quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

E você, ensina a bondade aos seus filhos?

Recordo-me desde bem cedo dos gestos bondosos da minha mãe. Dava esmola todos os Domingos, distribuía a roupa que eu já não usava por crianças carenciadas e, mais parecia um "Bombeiro", a ajudar os vizinhos/familiares mais velhos lá da rua. Nunca esqueci isso.
 
Talvez por influência dela, praticar actos generosos, é algo que me dá uma satisfação imensa. Talvez eu beneficie até mais, do que as pessoas que usufruem do meu gesto.
 
E ser bom, não tem a ver somente com ajuda monetária ou em géneros. Tem a ver com doação de tempo: uma conversa apoiante na hora certa, um sorriso, um toque...
 
A verdade é que as pessoas que gostam genuinamente de ajudar os outros, tendem a ser mais felizes. Num estudo com adolescentes, constatou-se que os mais altruístas eram três vezes mais felizes, do que aqueles que não tinham essa motivação.
 
Dado que a bondade (não confundir com a «caridade» feita por obrigação) está tão relacionada com a felicidade, os nossos filhos beneficiarão imenso, se os educarmos para serem mais bondosos.
 
Contudo, há dias lia um texto, desta vez da Dr.ª Christine Carter, que me deixou a pensar. Eis o que ela dizia: "Na minha opinião, a maioria dos pais espera que os seus filhos sejam bons, mas são poucos os que lhes ensinam deliberadamente a bondade de uma forma consciente. Em crianças e adolescentes, existem muitas provas de que as práticas parentais se associam consideravelmente à bondade das crianças, o que significa que podemos, na verdade, lançar as cartas de maneira a que os nossos filhos se tornem adultos bons e generosos".
 
É um tema a explorar...
 
E você, ensina a bondade aos seus filhos?
 
Foto: Jupiter images

7 comentários:

  1. Olá, Mafalda, estou tentando retornar, ler meus blogs preferidos, adorei o tema do post.
    Me lembrou meu avô materno, que plantava verduras, pescava, colocava no carro ia pra cidade para dar para os amigos, batia de casa em casa.
    Eu me preocupa muito em dar ex de bondade e generosidade pra Alice, acredito ser a melhor forma de aprende, por exemplos nosso,
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Sim. E hoje vou pô-lo à prova :)

    ( ele foi ve ro Peter Pan sim, adorou)

    ResponderEliminar
  3. Ensinar a ser bondoso não só em actos, como também nas palavras e na forma de tratar os outros.
    Caridade é bom, é bonito e ainda bem, que existe. Já S. Paulo dizia que a fé sem caridade nada seria, mas ser caridoso sem ser bondoso, é quase dar com uma mão para tirar com a outra. É aquela sensação de que nos estão a fazer um frete.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Tenho votado no seu blog que conheci recentemente e tenho gostado. Outro dia vendo esse vídeo que deixarei no final, lembrei de você nessa definição, não sei se você concordará,mas acho que vale a pena ver o longo vídeo, caso você já não o conheça:"Sucesso é conseguir o que você quer. Felicidade é querer o que você conseguiu". Vídeo:http://youtu.be/3sjHq_e-ZeA (O sucesso não ocorre por acaso). Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica do vídeo Wilma, parece ser bem interessante! Dei só uma espreitadela, com mais tempo, vou vê-lo com mais atenção. Realmente ainda não conhecia.

      Bjs

      Eliminar
  5. Mafalda, desde cedo assisto a actos de bondade na minha familia.
    Cá em casa os actos de bondade fazem parte do nosso dia a dia. Temos um ritual: todos os dias à noite anotamos e conversamos acerca do acto de bondade que praticamos (não precisa ser acto complicado e para todos verem, são actos simples que fazem toda a diferença). O meu filho já encara com toda a naturalidade que a bondade faz parte do nosso dia a dia.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Não podia concordar mais!

    Acho mesmo que tenho tendência para ajudar os outros por influência dos meus pais!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails