terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como ganhar mais tempo no seu dia-a-dia

Nos dias que correm, a nossa vida é uma autêntica correria (falo por mim!). Contudo, podemos adquirir alguns hábitos, que nos fazem ganhar tempo e que diminuem o nosso stress. Eis 56 sugestões

1. Pare de arranjar desculpas para adiar o que tem de fazer. Diga não à procrastinação e aja já.

2. Acorde mais cedo. Se acordar todos os dias 2 minutos mais cedo do que no dia anterior, no final do mês ganhará mais 1 hora por dia, sem que o seu corpo se ressinta. Claro que não convém deitar-se às tantas, durma o suficiente. 

3. Comece por verificar a sua lista de tarefas, e calendarize o seu dia. Deixe as tarefas complicadas para as horas mais produtivas. 

4. Marque 15 minutos no alarme do seu telemóvel e concentre toda a sua atenção na realização de dada tarefa. Após este período pode fazer uma pausa. Irá surpreender-se com a quantidade de tarefas que conseguirá concluir. 

5. Concentre-se em fazer uma tarefa de cada vez. 

6. Elimine a tralha da sua casa. Com isto pode reduzir, em média, 40% do trabalho doméstico.

7. Tenha um sítio certo para guardar cada objecto. Isso evitará que perca tempo à procura dos mesmos.

8. Guarde os objectos próximos do local onde os vai utilizar. 

9. Adquira organizadores lá para casa (cestinhos, frascos, organizadores de gavetas, etc.). Estes evitam que os seus objectos se misturem dentro dos móveis ou  prateleiras.

10. Faça uma ronda diária pela casa (de uns 15 a 30min), eliminando a tralha e arrumando o que está fora do sítio. 

11. Envolva todos os elementos da família na organização, incluindo as crianças. Se todos ajudarem nas tarefas chatas, sobra mais tempo para actividades de lazer em família. 

12. Não queira fazer tudo no trabalho, delegue tarefas. Contudo, para ficar descansado, de início perca algum tempo a explicar como se faz. É importante que sinta que delegou em alguém que está à altura da tarefa. 

13. Aprenda a dizer “Não!” quando necessário. Isto não significa que não deva ajudar os outros de vez em quando, mas não deve aceitar tarefas que vão além das suas capacidades. 

14. Evite os ladrões de tempo, ou seja, aqueles colegas que em vez de se concentrarem no trabalho, querem dar azo a bisbilhotices, reclamar de alguém ou falar de coisas que não acrescentam nada. Para além de o fazer perder tempo, conversas demasiado pessimistas roubam a sua energia, desmotivando-o e desconcentrando-o. 

15. Tente reduzir a quantidade de reuniões em que tem de participar.

16. Faça uma ordem de trabalhos para as suas reuniões, para não deixar nenhum assunto pendente. 

17. Evite distracções, como consultar o e-mail, ir ao facebook, ver TV… quando necessita de despachar uma tarefa. 

18. Bloqueie ou cancele a recepção de e-mails inúteis: publicidade e afins. 

19. Não perca demasiado tempo ao telefone. Pondere se todas as chamadas são necessárias, bem como a sua duração. 

20. Não dê o seu contacto telefónico a qualquer pessoa ou empresa. 

21. Se trabalhar fora, deixe clara a mensagem de que, fora do seu horário, só o devem incomodar em situação de emergência. 

22. Mantenha a sua mesa de trabalho limpa, organizando os papéis assim que chegam. Poderá deitar fora, de imediato, correspondência sem interesse (por exemplo publicidade) e organizar a restante por ordem de prioridade. 

23. Traga um saquinho no seu carro. Ao invés de entupir os compartimentos das portas com papéis, plásticos e afins, ter um saquinho à mão permitir-lhe-á eliminar o lixo logo no fim de cada viagem. 

24. Tenha uma agenda para anotar as suas tarefas e calcular o tempo que necessita para cada uma delas. 

25. Inclua na sua agenda, tempo para as actividades que lhe dão prazer (inclusive para estar consigo próprio). 

26. Traga sempre um bloco consigo, onde possa apontar boas ideias de organização do seu tempo. Estas podem surgir-lhe quando menos espera e, se não tiver onde escrever, é fácil esquecê-las.  

27. Anote todos os aniversários na sua agenda e tente comprar o maior número de presentes de uma só vez. 

28. Mantenha uma lista de contactos próximo do telefone e agende todos os números que utiliza no seu telemóvel. 

29. Planeie as épocas festivas antecipadamente.  

30. Evite compromissos que só faz por obrigação. 

 31. Elabore um orçamento. Mantenha um registo das suas entradas e saídas de dinheiro, de modo a saber a qualquer momento a situação das suas finanças. 

32. Logo que receba o seu vencimento, coloque 10% na sua poupança. 

33. Pague também nesta altura, todas as suas contas. 

34. Reduza o número de contas bancárias. 

35. Elabore uma ementa, de preferência mensal (para ter de ir menos vezes ao hipermercado). 

36. Tenha um modelo de lista de compras. Anote os produtos que vai precisar, ao longo do mês. Se necessário adicione algum ingrediente extra, previsto na sua ementa. 

37. Concentre-se em comprar o essencial. Dispense o que não é realmente necessário (mesmo que esteja em promoção). 

38. Tente comprar tudo no mesmo espaço comercial. 

39. Corte os legumes que dão para congelar (feijão-verde, cenoura, abóbora, etc.), evitando perder tempo a prepará-los no dia-a-dia. 

40. Guarde no congelador, em sacos separados, a quantidade de carne ou de peixe para uma refeição. 

41. Congele pão, evitando ir todos os dias à padaria. 

42. Lave a louça enquanto vai cozinhando. 

43. Lave de imediato, o que for preciso. A banheira, depois do banho; o lavatório depois de escovar os dentes; o lava-loiças depois de lavar a loiça… 

44. Não permita que haja roupa espalhada pela casa, peça a colaboração de toda a família. Roupa lavada deve ser guardada no armário, roupa suja deve seguir para o cesto respectivo na casa-de-banho. 

45. Na limpeza, concentre-se em limpar uma divisão de cada vez. Se quiser fazer tudo em simultâneo, dedique um dia inteiro para esse objectivo. Caso contrário, corre o risco de começar muita coisa e depois stressar por não conseguir acabar. 

46. Em cada semana, opte por limpar mais a fundo uma área específica da casa. 

47. No estendal, vá estendendo e colocando os pares de meias juntos. Como não é algo que se passe a ferro (digo eu!), poderá apanhá-las e dobrá-las de imediato, sem ter de andar à procura de meias perdidas. 

48. Ao passar a ferro, faça montinhos de roupas idênticas (camisolas em cima de camisolas, panos de cozinha em cima uns dos outros, etc.). Assim, perde menos tempo a arrumar. 

49. Doe as roupas que estão em condições, mas que sabe que não volta a vestir. 

50. Não saia de casa sem fazer a cama. 

51. Descalce os seus sapatos assim que chega a casa. Como podem ter sujidade própria da rua, evitará ter de andar sempre a limpar o chão. 

52. Tenha um chaveiro logo à entrada de casa, para não perder tempo à procura das suas chaves. 

53. Prepare de véspera as roupas que vai levar para o trabalho, a carteira, o almoço, etc.. Assim, na manhã seguinte, não necessita de andar a correr. 

54. Em cada Sexta-feira faça uma revisão das suas tarefas. Confira o que ficou pendente e faça um reajustamento na sua agenda. 

55. Tenha um método próprio de organização de tempo, simples e que se adeqúe às suas necessidades. Não adira a sistemas demasiado complicados, que ainda o fazem perder mais tempo. No meu caso, adopto algumas ideias do sistema GTD e do FlyLady. No entanto, faço só o que acho que se ajusta às minhas necessidades. De tempos a tempos, se necessário, faço alguns reajustamentos. 

56. Mantenha-se informado sobre dicas de gestão de tempo. Coisas aparentemente simples e, nas quais nunca pensou, poderão fazer a diferença na sua vida. Consulte a Net, leia livros ou revistas, ouça conselhos dos amigos(as)…

4 comentários:

  1. Sem dúvida dicas muito úteis.

    Eu já pratico algumas.

    Boas sugestões.

    Um dia feliz
    Bjs

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  2. Excelentes dicas e já sigo a maioria. A ultima que implementei é a de me levantar mais cedo! Custa um bocadinho ao principio mas sabe bem ter tempo antes de sair de casa para outras coisas que não sejam somente a correria para sair de casa!
    Beijinhos

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