quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Actividade especial da semana. Fará a diferença?

Na escolinha da Letícia há uma caixa de correio. Feita em papelão (mas parecidíssima com as originais), as crianças depositam nela cartas para os pais. Fazem um desenho bonito e pedem à educadora para lhes escrever uma mensagem.

A Sexta-feira é por isso um dia muito desejado. É nessa altura que as crianças trazem as cartas para oferecer aos pais.

Querem saber quais as mensagens da Letícia? Para além do habitual "gosto muito dos papás", ela diz: gosto de fazer piqueniques com os papás, gosto de fazer «sumo especial» com a mamã, gosto quando vamos ao «parque dos bebés»...

Comecei a reparar que ela nunca refere o gosto por este brinquedo ou por aquele. Em todas as cartas só fala das experiências que tem connosco, normalmente as que programo enquanto «actividade especial da semana». Estas actividades são planeadas e realizadas em família uma vez por semana. Já fiz tanta coisa... piqueniques fora e dentro de casa, sessões de cinema, o dia especial da Letícia, passeios a parques, caças ao tesouro, visitas a exposições...

Sinto que este momento especial faz a minha filha feliz: afinal não é só teoria, faz mesmo toda a diferença.

Foto: Google images - Autor não identificado.

13 comentários:

  1. Nós ontem fomos ver os combóios! foi o delirio total!

    Eles adoram estes pequenos mimos :)

    ResponderEliminar
  2. É msm verdade! Dai a minha "paranoia" de haver sempre programas com ele!

    E amo essa ideia da caixa de correio.

    ResponderEliminar
  3. Ideia genial da escola!
    Para as crianças o mais importante é o tempo
    que passamos com ela.
    Abraços! um lindo dia pra ti.

    ResponderEliminar
  4. Uma Boa ideia. Acho que a professora do meu menino ia gostar desta ideia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É verdade, é interessante ver que o que fica são essas relações humanas e que tantas vezes são menosprezadas em detrimento dos objetos materiais! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Mafalda, bom dia!
    Adorei essa ideia da caixa do correio utilizada na história da sua filhotinha.
    A atividade especial da semana faz mesmo diferença e a prova está nas mensagens que a Letícia deixou nas cartas. O que ela recorda são os momentos passados com os pais, as atividades que faz com eles. É isso que a marca e é isso que vai fazer com que ela cresça com bons valores e é isso que ela vai recordar um dia mais tarde e provavelmente repetir com os filhotes dela. Não são as coisas materiais que nos dão a felicidade. O brinquedo traz alegria no primeiro momento que o vemos porque é novidade e passado pouco tempo fica guardado num canto e até nos esquecemos dele ou a marca ou a cor, etc. Mas essas atividades que envolvem a parte emocional e que são feitas com tanto amor e carinho, essas sim são as verdadeiras, as preciosas, as que fazem tudo valer a pena.
    Um beijinho e um excelente dia. Apesar de nos queixarmos com o frio, aproveitemos o solinho que nos dá tanta alegria e nos ajuda no bom humor.
    Cristina

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Mafalda!!
    Em primeiro lugar: Parabéns pelo POST!!!

    Sou Madrasta e sempre comentei com meu marido que as filhas dele não lembrariam os brinquedos que daríamos a elas, mas sim a qualidade do tempo, amor, carinho e atenção!!!

    E, não posso esquecer: obrigada pelas visitas ao BLOG, preciso mesmo hoje de muito ânimo para por a casa e a vida em ordem - risos

    Bjins

    FLYRoBrasileira

    ResponderEliminar
  8. Que bela ideia, e sem dúvida que é bom saber que as experiências se sobrepoem a tudo o resto, Parabéns por isso :)

    ResponderEliminar
  9. Olá novamente Mafalda,
    Deixei-lhe um selinho/desafio no meu blog:
    http://ocalordaaprendizagem1.blogspot.com

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Em primeiro lugar, parabéns à educadora da tua filha. Estas actividades são de valorizar. E é muito bom a tua filha valorizar o mais importante, a família. Só significa que o trabalho de casa está a ser feito.

    Infelizmente, muitas crianças valorizam aquilo que os pais lhe dão, nos momentos em que elas se sentem sós e carentes, tudo menos o amor. Depois dizem que as crianças e jovens não valorizam nada, nem as pessoas, nem o amor, só querem coisas materiais, não percebem que foi assim que as educaram: queres atenção, então toma lá isto e não me chateies.
    É por essa razão que sinto muito medo do futuro. Receio estar a educar os meus filhos para serem infelizes, pois certamente vão ter dificuldades em encontrar pessoas com interesses comuns aos seus.

    Beijinho, Mafalda :)

    ResponderEliminar
  11. Acho que a escola actualmente não tem nada que ver com a de antigamente. Os professores preocupam-se mais, são mais dedicados. E digo o mesmo dos pais, participam mais nas actividades dos filhos. Esta é sem dúvida uma boa mudança.

    ResponderEliminar
  12. Olá! Defini hoje os meus objectivos de Fevereiro, e o familiar é precisamente "nstituir 1 dia/semana de divertimento familiar". Este teu post dá-me bastantes ideias, obrigada!!!
    Janica

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails