quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Decisão: redução de açúcar e felicidade

Sabiam que os alimentos que escolhemos ingerir também podem interferir com a nossa felicidade

A redução do consumo de açúcar, é um dos aspectos que reúne maior consenso entre especialistas. Como já referi, este "Afecta directamente o nosso estado de espírito, levando a uma subida brusca de açúcar no sangue, seguida por uma descida tão rápida, capaz de produzir sintomas de fraqueza, ansiedade, apatia e depressão".

Aparte disso, a sua redução e substituição por hidratos de carbono complexos, bem mais saudáveis, têm efeitos benéficos na nossa energia, prevenção do cancro (não está totalmente provado, mas existem fortes indícios neste sentido), aspecto da pele e saúde em geral.

Dado isto, tomei uma decisão. Quero iniciar uma alimentação mais saudável, pelo que resolvi começar pela redução do consumo de açúcar. Desde que regressei ao trabalho (na passada Segunda-feira) deixei de o consumir. Quero experimentar, para já, durante um mês. Vou permitir-me a não cumprir esta dieta, no máximo 1 dia por semana. 

Por enquanto estou no bom caminho... e asseguro que sou gulosa (ok... tive de comprar uns petiscos mais saudáveis para substituir os doces).

Pronto, já me comprometi em público... 

Foto: Stéphanie Kilgast

10 comentários:

  1. Eu sei que o açúcar, principalmente o branco deve ser evitado, mas desconhecia os efeitos que mencionaste.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi Mafalda,
    Acredito que tudo interfere em nossa felicidade. Nossas atitudes, nosso humor, nossos relacionamentos e certamente o que ingerimos também. Açúcar é mais uma questão de saúde e saúde comprometida, significa felicidade reduzida.

    Açúcar bom é o açúcar da frutas.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Mafalda, confesso que nas férias abusei um pouco nos doces mas agora estou a tentar recuperar com muita fruta, água e coisas mais saudáveis!

    Gostei do post :)

    Beijos
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  4. deve ser por isso que depois de começar a fazer dieta tornei-me uma pessoa muito feliz e ja la vai um ano e meio a fazer dieta...ehe aconselho a todos:)

    ResponderEliminar
  5. Olá, Mafalda! Adoro este blogue. Obrigada por todas as partilhas. Relativamente aos malefícios do açúcar refinado (e não só...), tomei consciência dos mesmos ao ler o artigo (bastante completo, a meu ver) "sugar blues" do sítio espanhol www.eldedoenlallaga.com. Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Olá Mafalda, já há muito tempo que só consumo açucar amarelo mas a ideia é deixar esse também de vez..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Nem todos os açucares são maus. Os que deves afastar são os maus que são os refinados. Tens os açucares bons que vem da fruta por exemplo. Esses não deves evitar. Eu não tenho por habito consumir açúcar mas quando consumo prefiro o açúcar moreno ou de cana que é maus saudável.
    Beijinhos e boa sorte!

    Uma coisa, encontrei um supermercado em Lisboa que só vende produtos ecológicos, não sei se conheces. Aqui tens o site: http://www.brio.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi justamente esse tipo de açúcar (refinado), que excluí. Continuo a comer fruta, cereais integrais e por aí (que são muito importantes). Excluí essencialmente doces e refrigerantes. Li um livro de um médico qualquer, que referia que um dos melhores substitutos do açúcar é o xarope de ácer. No entanto nunca o encontrei à venda.

      Já conhecia esses supermercados. Tenho imensa pena de na minha zona não existir nenhum. Resta-me aproveitar os produtos bio e eco dos hipermercados locais.

      Bjs

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails