terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mantenha-se focado, recorrendo a este mind map

Não deve ser só a mim que acontece...

Chego ao trabalho, tenho n e-mails por verificar, um pilha de papel por organizar. Entretanto, alguém me interrompe. De repente surge uma tarefa mais urgente e tenho de abandonar a primeira... Em casa tenho mais uma pilha de tarefas por realizar, uma data de livros que quero muito ler, pesquisa por fazer, e claro tenho de passar pela Net, brincar com a Letícia, ter tempo para o marido e... para mim mesma (ups! nem sempre há tempo!).

Para ser franca, nos últimos tempos até tenho conseguido gerir melhor os minutinhos do meu dia, recorrendo a este mind map. Encontrei-o traduzido em português no facebook, mas o original veio deste site.


A verdade é que temos de distinguir o essencial, do acessório, pois hoje em dia somos «bombardeados» com informação e com solicitações de todos os lados. Se conseguirmos manter a concentração nos nossos objectivos, teremos sem dúvida uma vida mais produtiva e relaxada. 

Acredito que seguir as instruções deste mind map nos dá uma ajudinha. Quer experimentar?

10 comentários:

  1. Eu já conheço este mind map há algum tempo e uso-o como fundo do ambiente de trabalho do computador (http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2012/05/o-foco-na-era-da-distracao.html) - mas a versão original em inglês! Esta em brasileiro parece um pouco estranha... Eles têm outro mind map de que também gosto muito: o procrastination buster (http://static.learningfundamentals.com.au/wp-content/uploads/Procrastination-buster.jpg)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheci primeiro a versão em português, e através dela conheci a original. Aliás existem outros mind maps fantásticos no site.

      Optei por colocar a versão portuguesa, porque no facebook, quando deixo mensagens em inglês, há pessoas que me escrevem a dizer que não percebem, pois não sabem ler inglês. Mas confesso que também prefiro a original.

      Beijo

      Eliminar
  2. Olá Mafalda
    Não conhecia esse mapa mas observando ele bem verifiquei que inconscientemente ando a tentar seguir essas instruções a algum tempo!

    De tal forma que até o blog tem estado meio abandonado!

    Gostei da tua dica
    Grata pela partilha

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Tenho a versão em inglês impressa a olhar para mim na secretária aqui na faculdade, para me lembrar sempre de me manter focado! =)

    ResponderEliminar
  4. Olá Mafalda:)

    A Formiguinha está voltando! Ainda não publiquei posts porque primeiro quero colocar os comentários em dia:)
    Tenho o mesmo problema que tu na questão do tempo, nem sempre há em abundância para fazer tudo. No trabalho as coisas correm mais ou menos bem em casa tento seguir uma espécie de mapa/lista com as tarefas mais importantes a fazer e estou a conseguir segui-la à risca. No final fico feliz por conseguir:)

    Beijinhos:):):)

    ResponderEliminar
  5. Muito bom amiga!
    Nos ajuda a organizar do dia.
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Já imprimi e está na minha secretária :)
    Muito obrigado pelo blog fantástico!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Mafalda,

    Descobri o livro the Charge euma das coisas sobre as quais fala é controlar o fluxo de "trabalho". Eu expando a tudo trabalho, vida particular, sonhos, etc.
    No dinheiro e valores http://dinheiroevalores.blogspot.pt/2012/08/energia-para-atingir-os-objectivos.html

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails