terça-feira, 27 de agosto de 2013

Um objectivo de cada vez (ou a arte de adquirir um hábito)

No início do ano propus-me a alcançar uma série de objectivos. Fazia avaliações mensais e, normalmente adicionava um outro objectivo para atingir em cada mês. E, verdade seja dita, não me lembro de nenhum ano como este. Mantive-me "na linha", cumprindo à risca as tarefas para alcançar as minhas metas.
 
Entretanto fui de férias e nestas paragens meditei em algo que me incomoda. Se por um lado há objectivos com os quais já nem me preocupo (as tarefas para o concretizar tornaram-se um hábito), outros há que requerem um esforço considerável da minha parte. Por exemplo,  o objectivo 1 (ser mais feliz), que implicava utilizar pelo menos 15 minutos por dia uma estratégia para a felicidade, está de tal forma interiorizado, que já o faço sem pensar nisso. Já o objectivo 7, que implica a prática de exercício físico, requer ainda muito esforço e motivação (que nem sempre tenho).  À parte disso, parece que me sinto insatisfeita por estar a demorar tanto tempo para organizar melhor a minha vida, para gerir melhor o meu tempo. Ao invés de estar feliz com os meus sucessos, sinto uma certa frustração.
 
Entretanto, li o livro "A Força do Hábito" do Charles Duhigg (título original em inglês: The Power of Habit) e cheguei a uma conclusão. Estou a concentrar-me em muita coisa ao mesmo tempo.
 
Quer nos casos descritos no livro, quer no que aprendi numa formação, quer no que Leo Babauta descreve no livro  "O poder do Menos" (também interessante), o segredo do sucesso de pessoas que conseguiram transformar a sua vida reside em concentrarem-se em mudar um hábito de cada vez. Os hábitos têm sido muito estudados nos últimos anos, e esta tem sido uma conclusão unânime.
 
No livro a A Força do Hábito falam do caso de Lisa Allen, uma fumadora inveterada, que também bebia, era obesa, estava endividada e não conseguia manter um emprego que fosse. Anos depois estava magra, parecia mais nova e enérgica, não bebia, não fumava, as dívidas estavam saldadas e tinha um emprego estável. E como conseguiu isto tudo? Concentrando-se num único hábito, o de deixar de fumar. Alcançado este objectivo, conseguiu ir mudando a sua vida aos poucos, adquirindo um novo hábito de cada vez. O mais interessante é que o próprio cérebro de Lisa modificou-se. Investigadores que estudaram o seu caso, observaram imagens do seu cérebro e constataram que novos padrões neurológicos (relacionados com os seus novos hábitos) se tinham sobreposto aos mais antigos (que agora mal se faziam sentir). Ou seja, o cérebro faz de tudo para ter o mínimo de trabalho. Se de início era um esforço enorme para Lisa deixar de fumar, com a prática contínua de não o fazer, deixou de ser difícil para ela. Ficou de tal forma interiorizado, que já não requer qualquer esforço não ter de fumar.
 
Isto faz-me lembrar quando tiramos a carta. Primeiro parece que temos de pensar em tudo: colocar o cinto, verificar os espelhos, fazer o pisca nas mudanças de direcção, etc. Quem é que ao fim de um tempo pensa em ter de colocar o cinto? Colocamo-lo e pronto, nem sequer pensamos no assunto. Por outras palavras, o que aconteceu foi que com a prática contínua, adquirimos o hábito de colocar o cinto de segurança.
 
Por tudo isto, pensei bastante e neste momento quero concentrar-me num só objectivo: o de gerir melhor o meu tempo, para estar mais disponível para actividades significativas e prazerosas (o objectivo n.º4). Isto implica eliminar o que tenho de supérfluo na minha vida (tralha, compromissos não obrigatórios, e-mails que não interessam, etc.). Aliás, neste momento estou a concentrar-me unicamente na tralha, quer no trabalho, quer em casa. Só depois de ter a minha vida mais ou menos organizada como pretendo (e isto não implica perfeição, Deus me livre), é que me vou preocupar com outros objectivos.
 
Claro que não estou a impor a mim mesma uma espécie de proibição. Não vou deixar de realizar tarefas relacionadas com os meus outros objectivos se me apetecer. Vou antes concentrar-me no objectivo que vos falei e adiar a concentração nos outros, para mais tarde.
 
Por último, quero deixar-vos uma citação do livro a Força do Hábito, para explicar o poder que estes podem ter na nossa vida "E embora cada hábito tenha, de per si, relativamente pouco significado, com o correr do tempo os pratos que pedimos, o que dizemos aos nossos filhos todas as noites, as decisões que tomamos de poupar ou gastar, a frequência com que fazemos exercício, e a forma como organizamos os nossos pensamentos e rotinas quotidianas, acabam por ter enorme impacto sobre a nossa saúde, a nossa produtividade, o nosso bem-estar económico e a nossa FELICIDADE".
 
Foto: Elliot Margolies

10 comentários:

  1. Sem dúvida, é exato o que estou a fazer. E volta e meia releio o livro que referiste do Leo Babauta pois quando dou por isso já estou perdendo o foco ou investindo em hábitos a mais. Mais não seja esse material de leitura que referes são como lembretes que nos dão umas cutucadas e nos relembram o segredo do sucesso! Obrigado pela partilha, e pelo lembrete! ;)

    ResponderEliminar
  2. Pelo menos estás motivada, empenhada.Esforças-te e isso é um bom sinal.

    Eu perdi as minhas forças, já não sei mais o que ler, o que fazer, o que tentar... talvez um dia, espero que mto em breve, se faça luz na minha vida, que tanto estou a precisar.

    Beijinhos e parabéns pelo excelente blogue.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pelas tuas palavras!! Não peças desculpa de nada!! Eu é que agradeço, do fundo do meu ser, por teres desperdiçado um pouco do teu tempo comigo!! Nem imaginas como me fizeste sentir agora... um bem Haja e que Deus te recompense o triplo por aquilo que fizeste hoje comigo! Acarinhaste-me a minha alma que está tão dorida!... Vou seguir os teus conselhos sim!Um beijinho grande!

    Muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante, sim.
    Vou reflectir.
    Muito obrigado.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. e se o exercício fosse dançar?!
    não seria mais fácil?
    obrigada por manter o blog vivo e de saúde!
    Bem haja!
    Uma boa leitura por dia não imagina o bem que nos faria...

    ResponderEliminar
  6. Gostei do que li e acho que é um exemplo a seguir.Pelo menos vou tentar.Obrigada e beijo grande.

    ResponderEliminar
  7. Conheci o seu blog à pouco tempo e adoro a ideia de poder explorá-lo com calma... mas para já uma sintonia com as suas palavras. Estou a implementar um hábito de cada vez (disperso-me muito e costuma ser o meu problema). E acredito na força do hábito para mudança de nós mesmos. Obrigado por estar desse lado a partilhar coisas boas:) beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Às vezes também me sinto assim. Tantos planos, tantos objectivos que acabam por se atropelarem uns aos outros. Mas também acredito que o segredo é dar pequenos passos de cada vez. Como se costuma dizer: "Roma e Pavia não se fizeram num dia."
    Quanto ao exercicio, eu que gosto muito e tenho muita motivação para o fazer, às vezes também não consigo fazê-lo. Mas tento sempre andar a pé para ir á padaria, farmácia, correios...subir e descer escadas, fazer agachamentos enquanto espero que o leite aqueça no microondas de manhã...este tipo de coisas que podem parecer insignificantes, mas que nos vão dando um empurrão. É mesmo assim, baby steps! Gosto muito do teu blogue. Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  9. Não é fácil, mas com o tempo e empenho chegamos lá.
    Tenho procurado mudar também muitas coisas na minha vida, nomeadamente a minha forma de pensar e encarar a vida, como sabes era muito negativista, hoje estou bem melhor, já não me considero assim e com essa mudança consegui encarar e resolver alguns problemas doutra forma.
    Em minha casa sou também mais organizada e mais metódica e isso melhorou e continua a melhorar a minha qualidade de vida.
    agradeço-te pela tua partilha e inspirações que me ajudaram a ser uma pessoa melhor.
    Força com os teus objectivos tenho a certeza que vais conseguir.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gostei do seu blog.

    Parabéns pelo alto nível de conteúdos.

    Anderson

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails