quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O nosso papel na sociedade

Há dias conduzia o meu carro, quando reparei na quantidade de lixo que entupia as valetas da velha aldeia: desde latas, garrafas, sacos e sabe-se lá mais o quê.

Sempre que há anos de cheia, ouço as pessoas reclamarem que a Junta de Freguesia não quer saber, que não limpa as valetas, etc., etc.

Também há pouco tempo estive no Castelo da cidade. Foi tudo recuperado e está tudo com um aspecto bonito. 

Mas ao subir a Torre de Menagem, voltaram a aparecer as latas de bebidas pelo chão e... «arte rupestre» dos nossos dias, ou seja: desenhos do órgão sexual masculino e ainda fiquei a saber que "o João loves Ana" e por aí adiante.

O Jardim do Castelo também esteve sujeito a obras de reconstrução. Porquê? Porque numa noite alguém se lembrou de partir metros e metros de muro (devem ter sido umas 8 horas de trabalho "duro").

Também um dos monumentos lá inseridos tinha um vitral, que deve ter sido bonito em tempos. Hoje em dia, não resta um vidrinho para contar história.

A questão é: as entidades responsáveis têm obrigação de proceder às limpezas e reparações necessárias, para que as nossas comunidades tenham um aspecto bonito e acolhedor. Somos mais felizes em espaços belos e bem tratados! No entanto, temos igualmente de nos responsabilizar por essa beleza. Não podemos estar sempre à espera da acção dos outros.

A nós cabe-nos manter as ruas limpas, preservar os nossos monumentos e a Natureza que nos rodeia e, ensinar os mais jovens (com palavras e exemplos) a agirem da mesma forma. Pode pensar que atirar aquele papelito da janela do carro não faz muita diferença. Mas se todos resolverem fazer o mesmo? E que exemplo está a dar aos seus filhos se agir assim. Acredite, as crianças estão bem atentas.

Foto: bartb_pt

4 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo Mafalda.
    Não gosto de ver lixo no chão e meus filhos foram educados a fazerem como se faz em casa... o lixo é no caixote!

    Não gosto de ver ruas sujas e cheias de lixo e os responsáveis por isso somos nós e não a junta de freguesia.

    Lá está... um país, uma cidade, fazem-se também com as atitudes de quem nela mora.
    As nossas atitudes são muito importantes e em relação aos nossos filhos então!!!

    Eles observam-nos constantemente apesar de nós pensarmos que eles andam sempre distraídos a brincar :)

    Beijos
    Um bom dia para ti

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda,
    O ser humano é o único animal que é capaz de destruir seu próprio habitat.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente! Eu sou capaz de andar horas com um papel na mão até encontrar um caixote do lixo. As minhas filhas tambem são ensinadas nesse sentido - não se atira nada para o chão. Detesto ver as ruas sujas.

    Ainda me recordo de nos meus tempos de faculdade, estar na paragem de autocarro a comer um gelado. Quando terminei olhei em redor á procura de um caixote para colocar o pau. Um homem que estava a meu lado disse: " Atire aí para a sargeta" eu olhei para ele e disse: " Pois, é por isso que quando chove, fica tudo inundado, as sargetas estão cheias de lixo!" O homem nem abriu a boca e voltei costas e coloquei o pau no caixote. É tudo uma questão de atitude e de educação. As pessoas não atiram o lixo no chão das suas casas,certo? Então porque é que o fazem na rua?

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. O pior é que por vezes as crianças sabem o que devem e não devem fazer até porque ouvem falar na escola. Mas depois os próprios pais acabam por desmotivá-las e manter as coisas limpas fora de casa. As pessoas não têm noção de espaço público como sendo um espaço de todos com necessidade de ser agradável.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails