quarta-feira, 21 de agosto de 2013

E tu? Valorizas o teu país?


Há dias lia um artigo onde indicava que Lisboa foi eleita pelo Urban City Guides como a 4.ª cidade mais bela do mundo (artigo em português aqui e artigo completo, em inglês, aqui). Claro que senti uma ponta de orgulho. Mas o que me surpreendeu, foi a chuva de comentários negativos escrita por portugueses no artigo em português. Aliás, a  fugas notícias chegou a reforçar que a notícia já tinha alguns anos e falou com um dos responsáveis pelo site Charles Benfatto, que referiu que o top se mantém inalterado desde a sua publicação original. Acrescentou ainda que os tops podem ser "reconsiderados e actualizados".
 
E é aqui que fico estupefacta. Então em vez de sentirmos orgulho de uma cidade linda como a nossa, o que inclusive pode dinamizar a actividade turística, ainda reclamamos? Os tops são sempre subjectivos, mas, na minha modesta opinião deveríamos valorizar o nosso país e incentivar quem é de fora a conhecê-lo. Quantos mais sites falarem (bem) da beleza nosso país, melhor para a nossa economia, em termos de turismo!
 
Podem falar nos defeitos da cidade: o caos no trânsito, a falta de limpeza, a quantidade de sem-abrigos, etc. Mas acham sinceramente que as outras cidades estão isentas de problemas? Conheço algumas das mencionadas e posso-vos dizer o seguinte: Veneza é lindíssima na zona turística, mas não esperava ver tanto lixo pelo chão noutras áreas da cidade. Já Paris, é uma cidade maravilhosa. Mas tinha tanta mas tanta expectativa, que quando lá cheguei, francamente esperava melhor. E também vi uma data de sem-abrigos, caos no trânsito... Budapeste é uma cidade extraordinária, mas também tem muita pobreza em mais áreas do que deveria...
 
Por outras palavras, não estou a querer criticar cidades lindíssimas, estou somente a chamar a atenção de que problemas todas elas têm. Faz-me confusão o facto de que noutros países de certezinha que ficariam chateados por não estarem em primeiro lugar, ou até por nem estarem neste top. Por cá, só falta pedir ao site que nos retirem da lista.
 
Mas pensem bem. Nós, o que temos por cá? Monumentos fantásticos, comida deliciosa, dias solarengos a maior parte do ano, uma extensão de praias enorme, uma história da qual nos deveríamos orgulhar... São ou não são coisas fantásticas, para nós e para os turistas que nos queiram visitar?
 
Espreitem os links com vídeos que vos deixo, e digam lá se há ou não beleza no nosso país:

Há muita coisa a melhorar, obviamente. Mas, na minha opinião, também temos de valorizar o que temos de bom... e não é pouco.

Foto: BG - Estação do Rossio, Lisboa

13 comentários:

  1. Certamente, Portugal é um dos paises mais bonitos que eu visitei, e Lisboa encanta não apenas pela beleza, mas pelo calor humano dos seus moradores.
    Concordo com você, todas as cidades tem problemas, e seria até estranho se não tivessem.
    Muito triste ver pessoas que enxergam somente o lado negativo da sua cidade. Mas além ser uma cidade bonita para os turistas (que gastam um pouco e depois vão embora), a cidade deve ser bonita para os seus habitantes, que vivem nela o tempo todo.
    Temos que aprender a admirar e aproveitar a nossa cidade (seja ela qual for) no que ela pode oferecer aos moradores. E concordo com você, Lisboa é um ótimo exemplo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Mafalda!

    Caso para dizer "se eu não gostar de mim quem gostará?"

    ResponderEliminar
  3. Concordo completamente contigo. Beijnhos.

    ResponderEliminar
  4. Mafalda, infelizmente faz parte de ser português valorizar o estrangeiro e denegrir o nacional. É uma forma de estar em que se vê poucas alterações. Felizmente eu, quanto mais viajo e conheço outras paragens, mais acho a nossa Lisboa incomparável, para não falar da diversidade rica do nosso pais. Podemos ter muitos problemas, mas se olhássemos à nossa volta com olhos de ver, e valorizássemos o que é nosso, não seriamos um pouco mais felizes?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu valorizo e gosto do meu país.
    E Mafalda, há-de haver sempre alguém em qualquer noticia que critica. Não sei se é mau feitio ou nunca estão contentes com nada.
    Acho que dificilmente são pessoas felizes.
    Actualmene o meu país é como o meu trabalho, gosto do que faço mas há dias em que não gosto nada com quem trabalho.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. O carteira Vazia - eu sei que talvez este local não seja o mais próprio para divulgar uma página, mas não custa nada dar uma olhada rápida pelo meu blog. penso que toda a todos, a crise...

    http://ocarteiravazia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Tenho muita pena que muita gente seja sempre do contra. Cuspir no prato que nos dá de comer é muito feio. negar a nossa bandeira não é melhor.

    Culpamos os políticos do estado do nosso país. Que eles se estão a marimbar para Portugal, e op comum dos portugueses ao fazer críticas negativas, não estamos a fazer aquilo que tanto criticamos.
    Não estamos satisfeitos com o que temos? Podemos melhorar? Mãos à obra em lugar de estarmos de braços cruzados à espera que outros façam. Para quê? para voltarema ser criticados?

    Se cada um fizer a sua parte, em melhorar o aspecto e a opinião que nós e os outros têm de Portugal, não seremos mais felizes?

    Quando alguém vai a nossa casa e diz que não gosta de um quadro, de uma peça, de uma comida nossa, gostamos? Se não gostamos, porque teimamos em insistir em dizer mal do nosso país? o nosso país não é a nossa casa também, num âmbito mais geral?

    No fim-de-semana fui fazer uma escapadinha cá dentro. Fui a um "museu". Foi feita uma visita guiada. A entrada teve um valor simbólico, diria. Gosytei muito e achei que devia deixar um comentário. pedi o livro e a guia ficou um pouco surpreendida por o ter feito. Habitualmente só os estrangeiros pedem para fazer o registo de quanto gostaram do local. Num grupo tão grande, só eu escrevi. Somos pouco dados ao elogia e a incentivar quem fez bem, a fazer ainda mais e melhor.

    (desculpa a extensão do comentário, mas sou muito adepta de que devemos gostar do que é nosso e participar na sua melhoria).


    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Não li o artigo, nem os comentários que refere, mas a maior parte das vezes os que mais criticam são os que menos fazem para melhorar e até, às vezes mais estragam. Claro que falo um pouco de cor, mas observo isso muitas vezes.
    Criticar é fácil, dar bons exemplos de cidadania e respeito pelos espaços e pelos outros, é mais difícil!

    Tenha um bom dia!

    ResponderEliminar
  9. Eu ADORO o nosso país. Tenho orgulho e adoro conhecer cada cantinho novo! Já conheço imensa coisa lá fora, mas cada vez que regresso tenho sempre a certeza que nós temos coisas verdadeiramente lindas! :)

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho muito orgulho no nosso país, conheço praticamente Portugal Continental e a ilha terceira, adoro viajar por Portugal, só queria mais dinheiro para mais passeios, eh, eh!
    Aliás eu participo no Postcrossing e só partilho postais de Portugal a mostrar o meu orgulho!
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Sabe que esses dias eu estava pensando sobre esse assunto, até postei no Facebook que estava com vontade de fazer as malas e ir embora da minha cidade (sou de São Paulo, Brasil) porque aqui é uma cidade cinza, feia, poluída, não tem praia nem coisas bonitas para ver, as pessoas são extremamente mal educadas e nas últimas semanas tem feito um frio insuportável. Tem gente que adora morar aqui, mas o Brasil tem tantos lugares lindos, praias maravilhosas, temperaturas agradáveis... gostaria muito de morar em outro lugar.

    Não quero ser ingrata, São Paulo tem muitas coisas boas, mas sinto que não nasci pra viver aqui. Gosto de uma vida mais calma e próxima da natureza. Aqui a vida aqui é uma loucura.

    Mas é questão de preferência! E todos os lugares têm seus prós e contras.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Olá Mafalda! Muito bom este seu post, nos leva a reflexão. O que faz uma cidade bela, não é somente a sua beleza natural, mas como os cidadãos que vivem ou a visitam tratam desta cidade.

    ResponderEliminar
  13. Todas as cidades têm o seu "quê" - uma das coisas que nos chocou (a mim e ao marido) foi ver-mos crianças sem-abrigo em França. É uma daquelas coisas que me orgulho de Portugal : nunca vi uma criança sem-abrigo. Talvez as hajam? Talvez. Talvez tenha tido sorte mas a verdade é que o nosso Estado Social nesse aspecto é bastante amplo: crianças têm direito a médicos gratuitos, a estadias no hospital gratuitas, têm locais próprios para as acolher, etc. Se são perfeitos? Não são mas apesar de tudo, temos muito que nos orgulhar.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails