quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como não desistir de um novo hábito

Este ano estava muito contente por conseguir manter o hábito de realizar exercício físico diariamente. No entanto, devido a uma série de doenças que foram acontecendo, acabei por interrompê-lo uma série de vezes. Mas uma coisa é certa, não quero mesmo desistir deste hábito.

Mas sejamos realistas, criar um novo hábito (fazer dieta, ler em vez de assistir televisão, caminhar 30 minutos todos os dias…) nem sempre é fácil. Podemos começar com todo o entusiasmo  e até cumpri-lo religiosamente, mas a vida pode interferir e acabar por interromper o nosso percurso.

Caso isso aconteça, como não desistir do objectivo? Como ter força de vontade para cumprir aquilo com que nos comprometemos?

Eis 15 sugestões para não desisitir de um novo hábito:

««»»

1 – Não se culpe – A vida irá certamente interferir com o seu novo hábito e, infelizmente, a maioria das pessoas acabam por desistir. Não é por isso vergonha ter deixado de lutar pelo seu objectivo. O mais importante é colocar as culpas de lado e voltar a agir para adquirir o hábito que pretende.

2 – Reescreva o seu objectivo – Se ainda não o fez, escreva o seu objectivo num local acessível para si. O mesmo deve ser:
a)     claro (ex.: começar a praticar exercício físico);
b)   fácil e concretizável (ex.: começar por fazer 5 min de exercício por dia – depois pode ir aumentando, mas 5 min é totalmente possível para si);
c)    localizado no espaço e no tempo (não escreva só o que vai fazer, agende uma hora e um local para o realizar);
d)   mensurável  (ex:  fazer 20 abdominais, andar 10 min na passadeira, etc. – o importante é que possa ser medido, para saber se atingiu o objectivo ou não).

3 – Encontre inspiração que o motive a continuar – Leia sobre alguém que conseguiu adquirir o hábito pretendido  - aprenda sobretudo como lidou com as adversidades. Tenha fotos inspiradoras por perto, que lhe recordem constantemente o seu objectivo.  Leia blogs de pessoas que tenham o mesmo objectivo que o seu. Ouça um CD de desenvolvimento pessoal… Em suma, pode encontrar inspiração em muitos lugares.

4 – Procure estratégias para lidar com o desânimo – Tente encontrar diferentes estratégias para lidar com o desânimo, pois umas resultarão melhor que outras. Poderá reajustar o plano para alcançar o seu objectivo, falar com um amigo optimista, ler sobre o assunto ou até utilizar uma estratégia de «distracção», ou seja, algo que o faça esquecer por momentos o assunto e que eleve o seu ânimo  (como ver um fime, passear um pouco, ouvir a sua música favorita, assistir a vídeos cómicos na Internet…).

Como já escrevi em tempos “(…) por norma, todos os vencedores já passaram por momentos de desânimo e por dificuldades. A grande diferença face aos perdedores, é que não desistiram”.

5 – Prepare-se face a obstáculos previsíveis – Faça uma lista dos obstáculos que já encontrou pelo caminho e de outros que possam ocorrer. Pesquise sobre o assunto e à frente de cada obstáculo registe detalhadamente possíveis soluções. Deste modo, quando um obstáculo surgir, já estará prevenido.

6 – Dê um passo atrás e recomece no próximo fim-de-semana – Consoante o tempo que deixou de cumprir o seu objectivo, recomece do início ou do ponto onde tinha ficado. No entanto, escolha reiniciar ao fim-de-semana. Algumas investigações indicam que se começar quando tem mais tempo disponível, há mais probabilidade de ser bem sucedido.

7 – Prepare o que for necessário para a tarefa que deseja concretizar – Se por exemplo o seu novo hábito for realizar uma caminhada matinal, deixe os ténis e o fato de treino preparados de véspera. Se desejar deixar de comer doces, coloque-os em locais mais inacessíveis. Se deseja ler mais, tenha um livro que aprecie na cabeceira da cama. Deste modo, o esforço para adquirir o novo hábito será menor.

8 – Mantenha um diário – Um diário onde regista os seus progressos é meio caminho andado para o sucesso. Registe de imediato após a realização da tarefa: a data, a hora, o que fez, a quantidade do que fez. Pode igualmente anotar as suas dificuldades, de modo a perceber onde o seu plano necessita de ser ajustado, ou a forma como as enfrentou (para a próxima já tem uma dica para superar dificuldades).

9 – Considere ter dias de descanso, face ao seu novo hábito – Isto não se aplica a todos os hábitos (ex.: para quem quer deixar de fumar, está fora de questão). Mas imagine que o seu novo hábito passa por comer comida mais saudável. Poderá fazer uma pausa, escolhendo um dia no mês para cometer alguns excessos. Claro que isto implica ser disciplinado e, no dia seguinte, voltar aos hábitos saudáveis.

10 – Rodeie-se de pessoas que o apoiem – É quase certo que em algumas alturas vai sentir vontade de desistir. Recorra a um familiar ou amigo positivo, que o conforte. Não tem ninguém por perto? Que tal desabafar num grupo de apoio, fórum online ou no seu blog (se o tiver). Acredite que aparecerá alguém a torcer por si e a apoiá-lo.

11 – Inspire outras pessoasParece incrível, mas na verdade ajudar os outros a superarem as suas dificuldades, poderá dar-lhe um entusiasmo extra para você próprio melhorar.

12 – Concentre-se no que a aquisição desse hábito, poderá trazer de positivo – Substitua pensamentos de desânimo, pelo que a aquisição desse novo hábito trará de bom. Quem sabe a melhoria da sua condição de saúde, da sua auto-estima, das suas relações, da sua situação económica…  Imagine como seria o seu futuro, se já tivesse adquirido esse hábito.


13 – Encontre novas fontes de motivação – Seja criativo quando se sentir desmotivado. Dê a si próprio uma recompensa quando alcançar bons resultados, informe quem lhe é próximo do seu objectivo (para sentir a pressão de não falhar perante os outros), mantenha um diário com os seus progressos (dica 8), leia mais sobre o assunto (dica 14), obtenha formação, inscreva-se num ginásio (se o objectivo for realizar mais exercício). Há imensa coisa que pode fazer, só não vale ficar de braços cruzados.

14 – Leia bastante sobre o assunto - Leia o máximo possível sobre o novo hábito a adquirir. Para além de encontrar estratégias de sucesso, ainda pode encontrar sugestões para enfrentar possíveis obstáculos. Contudo, procure informação credível, de especialistas no assunto. Acredite, a leitura pode ser uma das principais fontes de motivação para manter um novo hábito.

15 – Não desista!Falhar, toda a gente falha. Para além disso, é normal não estar sempre super-entusiasmado pelo esforço que um novo hábito requer.

Recomece e aprenda com os seus erros. Tente cumprir religiosamente o seu novo hábito até que o mesmo se torne natural, algo incutido na sua rotina (segundo os especialistas, este processo demora cerca de 21 dias). O sucesso depende unicamente de si, por isso não desista antes de sequer ter tentado. Boa sorte!

Foto: Lambert Wolterbeek Muller

8 comentários:

  1. Era mesmo o que eu estava a precisar! Obrigado Mafalda :)

    ResponderEliminar
  2. Ando a ver se ganho coragem para isso do exercicio fisico :P

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas. Como o exercício neste momento é algo mais difícil de concretizar, vou começar por ter um lanche mais saudável. Parece pouco? Mas para quem tenta emagrecer e chega ao lanche e estraga tudo é muito.
    Bjs

    PS: Como está a sua menina?

    ResponderEliminar
  4. Bem estou precisando mas a cirurgia que fiz ao joelho ainda não deixa.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas, querida Mafalda!!
    É tão difícil mudar ou manter novos hábitos...eu voltei para a academia de pois de mais de ano parada!! Adoro malhar, foi por falta de tempo mesmo...e um pouco de preguiça, claro, rsrsrsrs.

    Beijinhos!!♥

    ResponderEliminar
  6. Mente sã, corpo são, bom post, tens um miminho no meu blogue, beijinho

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas!!
    Eu mantenho um cotidiano semanal de exercícios em academias, aulas de dança e alongamento...fim de semana eu tiro férias de tudo e fico só com a meditação pois faz parte do meu dia a dia!!

    P.S:Como esta a fofinha??

    Tenha um Lindo Fim de Semana!!Bençãos Plenas!!

    ResponderEliminar
  8. Eu já comecei a fazer exercício todos os dias.
    Quero ver se não desisto!

    Vou caminhar, entre umas corridas pelo meio, 40 a 45 minutos por dia.
    Muito bom para quem não fazia nada! :)

    Estou a sentir-me cada vez melhor.
    Tenho lido mais também.

    Beijokas

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails