rápido possível. Mas isso não significa que não queira ter o espaço com um ar agradável, desde já.

Assim, no Sábado fiz uma grande limpeza no meu roupeiro. Aproveitei para me livrar da tralha e para organizar tudo o que restou recorrendo a organizadores improvisados (uma solução económica de organização). É certo que há soluções mais bonitas à venda nas lojas, mas para já fica assim. Eis como fiz:

1.ª Fase: livrar-me da tralha
Numa primeira fase retirei tudo o que tinha do roupeiro e coloquei em cima da minha cama. Dividi a roupa e outros objectos pelos seguintes montinhos:

1) Para doar – coisas que não uso, que não gosto, ou que não me ficam bem (pela cor ou por não favorecerem o meu corpo), mas que estão em bom estado e que poderão servir para outra pessoa (caramba, encontrei roupa que nem sequer utilizei um vez – que desperdício – e enchi 3 sacos grandes para doar);

2) Para deitar fora – aquilo que devido ao seu mau estado, não serve para usar nem para doar (enchi mais 3 sacos do lixo, com roupa, malas, acessórios…);

3) Para reparar – aqui incluiu-se uma bainha descosida e 3 pares de calças cujas bainhas não foram sequer feitas (Jesus!...);

4) Para manter – roupa em bom estado, que me favorece e a que efectivamente dou uso;

5) Monte das dúvidas – aqui só incluí 3 peças: 2 calças e 1 saia. Como por vezes o meu peso oscila uns 2kg, estas peças já com alguns anos mas em óptimo estado (e que eu adoro!), só me servem quando estou mais magra. Vou guardá-las no cimo do armário, pois poderei voltar a usá-las (em compensação retirei de lá umas calças que há uns tempos me estavam largas, mas que agora servem na perfeição). Caso não voltem a servir, óbvio lhes darei outro caminho.

O meu roupeiro é bem espaçoso e só para mim, mas se repararem, ao todo, retirei 6 sacos grandes com coisas que já não uso (como é possível?).

2.ª Fase: organizar
Esta foi a fase em que tive de usar a minha imaginação, recorrendo a soluções económicas de organização.

A minha ideia foi definir um lugar para cada objecto. Organizei tudo do seguinte modo:

Roupa de cama
Na parte posterior do roupeiro guardei roupa de cama da outra estação, mais propriamente os cobertores e mantinhas de Inverno. Não comprei sacos próprios, mas utilizei uns sacos grandes que tinha cá por casa. O de cima é um saco de edredom e o de baixo é um saco de plástico absolutamente normal.  De qualquer modo, antes de os utilizar acabo sempre por lavá-los...

Acreditam que fiquei com o resto da parte superior do roupeiro absolutamente livre? Antigamente também aqui guardava malas de viagem, mas agora opto por deixá-las no sótão.

Roupa que pendurei
Dividi o varão do roupeiro por áreas, consoante o tipo de roupa (e estas últimas por cores e por estação):
1.º Casacos compridos de Inverno;
2.º Casacos compridos de malha;
3.º Blazers;
4.º Casacos curtos de malha;
5.º Blusas;
6.º Camisolas e tops (daqueles que se ficarem em prateleiras ou gavetas acabam todos enrolados);
7.º Vestidos.
 
Roupa que coloquei em prateleiras
Um dia penso colocar mais prateleiras no meu armário, pois penso que o espaço está muito mal aproveitado. De qualquer modo, como o roupeiro é grande não tenho de alternar a roupa de Inverno com a de Verão. Ficam todo o ano no mesmo espaço, o que me poupa tempo.
 
Dividi as prateleiras em espaços distintos. Uma área para camisolas de Inverno (divididas por cores), a área das calças (dividindo as calças de tecido das calças de ganga) e a roupa de desporto (basicamente leggings e calções).

Sapatos
Coloquei os sapatos que uso actualmente, nas prateleiras de baixo do armário. Para os delimitar e não acabarem numa confusão, utilizei tampas de caixas de sapatos viradas ao contrário.

Ao lado destas prateleiras tenho uma única caixa (grande) de organização para guardar os sapatos de cerimónia, bem como os da outra estação. Por cima da mesma tenho malas que só uso ocasionalmente (quando saio com roupa desportiva ou de cerimónia).

Gavetas

Nem acredito, mas consegui esvaziar completamente algumas gavetas… Aqui está a minha gaveta dos cintos. Para os separar utilizei alguns tupperwares velhos que tinha cá por casa.

As restantes gavetas estão divididas por:
- Tops de Verão;
- Camisolas de Verão;
- Camisolas de Inverno (não de lã, mas daquelas mais fininhas que se usam por baixo);
- Echarpes e cachecóis;
- Roupa de fazer limpeza (roupas mais velhas, que uso para o efeito. Reduzi-as unicamente a 2 conjuntos, um de Inverno e um de Verão).

Dentro das próprias gavetas, os montinhos de roupa estão organizados por cores.

Malas de uso corrente
Reduzi-as a 3 (à parte das que uso em ocasiões especiais), se bem que uma precisa de ser substituída.

Neste momento coloquei-as em fila na base do roupeiro. Não sei se é a solução ideal, mas é a que tenho de momento.
 
Bijuteria
Utilizo uma caixa transparente com separadores (ok, os senhores costumam utilizar estas caixas quando vão à pesca, mas também a acho útil para este efeito). Deste modo,  a bijuteria nunca se mistura.

E as pulseiras que não consigo guardar aqui, guardo num bloco de mini-gavetas (feinho, mas prático).


Outras roupas
Este roupeiro está de frente a um igual, que pertence ao meu marido. Mas ambos estão fora do quarto.

Assim, roupa interior, pijamas e roupa de cama de uso corrente estão guardadas na cómoda do quarto. É mais prático ter as coisas perto dos seus locais de utilização.

Por exemplo as toalhas da casa de banho, estão no armário da casa de banho (este sim, já totalmente organizado como eu gosto).

Mas resumindo, no fim de contas, o meu roupeiro atafulhado  parece agora ter imenso espaço. Claro que na nova estação devo comprar algumas peças. Mas não me preocupo muito. Ultimamente se uma entra, outra sai.

Quanto aos organizadores, podem não ser os mais bonitos, mas nos dias que correm, há que improvisar. (Mais dicas sobre como organizar o seu roupeiro, aqui).

Fotos: Mafalda S.

7 comentários:

  1. Este post me deu ideias para arrumar o meu roupeiro. Faz semanas que preciso arrumar (incluindo encher as sacolas de roupas para doação) e não encontro coragem.
    Mas me sinto bem a cada vez que eu faço, é como se eu organizasse minhas ideias ao mesmo tempo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Andas em arrumações ;)
    Mal acabe o verão ou o tempo mais quente é o que farei ,no meu guarda fato e no da filhota.
    Adorei os sapatos
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  3. Está parecido com o meu! =) A gaveta que tenho realmente dificuldade em manter organizada é a da roupa mais pessoal. Mesmo usando separadores para meias e cuecas, ao olhar para a tua foto apercebi-me que está a faltar-me separadores para os cintos, sutians e leggings que acabam por "se espalhar" no resto da gaveta (e nem são tantos assim, é só mesmo o misturar-se).

    ResponderEliminar
  4. Olá Mafalda

    Já fiz uma arrumação parecida com essa mas acho que não a terminei bem! Se for a fundo ainda vai sair dali mais uns sacos cheios.

    E sabe tão bem não é? Parece que ficamos mais leves! eh eh

    Beijinhos
    Ana Guedes

    ResponderEliminar
  5. Por demais é começar a destralhar, só assim temos noção da quantidade de coisas que guardamos e não utilizamos há anos!

    ResponderEliminar
  6. Estou precisando organizar o meu, ou quem sabe comprar um outro. Fico na dúvida se é melhor esvaziar ou manter as roupas e objetos?

    ResponderEliminar
  7. Gostei bastante da ideia de utilizar as tampas das caixas dos sapatos para delimitar o espaço de cada calçado. Tenho verificado cada vez mais que é muito importante definir espaços bem limitados para cada coisa para evitar a bagunça. Ainda estou por destralhar os sapatos mas quando o fizer vou utilizar a tua ideia, sem dúvida!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails