quarta-feira, 18 de abril de 2012

Aumente a sua energia #2

Um «Bom Dia!» para todas as pessoas especiais que por aqui passam. Cá estou eu, como prometido, para lhe dar as restantes dicas para aumentar a sua energia. Preparado? Aqui vamos…

17. Não saia de casa sem comer o pequeno-almoço – Após várias horas sem comer, é importantíssimo que se alimente. Esta refeição estimulará o seu metabolismo, sendo o passo mais importante para começar o dia com vitalidade.

18. Reduza o consumo de açúcar – Apesar do açúcar lhe proporcionar energia imediata, essa sensação passa muito rapidamente e o seu organismo acaba por lhe pedir mais comida, ou pior, mais doces (sim, porque estes são viciantes). Opte por consumir hidratos de carbono complexos e integrais, para uma energia mais duradoura… e saudável.

Já agora, alimentos com elevado índice glicémico a evitar incluem: pão branco, batata e alimentos ricos em açúcar (refrigerantes, alguns cereais de pequeno-almoço, bolos…);

Os alimentos que contêm hidratos de carbono complexos, pelos quais deve optar são: frutas, verduras, cereais e pão integral, frutos secos, massas, grão, feijão, etc.

19. Ingira pelo menos 3 refeições por dia – É preferível comer menores quantidades, mas mais vezes ao dia. Isto evita quedas repentinas de energia, bem como a necessidade de se empanturrar nas refeições principais (tornando-o mais sonolento e contribuindo para o aumento do seu peso).

Já agora, não se esqueça de ter horários regulares para comer. Isto ajuda a manter regulado o seu relógio biológico, e, consequentemente, a sentir-se menos cansado.

20. Ingira alimentos energéticos – Seja em refeições principais, ou em pequenos snacks, opte por alimentos ricos em:
a) hidratos de carbono complexos (ver ponto 18), que por levarem algum tempo a decompor-se, fornecem-lhe energia durante mais tempo. Existe inclusive um estudo da Universidade de Cardiff no país de Gales, que indica que ingerir cereais integrais ao pequeno-almoço reduz em 10% a sensação de fadiga.
b) proteínas magras, uma vez que estas dão uma sensação de saciedade por mais tempo. Estas incluem alimentos como peixe e outros frutos do mar, carnes brancas (galinha, peru…), carne de porco magra, etc.
c) vitaminas, tais como a vitamina C, D, e do complexo B [ B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B9 (ácido fólico)e B12 (cobalamina)].

21. Mantenha-se hidratado – Por vezes o cansaço é justamente um sintoma de desidratação, isto porque a consequente redução do volume do sangue, provoca uma sensação de fadiga. Se quiser saber a quantidade adequada para si, consulte este post (nota: confirmei esta fórmula, durante uma formação com uma nutricionista).

22. Limite o café e as bebidas energéticas – É certo que o café e as ditas bebidas podem dar-lhe um súbito aumento de energia, mas em excesso provocam justamente o efeito oposto.

23. Recorra à aromaterapia – Segundo algumas investigações, existem cheiros que têm um efeito energético, na medida em que impulsionam o estado de alerta. Experimente utilizar óleos essenciais, acender uma vela ou até experimentar um perfume (nota: o efeito deste último passa rápido) com os seguintes cheiros: gengibre, citrinos, canela, eucalipto, alecrim, pinho ou hortelã-pimenta.

24. Pare de fumar – A nicotina afecta o sono, pelo que se é fumador tem mais probabilidade de ter noites intranquilas que o deixam cansado e irritado. Em contraste, num estudo com ex-fumadores, estes relataram que após terem deixado definitivamente o tabaco, sentiram um aumento de 2 a 3 vezes mais energia.

25. Acabe com o nariz entupido – Se há coisa terrível para minar a energia de uma pessoa são os espirros constantes e o nariz entupido (eu que o diga, pois tenho rinite alérgica). Não necessita de viver nesse pesadelo, vá ao médico e siga estas dicas para controlar as suas alergias. Acredite, eu passei do Inferno ao Paraíso!

26. Seja mais optimista – A sua exaustão pode ter muito a ver com a forma como se sente emocionalmente. Dedique algum tempo a lidar com as suas emoções ou, caso seja necessário, peça ajuda.

Para já, aprenda a lidar com os seus problemas e tente olhar o lado positivo de cada situação (substituir um pensamento negativo por outro mais positivo, retirar uma lição de cada situação, imaginar o melhor futuro possível, inspirar-se em livros ou na vida de pessoas que passaram por adversidades…). Acredite que se encarar a sua vida com entusiasmo e optimismo, sentir-se-á com muito mais energia.

27. Evite os ladrões de energia – Sabe aquelas pessoas que reclamam de tudo, dizem mal de todos, falam constantemente dos seus problemas e de como este mundo está perdido? Aquelas pessoas que são tão chatas, bisbilhoteiras e/ou negativas, que parecem sugar a sua energia? No fundo podem ser boas pessoas, mas evite-as. Como as emoções são contagiosas, há a probabilidade de você acabar por se sentir desanimado e pessimista. As conversas com este tipo de pessoas irão dar-lhe a sensação de cansaço e de cabeça pesada. Evite-as mesmo.

28. Ocupe-se ou fale de uma actividade que o apaixona – Estas actividades tanto podem estar relacionadas com o seu propósito de vida, como com um hobby que o apaixona, ou um sonho que acalenta realizar. Normalmente falar ou ocupar-se dessa actividade, mesmo que por uns minutos, dar-lhe-á o entusiasmo necessário para sair dessa letargia.

29. Conclua uma tarefa da sua «to do list» – Quantas vezes não consegue deixar de pensar na quantidade de tarefas que tem por concluir? Esforce-se por concluir pelo menos uma, mesmo que seja a mais simples. Sentir-se-á mais leve e, provavelmente, a sua motivação para a conclusão de outras tarefas aumentará.

30. Cuide da sua aparência - Hoje faça um esforço adicional e melhore a sua aparência. Valorize o que tem de bom e disfarce aquilo com que se sente menos bem. O importante é que se sinta bem consigo mesmo, pois esta é uma forma subtil de aumentar a sua energia.

31. Tenha um sono reparador – Não há nada melhor para vencer o cansaço do que ter um sono reparador. Experimente as sugestões deste post, para consegui-lo. E lembre-se, que dormir mal consecutivamente, poderá ter consequências nefastas para a sua saúde.

31. Peça ajuda – Se trabalhar excessivamente, é normal sentir-se constantemente cansado. No trabalho, delegue o que lhe for possível e em casa partilhe as tarefas ou recorra à ajuda de um profissional.

32. Fuja à rotina / Mude de ambiente nos finais de semana ou faça umas mini-férias - Esta é uma das melhores soluções para reduzir o stress e revitalizar a sua energia. Se possível, escolha um destino calmo onde possa relaxar e entrar em contacto com a Natureza. Ah! E tente manter o telemóvel desligado, pois a ideia é mesmo fugir à rotina.

34. Peça uma avaliação médica – Se nada disto resultar, é importante que consulte um médico. As causas do seu cansaço podem estar relacionadas com problemas de saúde, nomeadamente hipotiroidismo, hipertensão, depressão, fibromialgia, anemia, problemas hormonais, etc. Só um exame adequado poderá despistar um possível problema e/ou adequar um tratamento à sua situação. Acredite que poderá melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida.

35. Dedique alguns minutos única e exclusivamente a si – Crie um ritual diário de cerca de 20 minutos, a praticar uma actividade relaxante que aprecie: leia um bom livro, ouça música calma, tome um banho de espuma, medite… O importante é descansar o corpo e o espírito. Acredite que estes minutinhos farão toda a diferença.

E é tudo. E você, usa algum truque para aumentar a sua energia?

11 comentários:

  1. Como sempre Mafaldas, as tuas dicas são tão uteis e acessíveis que me sinto mal se não as cumprir. Algumas delas já o faço, por exemplo, eu não fumo. A dica 17 e 18 estou a tentar disciplinar-me para elas, gostei da dica 27, tenho de tentar querer fazer tudo sozinha e seguir a dica31, preciso urgentemente da dica 32 e 35 e vou pensar seriamente na dica 34. Bj** e mais uma vez obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Gostei destas dicas, pois estou a tentar emagrecer e a melhorar em alguns aspetos, se bem que perfeição não existe. Todos nós temos defeitos e qualidades!!!
    Se não existissem defeitos, como o mundo seria belo!!!
    Se todos se esforçassem um pouco por melhorar, tudo poderia ser bem melhor, mas o certo é que sem críticas construtivas, não se aprende a melhorar.

    ResponderEliminar
  3. Muito bons conselhos:)
    Ultimamente tenho falhado o número 31 e as consequências não têm sido muito boas:(

    ResponderEliminar
  4. Olá Mafalda!

    Adoro as tuas dicas, encontro várias que já estão na minha rotina, mas também encontro outras tantas que são excelentes novidades.

    Beijinho grande.
    Patricia.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Mafalda,
    35 ótimas dicas. Acredito se conseguirmos realizar algumas durante o nosso dia-a-dia, já estaremos vivendo mais felizes.
    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  6. Adorei suas dicas!! MARAVILHOSOS TRUQUES!!

    Beijinhos Iluminados!!
    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar
  7. Querida Mafalda
    Tenho muitos Hábitos a mudar:)
    Beijinhos e obrigada por esta partilha...

    ResponderEliminar
  8. Sempre em cima do acontecimento.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Nariz entupido?! Sim sempre durante a noite acordo por causa disso muitas vezes:/

    ResponderEliminar
  10. Mafalda: é verdade que dizes em cima, eu tenho notado que desde que optei por comer cereais de manhã aguento muito mais, até mais tarde, sem ter fome.
    Quando comia, ou quando ainda como, pãozinho e café com leite bem docinho (eh eh eh) sinto fome muito mais rápido.

    Eu tenho um ladrão de energia aqui no meu emprego do qual é difícil para mim me livrar dele: o meu patrão!!!
    Fala mal de toda a gente, tudo está mal, isto está cada vez pior, e sinto realmente que chego a casa muitas vezes... esgotada!

    E eu também tenho renite e tenho crises... meus Deus, não desejo a ninguém!
    É horrível, não consigo me concentrar no trabalho sequer com as dores fortes de cabeça que me dá. Vou seguir alguns conselhos teus :)

    Grata pelas maravilhosas dicas.

    Beijokas

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails