quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Os pais e a felicidade dos filhos

Em tempos li um texto do Dr. Paul Martin, que me deixou a pensar. Eis o que ele escreveu:
 
"Relativamente à felicidade das crianças, os pais são, por vezes hipócritas. Quando questionados, a maior parte concorda que quer para os filhos, acima de tudo, a felicidade. Porém, tal como com a sua própria felicidade, os pais nem sempre se comportam como se fossem realmente sinceros. As suas preocupações quotidianas concentram-se normalmente em questões tangíveis, como o desempenho escolar e as perspectivas de obterem um bom emprego. Poucos pais assumem a felicidade dos filhos como um objectivo explícito, e o sistema educativo não o faz, certamente: não existem, até ao momento, classificações nacionais de felicidade. Na vida real, a procura do sucesso demonstrável sobrepõe-se geralmente, à procura da felicidade."
 
Não é o único que fala assim. Também ouvi o Dr. Eduardo Sá num programa de rádio, o Dr. Phil na TV e leio um pouco aqui e ali.

É claro que é importante ajudarmos os nossos filhos a terem sucesso escolar, mas mais importante ainda é treinarmo-los para serem felizes.Que eu saiba, a nível mais formal, já houve uma escola portuguesa (privada), que incluiu uma disciplina de Educação para o Optimismo e Felicidade no seu currículo (não sei se a mantém), mas é caso raro.
 
É por isso que este ano quero investigar sobre este tema. Muitos pais não educam os filhos para a felicidade, porque não sabem como fazê-lo. Fazem o melhor que podem e sabem. No entanto, é preciso agir (apesar do cansaço do dia-a-dia e da desesperança que inunda o país). É preciso promover hábitos não só que incitem os nossos filhos a terem sucesso na escola, mas também a serem felizes na vida.
 
Um primeiro passo, é preocuparmo-nos com a nossa própria felicidade, pois pais felizes têm mais propensão para criar filhos felizes. Ao longo do ano, irei colocando aqui informação sobre este assunto, pois é um tema de suma importância (e as nossas crianças estão a precisar).
 

11 comentários:

  1. Este é um tema que me interessa muito. Em todos os livros sobre parentalidade (positiva) que tenho lido, está implícita a necessidade de os pais cultivarem a sua própria felicidade, como seres individuais e como casal, para poder transmiti-la aos filhos. Pais felizes criam filhos felizes, faz todo o sentido. Nesse contexto, acabei de adquirir este pacote de e-books que, entre outros, também aborda essa temática: http://bundleoftheweek.com/
    Fico a aguardar mais posts sobre este tema :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ora cá está um muito bom tema!!!

    Fico à espera de mais desenvolvimentos aqui no blog... e vou pesquisar mais sobre o assunto também!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Um assunto que me interessa e muito.
    É verdade que quem não sabe ser feliz não sabe educar para a felicidade e que o povo português tem sempre este "fado" associado.
    Vou seguir estes posts com muitíssimo interesse mesmo que não os comente, é verdade. Sei bem a importância do feedback em relação à pesquisa, mas nem sempre consigo comentar.
    Entretanto aproveitar para votar.
    beijos e boa pesquisa.
    Nany

    ResponderEliminar
  4. pois a educação é muito importante para uma criança, mas acho que nenhuma criança terá sucesso no futuro se não for feliz e não tiver amor, acho que está tudo ligado :)

    ResponderEliminar
  5. Como mãe acho este tema muito pertinente! E certamente vou acompanhar o seu desenvolvimento neste cantinho.

    ResponderEliminar
  6. concordo! chega de sermos pessoas tristes e enfadonhas! :)
    Também acompanharei os desenvolvimentos ao longo do ano!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda
    Para mim é um tema muito interessante e eu quero aprender tudo sobre o assunto,confesso que eu estou a aprender como ser mais feliz e tenho muita mas muita dificuldade em transmitir isso a minha filhota.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente!
    Eu sinto que quando estou feliz a atmosfera cá por casa está muito melhor e gosto de fomentar a felicidade com a pequenota!

    Outra coisa que também tento educá-la é a respeitar o próximo e a ajudar, e, modéstia à parte, acho que está a correr muito bem porque ela gosta imenso de partilhar e dar!
    Continua a partilhar connosco as tuas ideias de Felicidade!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails