sexta-feira, 21 de junho de 2013

Como um blog pode melhorar as nossas vidas


Quando olho para a pessoa que fui há uns anos atrás, quase não me reconheço. Terrivelmente stressada, em eterna correria (não necessariamente mais produtiva) e sem tempo para as coisas realmente importantes. Posso afirmar que me tinha transformado numa pessoa triste e (sobretudo) cansada, sempre cansada.
 
Felizmente decidi arregaçar mangas e fazer algo por mim mesma. Decidi criar uma vida diferente, uma vida mais feliz. O blog surgiu algures no percurso. E olho para trás e consigo perceber o papel crucial que teve, no meu crescimento, enquanto pessoa.
 
A verdade é que quando passei a escrever publicamente, senti uma espécie de comprometimento perante os outros. Isto para não falar da partilha de ideias, dos comentários motivadores, e, o melhor de tudo… a sensação de felicidade, quando nos dizem que ajudámos alguém.
 
Na prática, aconteceram muitas mudanças mesmo. Passei a cumprir as minhas resoluções de Ano Novo (antigamente só cumpria para aí os primeiros 15 dias). Passei a valorizar as experiências positivas, em detrimento dos objectos (aliás, desfiz-me de uma parte deles). Passei a ter um horário de trabalho nórdico, para dedicar mais tempo à família. E, sinceramente, sinto-me bem mais produtiva! Renegociei o crédito da casa e hoje só me faltam 7 anos para me livrar da dívida (e o prazo inicial eram de 45 anos… Jesus!). Passei a fazer uma alimentação mais saudável e sempre que posso consumo biológico. Introduzi na minha rotina diária gestos amigos do ambiente (sou mais ecológica, portanto). Procurei contribuir ainda mais para causas sociais (se bem que isso já eu praticava). Apesar de ainda ser meio-stressada, o uso de técnicas relaxantes, nomeadamente meditação, tornaram-me mais calma. Sinto igualmente que valorizo cada vez mais as pequenas coisas (por ex. tomar o pequeno-almoço enquanto vejo o nascer do sol… enche-me a alma!). Sou sem dúvida mais feliz, até porque todos os dias invisto algum tempo em estratégias para a felicidade.
 
Mas a par destas mudanças mais pessoais, comecei a preocupar-me com o meu papel neste mundo. Sinto que devo contribuir de alguma forma, para um mundo melhor. Passei a acreditar na força da acção individual, na melhoria da sociedade. Aliás, até fiquei fã da frase da Madre Teresa "O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor."
 
Claro que nem tudo é perfeito. Tenho tanto por onde melhorar... Mas a piada também reside na caminhada. Por isso, só vos posso agradecer. Obrigada por estarem aí, desse lado!
 
Foto: Mafalda S. - Na Nazaré

15 comentários:

  1. Ohhh Mafalda, nós é que temos a agradecer a pessoa que és!

    OBRIGADA!

    Continua o teu lindo percurso que eu cá estarei para te acompanhar e ser também eu mais feliz!

    ResponderEliminar
  2. é isso mesmo, quando se decide tornar-se o autor da tua história, as coisas melhoram mesmo.. :) força aí.. k tb tou no meu caminho e vou aprendendo imenso com as tuas dicas, para além dos imensos livros k ando a ler sobre o tema.. é sempre bom saber que as coisas vão resultando para os outros.. pq dá força para tb conseguirmos a nossa caminhada.. um bom resto de caminhada, que cá estarei para ver.. :)
    Sonia L.

    ResponderEliminar
  3. Caramba, que mudanças fantásticas. Também tenho um blog, mas só para mim, sem ser aberto ao público: é uma espécie de diário. Sinto-me muito bem a escrever e sinto que também estou a evoluir alguma coisa. Mas estou ainda no início.
    Obrigada pela tua disponibilidade, pelo trabalho que tens a pesquisar e a partilhar connosco. Já disse que adoro o teu blog? É muito inspirador! Cá estarei a acompanhar-te nesta caminhada.
    Beijos
    P.S. Só agora reparei que a foto é da Nazaré. Está fantástica!

    ResponderEliminar
  4. Aprecio muito as pessoas que programam o seu dia-a-dia e são capazes de o cumprir a 95% !
    Gostei de te ler, MAFALDA.
    Sempre que puder comentarei.


    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Perfeito, Mafalda, verdadeiramente inspirador!

    Obrigada pela generosidade e disponibilidade da tua partilha.

    Um abraço amigo do Porto.

    SAO

    ResponderEliminar
  6. Verdadeiramente inspirador o teu percurso. Quase que me dá vontade de criar o meu próprio blog. Mas, por enquanto prefiro vir ler o teu. Anima-me imenso. E acho-te muito genuína, porque também falas das tuas fraquezas e de como ergues a cabeça e segues em frente. Continua a escrever por muitos e bons anos que cá estarei para te seguir. E para quando um livro? Deixo a dica.
    Beijo grande :) Marisa Leonardo

    ResponderEliminar
  7. Só agora que li o comentário do Pedro MG é que vi que a foto é tua. Está linda. És tu na imagem ou foste tu que tiraste a foto?
    Beijo Marisa L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras tão simpáticas!

      Não faço a mínima ideia de quem é a senhora da foto, mas sim, fui eu que a tirei na Nazaré. Temos uma costa linda, essa é que é essa.

      Beijinho

      Eliminar
  8. acabei de seguir e to curtindo cada post....o blog ganhou mais um seguidor....vlw

    ResponderEliminar
  9. Concordo completamente contigo, sou muito mais feliz desde que tenho meu cantinho, parecendo que não este compromisso que temos, ajuda-nos e mostra-nos o meio onde estamos e o que podemos fazer para melhorar.
    Gosto muito de por aqui passar, apesar de nem sempre comentar.
    Beijinho e obrigada!

    ResponderEliminar
  10. Muito bom tudo que você escreve... As suas experiências, a forma leve de ver a vida e a vontade de partilhar com seus leitores.
    Obrigada.
    Nadja

    ResponderEliminar
  11. Mafalda agradeço a você pela riqueza de seus Post´s você é uma pessoa iluminada por Deus sua luz brilha no universo! Parabéns! Bjs!

    ResponderEliminar
  12. Mafalda, gostava de lhe dar os parabéns pelo blog que surgiu num dia em que estava em baixo. Das pesquisas aparecem sempre coisas muito diferentes. Eu diria que a maior parte nada tinha a ver com o que estava a sentir e que queria resolver. Passei de alguém que nunca seguiu um blog para ter o teu blog na barra de marcadores, pronto a clicar! Confesso que não tenho tido grande oportunidade para acompanhar diariamente as evoluções mas cá venho de vez em quando. Pode ser algo a melhorar! Penso que descobri na minha tenra experiência de vida que o que defendes é o que eu defendo. Mas ainda estou no início do caminho, diria até que há algumas coisas que tenho de deixar para poder caminhar. Mas pela primeira vez vi coisas que gostei, coisas que não gostei porque precisava de as "ouvir" de alguém (e assim posso ler e reler para ver como são verdade), coisas que já sabia mas nunca apliquei, coisas em que nunca tinha pensado, coisas com que não me identifico, coisas de que discordo até, etc!! A prova de que não caminho sozinha e de que tenho muito para crescer e para fortalecer a minha personalidade. Não há um momento para começar o caminho, mas posso dizer que as ideias começam a formar-se mais organizadas, com mais força e determinação. Vou começar um novo período da minha vida brevemente... nunca fui fã de recomeços porque saía sempre frustrada. Agora percebo que são importantes mas que temos de colocar as metas naquilo que somos capazes: nem muito acima, nem muito abaixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Eunice. O importante é que faças o teu caminho conscientemente, que assumas a responsabilidade pela tua vida e que as tuas escolhas tenham em conta aquilo que te fará mais feliz. Beijinho e boa sorte na tua caminhada :)

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails