sexta-feira, 14 de junho de 2013

Simplificando - registo de rituais para alcançar os seus objectivos


Nem sabia que título dar a este post. Mas já explico o sentido do mesmo.

Todos nós sonhamos e ansiamos por alcançar determinados objectivos na vida. Isso faz parte do Ser Humano e pode contribuir para a nossa felicidade. No entanto, parte dos sonhos acabam por fracassar, o que é uma pena. E tudo isto, muitas vezes por falta de planeamento, por falta de coragem para arregaçar as mangas e... agir.
 
Então que fazer? Um bom método passa por introduzir rituais progressivamente nas nossas vidas, que nos levem à mudança, ou seja, ao alcance dos nossos objectivos (não me vou alongar, pois já expliquei isto neste post).
 
A ideia é que um ritual se vá interiorizando e se transforme num hábito (manter um hábito custa muito pouco. Por exemplo, hoje em dia já usa cinto de segurança sem qualquer esforço, não é? Nem pensa nisso. Mas quando estava a tirar a carta, tinha de pensar neste gesto sempre que entrava no automóvel da escola de condução. Dava-lhe bem mais trabalho). Anyway... Até adquirir o hábito, o processo não é lá muito fácil. Após a fase inicial em que estamos cheios de energia para alcançar os nossos objectivos, o entusiasmo começa a desvanecer-se. É por isso que necessitamos de uns auxiliares para a nossa motivação. E chegámos ao cerne da questão. Uma das formas de nos mantermos motivados, passa pelo registo dos nossos progressos.
 
Como me ofereceram uma agenda do Paulo Coelho, eu estava a registar os meus progressos diários na mesma. Mas com o aumento dos meus objectivos ao longo do ano, estes registos já me estavam a dar trabalho a mais. Ao escrever tudinho, perdia tempo precioso. Então que fazer? Mais uma vez... simplificar.
 
Foi assim que regressei às minhas fichas mensais criadas no computador. Dei-lhes o título de "Folha Mensal de Registo de Rituais" e organizo-as do seguinte modo:
- Na horizontal em cima, tenho o espaço para todos os dias do mês (quando as imprimo costumo separar as semanas com uma caneta);
- Na vertical tenho a lista dos meus rituais (Ex.: Estratégia para a felicidade [ritual relacionado com o objectivo de "querer ser mais feliz"]) e da periodicidade dos mesmos (Ex.: 15 min/dia ou 2x/semana, etc.);
- Em cada dia faço uma cruzinha no ritual que consegui cumprir;
- Ao fundo da página tenho um espaço para observações. O objectivo é registar por exemplo algo que tenha funcionado muito bem, para não me esquecer. Ou então, registar as minhas dificuldades, com o intuito de procurar estratégias para as superar.
 
E pronto, a coisa assim está mais simples. Não quero andar com cadernos atrás e escrever uma imensidão de texto. Basta-me uma folha e quando não me fizer falta deito-a fora e imprimo a do novo mês. Gosto de avaliar o meu progresso, mas de forma descomplicada.
 
Foto: Mafalda S.

10 comentários:

  1. No meu caso gostava mesmo de alcançar um sonho que acalento há uns anos. Acho que vou mesmo passar à acção. Ver que rituais posso introduzir na minha vida, para alcançar o meu sonho.
    Obrigada pela inspiração.

    P.S. É estranho que vi aqui ver se já tinhas escrito mais alguma coisa. Quando abro o blogger, na lista de blogues que sigo só me aparece a tua mensagem de Segunda-feira, esta não consigo visualizar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro, quanto ao problema que falas já aconteceu comigo, relativamente a um blog que sigo.

      O que fiz na altura, e que resultou até hoje, foi deixar de seguir o blog e voltar a seguir novamente.

      Tenta isso e depois diz-me se resultou.

      Eliminar
    2. Já fiz como disseste, mas continuo a só conseguir ver o post de Segunda-feira. Se quiser ler as atualizações só entrando mesmo no blog. vOu tentar ver como se resolve isto. Depois digo-te quando tudo voltar ao normal.

      Eliminar
    3. Ok Pedro, vou também tentar ver o que se passa. Vai dando notícias.

      Eliminar
    4. Pedro, experimenta limpar a cache do browser que estás a usar. Pode ser que resulte :)

      Eliminar
  2. Eu nunca registo os meus progressos ou aquilo que faço. Deve ser por isso que falho sempre. Vou tentar esta estratégia.
    Beijinho :) Letícia Silva

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas!
    Acho mesmo que os rituais são super importantes. Outro dia falei disso mesmo no meu blog http://anagoslowly.blogspot.pt/2013/06/os-meus-rituais.html
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelas dicas!
    Nada como alcançar um objectivo para se ser cada vez mais feliz!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste post, tal como muitos que escreves. Uma inspiração para mim, muitas e muitas vezes.

    Recentemente fiz o que aqui dizes e além de escrever os hábitos/rituais escrevi também as razões pelas quais os quero implementar. Escrevi objectivos e formas de os alcançar. Leio o que escrevi muitas vezes e tem-me ajudado imenso. Apenas não faço as cruzinhas porque sei que, com o tempo, deixaria de o fazer e seria algo que me pressionaria. Prefiro ler para aumentar a movimentação. Para mim é mais simples.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  6. Mafalda, como sempre dicas preciosas :)
    Eu tb tenho os meus rituais como que uso como alavanca para os meus projetos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails