terça-feira, 31 de maio de 2011

TESTE do Dr. Phil: Como está a saúde da sua relação?

Quem tem problemas no casamento (felizmente não é o meu caso) sabe que este pode ser um grande factor de stress e de infelicidade na sua vida. Lembrei-me então de um velho livro do Dr. Phil McGraw, o “Relationship Rescue” que aborda este assunto e aponta uma série de soluções para que os relacionamentos resultem (mesmo os mais problemáticos).

Deixo-lhe aqui uma adaptação do teste do Dr. Phil para saber como está a saúde da sua relação. É um pouco extenso, mas não deixe de o fazer.

««»»

Responda "Verdadeiro" ou "Falso" às seguintes questões:

1 – Estou satisfeito(a) com a minha vida sexual.
2 – O(a) meu(minha) parceiro(a) não me ouve verdadeiramente.
3 – Confio no(a) meu(minha) parceiro(a).
4 – Sinto-me chateado(a) e em baixo.
5 – Tenho esperança no nosso futuro.
6 – Não é fácil partilhar os meus sentimentos.
7 – O(a) meu(minha) parceiro(a)diz-me frequentemente “eu amo-te”.
8 – Por vezes sinto raiva.
9 – Sinto-me apreciado(a).
10 – Ando descontrolado(a).
11 – O(a) meu(minha) parceiro(a)está lá para mim, nos momentos difíceis.
12 – O(a) meu(minha) parceiro(a)é áspero(a) nas críticas que faz.
13 – O(a) meu(minha) parceiro(a) compreende-me.
14 – Receio que o(a) meu(minha) parceiro(a) esteja entediado(a) com a nossa relação.
15 – O(a) meu(minha) parceiro(a) não gosta de partilhar o que lhe vai na alma.
16 – Imagino-me divorciado(a).
17 – A minha relação é aquilo com que sempre sonhei.
18 – Eu sei que estou certo(a).
19 – O(a) meu(minha) parceiro(a) trata-me com dignidade e respeito.
20 – O(a) meu(minha) parceiro(a) é alguém que só pensa em receber.
21 – Fazemos, frequentemente, coisas divertidas juntos.
22 – Por vezes só me apetece magoar o(a) meu(minha) parceiro(a).
23 – Sinto-me amado(a).
24 – Prefiro mentir do que ter de lidar com um problema.
25 – Ainda mantemos a paixão acesa na nossa relação.
26 – Estou preso(a), sem escapatória.
27 – O meu parceiro(a) pensa que eu sou divertido(a).
28 – O nosso relacionamento começou a ficar entediante.
29 – Nós gostamos de fazer saídas sozinhos.
30 – O(a) meu(minha) parceiro(a)sente vergonha de mim.
31 – Confiamos um no outro para grandes negócios.
32 – Não somos mais nada do que colegas de quarto.
33 – Eu sei que o(a) meu(minha) parceiro(a) jamais me deixaria.
34 – Já não tenho orgulho do meu corpo.
35 – O(a) meu(minha) parceiro(a) respeita-me.
36 – O(a) meu(minha) parceiro(a) está a comparar-me constantemente com os(as) outros(as).
37 – O(a) meu(minha) parceiro(a) ainda sente desejo por mim.
38 – Nós apenas parecemos querer coisas diferentes.
39 – Eu tenho permissão para pensar por mim mesmo(a).
40 – Sinto-me sobrecarregado(a) pelo(a) meu(minha) parceiro(a).
41 – Sou honesto(a) com o(a) meu(minha) parceiro(a).
42 – As pessoas não fazem ideia de como a nossa relação é realmente.
43 – O(a) meu(minha) parceiro(a) está aberto a sugestões.
44 – O(a) meu(minha) parceiro(a) não deixa que eu me exprima.
45 – O(a) meu(minha) parceiro(a) é o meu principal suporte emocional.
46 – Sinto-me julgado(a) e rejeitado(a) pelo(a) meu(minha) parceiro(a).
47 – O(a) meu(minha) parceiro(a) preocupa-se se me vê chateado(a) ou triste.
48 – O(a) meu(minha) parceiro(a) trata-me como se eu fosse uma criança.
49 – O(a) meu(minha) parceiro(a) coloca a nossa relação acima de qualquer outra.
50 – Eu nunca estou satisfeito(a) com o(a) meu(minha) parceiro(a).
51 – O(a) meu(minha) parceiro(a) quer ouvir realmente aquilo que digo.
52 – Escolhi o(a) meu(minha) parceiro(a) pelas razões erradas.
53 – Eu olho em frente, para o tempo que vamos passar juntos.
54 – O(a) meu(minha) parceiro(a) acha que eu sou aborrecido(a) na cama.
55 – O(a) meu(minha) parceiro(a) tem sorte por me ter.
56 – O(a) meu(minha) parceiro(a) trata-me como um(a) empregado(a).
57 – Eu ganho uma boa parte das discussões.
58 – Eu invejo os relacionamentos dos meus amigos.
59 – O(a) meu(minha) parceiro(a) proteger-me-ia, caso fosse necessário.
60 – Desconfio do(a) meu(minha) parceiro(a).
61 – Sinto que o(a) meu(minha) parceiro(a) precisa de mim.
62 – O(a) meu(minha) parceiro(a) tem ciúmes de mim.

««»»

Ao contrário do que poderia pensar, nem todas as questões são contabilizadas, assim regresse ao teste e contabilize a pontuação do seguinte modo:

Número total de “Verdadeiros” nas questões com números pares - ___________
Número total de “Falsos” nas questões com números ímpares - _______________

RESULTADOS:
Igual ou superior a 33 pontos –
O seu relacionamento está em risco extremo de falhar. Certamente necessitam de apoio externo (fazer aconselhamento matrimonial, por exemplo), para salvarem a relação.

Entre 20 e 32 pontos – A sua relação tem problemas sérios e, provavelmente, poderá estar a viver um “divórcio emocional”. Neste caso, poderão igualmente necessitar de ajuda, para que a situação não se agrave.

Entre 12 e 19 pontos – A sua relação está na média (o que não é um resultado magnífico) e certamente necessita de algum trabalho para melhorá-la. Que tal dedicar um pouco do seu tempo a cuidar da sua relação? Pequenos gestos no dia-a-dia, podem fazer toda a diferença.

Igual ou inferior a 11 pontos – A sua relação está bem melhor do que a média das relações. De qualquer modo, há sempre aspectos em que pode melhorar. Não se esqueça de manter acesa a chama do vosso amor, com pequenos gestos no dia-a-dia.

Foto: Google images - Autor não identificado

11 comentários:

  1. Sou casada à 22 anos e não preciso de nenhum teste hehehe, sou feliz, amo e sou amada, temos os nossos altos e baixos mas tem sido nos momentos menos bons que ainda nos unimos mais..


    Beijinhos com amizade!!

    PS-tem sorteio no meu blog, queres participar??Espero que sim e boa sorte.

    ResponderEliminar
  2. Oi querida Mafalda,
    Muito interessante este teste. Para mim todas as relações entre pessoas são delicadas e devem ser nutridas e cuidadas como um jardim sempre. As vezes esquecemos de tirar as tiriricas _ aqueles matinhos que nascem faceiros sem que ninguem plante e sufocam as nossas plantinhas. Já notou como elas reaparecem rápido? Pois é, acredito que nas relações afetivas seja exatamente igual, não se pode descuidar!
    Beijinho e uma ótrima semana! :)

    ResponderEliminar
  3. O meu resultado é médio. Tenho de melhorar. Acho que é a rotina do dia-a-dia que por vezes nos leva a esquecer o principal. Vou tentar melhorar.

    ResponderEliminar
  4. A minha relação ficou tão doente, que morreu. Gostei do teste. (:
    E do blog, claro!

    Beijos minha linda,
    Débora.

    ResponderEliminar
  5. Mafalda. Muito bom esse teste. Fiquei satisfeita porque vi que eu e Roy estamos MUITO bem. Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Este post vem mesmo a calhar, como sempre…!

    Um beijo grande para vocês, em especial para a tua criança :)

    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  7. Deu um trabalhinho mas fiz o teste, o resultado confirmou o que já sabia, mas adoro fazer esses testes, estou muito bem no relcionamento, acho que até bem demais, melhor assim, nada como a maturidade. Bjs Eliane

    ResponderEliminar
  8. Interessante este teste!

    Eu por cá, também não me queixo :)
    Costumamos dizer que nunca acertaremos no euromilhões, sorte no amor, azar no jogo, hahahaha...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Árdua tarefa esta de ter relações felizes!! É de se sentirem agraciados aqueles que o conseguem! BJs

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails