quinta-feira, 25 de outubro de 2012

2 erros que cometi na organização da minha casa

A organização da minha casa foi em tempos uma fonte de stress. E porquê? Porque cometia 2 erros (que tenho de aprender a não repetir): 

1.º Querer fazer várias tarefas ao mesmo tempo 
Eu trabalho fora e o tempo escasseia, mas mesmo assim não era incomum tentar arrumar todas as gavetas do meu quarto, passar roupa a ferro, desfazer-me "lentamente" da tralha (porque tudo era escolhido minuciosamente)… quando dava por mim tinha a casa mais desarrumada que inicialmente.

A solução é concentrar-me numa só tarefa. Hoje arrumo uma gaveta, amanhã trato da roupa, etc. Assim consigo ir arrumando aos poucos, sem transformar a casa num campo de batalha.

2.º Querer alcançar os objectivos demasiado rápido 
Este erro vem na sequência do primeiro. Ok, querer transformar a minha casa num lugar mais organizado, deixava-me super-entusiasmada. Começava por organizar a mil à hora. Pois... mas, por razões óbvias não conseguia fazer as mudanças pretendidas num ou dois dias. E depois desanimava... estava dias sem fazer nada, porque não sabia por onde começar.

Hoje mudei de perspectiva. Vou fazendo um pouco a cada dia que passa. Pode não parecer muito, mas na verdade obtenho mais resultados do que antes.

Já lá diz o povo "devagar se vai ao longe". Sei que um dia terei o refúgio que pretendo cá em casa, mas entretanto vou-me divertindo com a jornada, com as pequenas mudanças do dia-a-dia.

7 comentários:

  1. Nesse aspecto somos parecidas!

    Eu quando começo algo lá em casa quero acabar o mais rápido possível.
    E depois fica tudo virado do avesso e acabo por desistir, perco animo.

    Mas agora tenho feito assim:devagar.
    Já tirei muita coisa lá de casa.
    Aos poucos vou sentido a grande diferença, apesar de achar que ainda falta muita coisa... mas eu chego lá.

    Bjs
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  2. por aqui era igual....tb queria fazer tanto que acabava sempre por nada fazer...hoje vou ao meu ritmo e ao ritmo dos meus filhos-primeiro faço o que tem de ser feito e deixar tudo apresentavel e depois se e quando sobra tempo agarro-me a uma coisa em especifico -sabado andava eu a arrumar roupa aproveitei para organizar uma prateleira do roupeiro e acabei por separar 6calças para dar que já nao servem e não estavam lá a fazer nada...grão a grão chegamos lá :)

    ResponderEliminar
  3. Podia ter sido eu a escrefer este post, mas sem a conclusão final.
    Já percebi que não posso fazer tudo ao mesmo tempo, mas ainda me julgo super mulher e vou tentando. Ainda não me mentalizei que não consigo mesmo.
    bjks

    ResponderEliminar
  4. Olá querida Mafalda!

    Acho que todas cometemos estes erros e não é só quando trabalhamos fora, verifiquei isso depois de estar em casa :)

    Na verdade com o passar dos anos vamos aprimorando a forma como realizamos o trabalho em casa e vamos descobrindo que "depressa e bem não há quem" (como diz o ditado) :D

    Beijinho grande e um resto de dia feliz, apesar da chuvinha que não cansa de cair.
    Patricia.

    ResponderEliminar
  5. Mafalda, amei! Este post foi mesmo mesmo o que eu precisava para me orientar. O perfecionismo joga contra mim. Quero fazer tudo no mesmo dia, mudar de vida da noite para o dia, estabelecer rotinas, mudar de hábitos, emagrecer, ...
    Por isso gostei muito deste teu desabafo, tão útil.
    Obrigada
    Maria

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails